Os pré-convocados para o Mundial de Rugby 2023 de Portugal

Francisco IsaacJunho 5, 20234min0

Os pré-convocados para o Mundial de Rugby 2023 de Portugal

Francisco IsaacJunho 5, 20234min0
Patrice Lagisquet já divulgou os pré-convocados para o Mundial de Rugby 2023 de Portugal, e há duas novidades assinaladas por Francisco Isaac

Já está publicada a lista de 38 atletas que vão trabalhar para chegar ao Campeonato do Mundo de Rugby, com algumas novidades a merecerem atenção, isto numa lista em que a equipa técnica nacional liderada por Patrice Lagisquet manteve a confiança no “core” que garantiu a qualificação para a maior competição da modalidade.

E para não estarmos com rodeios, começamos logo pelas maiores novidades:

  • Francisco Bruno retorna aos convocados. Desde 2021 que o pilar do GD Direito não era chamado aos trabalhos da selecção nacional, mas depois de uma excelente temporada no Top10, acabou por ser incluído no grupo dos pilares que vão trabalhar para chegar ao Mundial;
  • Kévin Batista volta a ser incluído no grupo de trabalho, isto depois de já ter estado presente durante os treinos durante o Rugby Europe Championship 2023 (não somou qualquer minuto). O 2ª/3ª linha do Floirac tem assim nova oportunidade para jogar por Portugal, com a última vez a ter sido frente à Geórgia em 2020;
  • Joris Moura é a única estreia absoluta neste contingente dos “Lobos”, com o abertura/defesa do Valence-Romans a estar cada vez mais perto da sua primeira internacionalização. O atleta de 23 anos foi internacional sub-20 pela selecção francesa, e agora está disponível para jogar pelas Quinas. Realizou uma época estrondosa pelos campeões da Nationale, e vai estar no próximo ProD2.

Estas são as três principais novidades da convocatória, em termos de inclusão, lembrando que este grupo terá de emagrecer em 5 jogadores até finais de Agosto, altura em que Patrice Lagisquet terá de submeter a lista final.

Que atletas falham a convocatória, apesar de terem realizado uma boa época ou poderem ser boas soluções para Portugal? Bem, este é um tema delicado porque aqui não é o facto dos jogadores falharem, mas sim da equipa técnica saber bem quem é o seu grupo de trabalho, quem é que vêem como jogadores fundamentais, e qual a base de trabalho. Todos os jogadores chamados têm estado a trabalhar com os “Lobos” nos últimos quatro anos e fazem parte do núcleo duro, tendo passado por vários Rugby Europe Championship, internacionais de Verão ou Inverno, ou no World Rugby Qualifier. Não há grande espaço para divagações ou surpresas, e a chamada de Joris Moura tem a ver muito com a necessidade de existir um segundo abertura de qualidade que possa substituir Jerónimo Portela, em caso de necessidade.

É um grupo de qualidade e que demonstra o foco, mentalidade e projecto que têm vindo a ser trabalhados durante os últimos quatro/cinco anos, onde existe uma mescla de jogadores a actuar no campeonato nacional português com os internacionais, com a ProD2, Nationale e Top14 a serem as principais fontes de fomento dos atletas lusos.

A selecção nacional começa a trabalhar a partir de 26 Junho, e vai ser interessante perceber quem serão as escolhas finais, sabendo que pelo menos um pilar, dois segundas-linha, um terceira e um 3/4’s deverão sair na lista final. Nota importante para a convocatória de Raffaele Storti e Nuno Sousa Guedes, que estarão a 100% na altura do início dos treinos de preparado para o Campeonato do Mundo, sossegando os adeptos portugueses.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS