Men’s REC 2025: o que nos diz a convocatória dos Lobos?
Portugal está a dias de entrar no Men’s Rugby Europe Championship 2025, com Simon Mannix e a equipa técnica nacional a terem seleccionado 56 Lobos para os treinos que se iniciaram na semana passada, com algumas surpresas incluídas nesta primeira lista de convocados dos Lobos.
AVANÇADOS DE ALTO PESO
Na primeira-linha, Portugal sai reforçado com os pilares da Pro D2 Cody Thomas, Diogo Hasse Ferreira, Anthony Alves, Francisco Fernandes, para além dos locais David Costa, António Prim, Abel da Cunha, José Lavos, Márcio Pinheiro, entre outros. António dos Santos vem da Division de Honor. Com os já conhecidos Luka Begic e Pedro Vicente, Nuno Mascarenhas voltou a ser chamado ao serviço da selecção nacional, com Lucas da Silva a ser novamente convocado, apesar de se encontrar lesionado (falhou os últimos dois jogos do CA Brive por uma lesão no tornozelo). Junta-se também Pedro Santiago Lopes, talonador do GDS Cascais. Esta é talvez a melhor convocatória de Portugal no que concerne à primeira-linha, importante para fazer frente a uma Bélgica que vai contar com alguns reforços também da Pro D2 e Top 14.
Na 2ª linha Martim Bello, José Rebello de Andrade, António Rebello de Andrade, Guilherme Costa são alguns dos eleitos, para além de Sérgio Moreira que já se pode estrear por Portugal, depois de ter se juntado à secção de rugby do SL Benfica. Será interessante perceber se Sérgio Moreira poderá dar o salto logo para o quinze inicial, ou se os irmãos Andrade vão voltar a começar juntos num encontro pela selecção nacional.
Na 3ª linha registamos um regresso, com Rafael Simões do CF “Os Belenenses” Rugby, que volta a estar entre as opções dos Lobos, podendo ser uma peça-chave para o lugar de número-8. Com José Madeira e Nicolás Martins de pedra e cal no XV titular, Olivier Azam vai poder também contar com Vasco Baptista, Frederico Couto, Luís Ávides, José Monteiro, André Cunha e Diego Pinheiro.
Sendo que ainda não foi oficializado, Francisco Fernandes deverá falhar a primeira jornada do Men’s REC 2025 por via de uma lesão sofrida ao serviço do AS Béziers-Hérault. O pilar português confirmou que se irá despedir como jogador no final desta temporada, podendo ser estes os últimos jogos ao serviço dos Lobos.
É de crer que, caso não haja surpresas por forças externas, Portugal comece o próximo jogo com David Costa, Luka Begic, Cody Thomas/Diogo Hasse Ferreira, José R. de Andrade, Martim Bello, José Madeira, Nicolás Martins e Rafael Simões/João Granate, o que garante ao conjunto português uma unidade compacta e que possa dominar por completo a Bélgica.
With his retirement approaching, the Portugal star reflected on his career with @francisaac87 👨💻#SomosLobos | #ProD2 | #REC2025
Tap below for more ⬇️https://t.co/dCAcXCcfEv
— RugbyPass (@RugbyPass) January 22, 2025
3/4S DE ALTA CLASSE
Em relação aos 3/4s, Samuel Marques deverá liderar a partir da posição de formação, com Hugo Camacho, Enzo Lopes e António Campos a lutarem por um lugar como 2ª opção, sendo que Camacho, pelo que fez em 2024, mereça esse lugar. A grande dúvida está nos aberturas já que Hugo Aubry ainda não somou um minuto que seja pela equipa principal do AS Béziers-Hérault, o que pode permitir a Manuel Vareiro sonhar com a titularidade. O jovem do GD Direito tem realizado uma soberba temporada pela equipa de Monsanto e foi o MVP de Portugal na conquista do Men’s Rugby Europe Championship sub-20 em 2024. Joris Moura também está na luta pelo lugar de 10 e até pode vir a começar de início nestes jogos, mas mantemos a dúvida uma vez que tem jogado principalmente na posição de defesa ao serviço do Valence Romans.
Nos centros encontramos a principal questão… manter a dupla Tomás Appleton e José Lima? Ou abrir caminho para que Appleton faça dupla com Rodrigo Marta? O atleta de 24 anos tem dado show pelo Colomiers como segundo centro, podendo dar outro tónico aos Lobos, apesar de José Lima ter registado um 2024 bem positivo. Contudo, Marta oferece outra panóplia de recursos e está num momento de forma surreal, o que pode fornecer um tónico mais forte à seleçcão nacional.
No três-de-trás vamos ter uma luta acérrima com Raffaele Storti, Simão Bento, Vincent Pinto, Manuel Cardoso Pinto, Joris Moura, José Paiva dos Santos, Lucas Martins a serem os candidatos principais aos lugares de 11, 14 e 15. Sebastião Stilwell e Vasco Leite correm por fora e terão poucas chances de serem chamados, não pela qualidade, mas pelo facto que os outros nomes oferecem experiência e outro nível de preparação. É de acreditar que Storti e Bento sejam titulares, com a discussão a depois ficar entregue a Joris Moura, Manuel Cardoso Pinto, Lucas Martins ou Vincent Pinto. Caso Rodrigo Marta seja colocado na ponta direita, Simão Bento irá discutir pelo lugar no XV titular com os já atletas mencionados.
Nuno Sousa Guedes também está na lista, mas seria estranho o atleta do CDUP ser chamado a jogo quando ainda não efectuou qualquer encontro pelo clube nesta temporada. Com a qualificação para o Mundial em jogo, seria um risco extremamente alto de colocá-lo em campo, podendo se suceder o mesmo que na final do Men’s REC do ano passado, em que acabou por sair logo nos primeiros 10 minutos de jogo.
Como nos avançados, se nada de estranho se suceder, deveremos ter uns 3/4s de altíssimo nível com Samuel Marques, Hugo Aubry, Tomás Appleton e Rodrigo Marta, Raffaele Storti, Vincent Pinto e Simão Bento.
Posto isto, a verdade é que Portugal nunca teve uma convocatória tão rica em qualidade, ficando ao mesmo nível dos convocados para o Mundial masculino de 2023. É de esperar que o staff nacional não vá efectuar experiências em nenhum dos encontros, nem de patinar na ideia de que tem de colocar mais atletas de uma ‘cor’ do que outra, uma vez que está em jogo uma corrida para um Campeonato do Mundo. Simon Mannix tem nas suas mãos a hipótese de ficar na história como o 1º seleccionador nacional português a colocar os Lobos directamente do Mundial sem ter de recorrer a uma fase de repescagem.
Foto de Destaque de Luís Cabelo Fotografia.
A wild Rodrigo Marta appears
Marta used Agility… it's super effective
Marta used Raging Bull… it's super effective!
Insane stuff from the @ColomiersRugby wing! pic.twitter.com/8xPPq3j605
— Francisco Isaac (@francisaac87) January 26, 2025