Portugal no 7s Championship: o que esperar?

Francisco IsaacJunho 5, 20244min0

Portugal no 7s Championship: o que esperar?

Francisco IsaacJunho 5, 20244min0
O que poderemos esperar de Portugal no 7s Championship: 2024? Francisco Isaac analisa os convocados e adversários

O Men’s e Women’s 7s Championship 2024 começa já neste próximo fim-de-semana, com Lobos e Lobas a viajar até à bela cidade de Makarska para jogar a 1ª de duas etapas do circuito de 7s da Rugby Europe! Em 2023, o masculino garantiu um 5º lugar na competição, enquanto o feminino fechou em 10º e obteve a permanência nesta divisão, sendo que 2024, com os Jogos Olímpicos a entrarem em cena, algumas das principais selecções vão optar por rodar a equipa – o caso da França – enquanto outras necessitam desta competição para preparar as suas linhas para o torneio de repescagem olímpico.

MASCULINO

Na 1ª etapa na Croácia, Portugal ficou num grupo “acessível” para lutar pelos primeiros dois lugares, com França, Itália e Ucrânia a serem os adversários nesse grupo B. A França, que acabou de conquistar o SVNS Championship de Madrid, deverá estar presente sem as suas principais estrelas, uma vez que a sua presença nos Jogos Olímpicos está garantida – joga em casa -, não sendo necessário sobrecarregar Varian Pasquet, Paulin Riva, Rayan Rebbadj, Stephen Martin, Jordan Sepho ou, até, Antoine Dupont. Uma equipa de desenvolvimento deverá marcar presença, mas isto não significa boas notícias para os Lobos dos 7s, uma vez que uma parte destes atletas já jogaram nas World Series e possuem os argumentos mínimos para desafiar qualquer conjunto. A seguir, a Itália, um dos principais adversários da selecção portuguesa nas últimas duas temporadas e que está em crescimento nos 7s, podendo ser um problema caso não tenhamos a melhor convocatória possível. Por fim, a Ucrânia, conjunto que ganhou a promoção em 2023 e que mesmo se revelando inexperiente irá tentar provocar uma surpresa ou duas, sendo importante respeitar o adversários desde o primeiro minuto. Para a viagem a terras croatas, Frederico Sousa e Pedro Leal fizeram algumas trocas desde a última lista para a etapa da Alemanha das Challenger Series 2024: José Lima, João Vaz Antunes, Sebastião Stilwell, João Afra Rosa, Rodrigo Freudenthal, Guilherme Vasconcelos e Vasco Leite regressam aos convocados. Com Manuel Fati (um dos melhores nos últimos dois anos na selecção nacional de 7s), Frederico Couto, Fábio Conceição, Vasco Durão e Manuel Vareiro (terminou a temporada em alta), Portugal vai se apresentar no Championship com um conjunto de categoria e que poderá ser o suficiente para fechar nos 4 primeiros lugares. Lembrar que estão três lugares para as Series em aberto, com Alemanha e Geórgia a terem também estado presentes na competição em 2024, querendo repetir o feito em 2025.

O primeiro jogo está marcado para dia 7 de Junho às 12h44, seguindo-se a Ucrânia no mesmo dia com hora de início para 17h54 e no dia 8 de Junho às 13h06 ante a França.

FEMININO

Já no feminino, as Lobas terão uma fase-de-grupos complicada pela frente, com Itália, Polónia e Reino Unido pelo caminho. O objectivo principal deverá estar, novamente, em garantir a permanência na principal divisão do Women’s Championsh 7s series, e para isso basta fechar em 10º lugar. Reino Unido vai se apresentar com uma selecção com um misto de atletas que tem marcado presença nas World Series e com jogadoras que têm feito parte do projecto de desenvolvimento dos 7s. Contudo, como a presença Olímpica está já confirmada, poderemos ter algo mais “suave” na Croácia. A Polónia vem com tudo e esse tudo deverá ser suficiente para criar sérios problemas às comandadas de João Moura, com Natalia Pamieta e Julia Druzgala, Sylwia Witkowska, Marta Morus e Malgorzata Koldej já confirmadas para o torneio. As polacas têm o objectivo de garantir nova qualificação para as Challenger Series 2025. E, finalmente, a Itália selecção que Portugal derrotou por uma vez em 2023 e perdeu em dois outros jogos, ficando a ideia que está tudo em aberto para as atletas lusas. João Moura chamou tem à sua disposição treze atletas de classe para Makarska com destaques para Inês Spínola (temporada em grande em Espanha e pela selecção nacional de XV), Ana Fernandes, Mariana Santos (oferece sempre um show requintado em qualquer variante por onde passa), Adelina Costa, Beatriz Oliveira e António Martins.

No feminino, no dia 7 de Junho Portugal vai jogar frente ao Reino Unido (09h52) e Polónia (14h40), fechando com a Itália no dia seguinte às 09h30.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS