O final da época do Touch Rugby: o que há ainda para jogar?

Lourenço MonteiroJunho 21, 20185min0
Está a terminar a época do Touch Rugby em Portugal, mas ainda há um Nacional para jogar! O que há para saber deste final da época do Touch Rugby?

Estamos em final da época 2017/2018 desta modalidade tão querida de todos aqueles que já a experimentaram. Antes do Balanço final da nossa época temos ainda de falar sobre o campeão do Circuito Sul, e esse dia tão bem passado, ou ainda fazer uma antevisão do ARCOS TOUCH (in Paradise).

Atenção a quem não Joga!!!!! Saiba o que é o TR e onde jogar!!!!

Para quem lê pela primeira vez sobre Touch Rugby, convém sempre lembrar a sua componente Social e inclusiva onde todos, homens e mulheres, mais velhos e mais novos com diferentes morfotipos, com ex-jogadores e ex-sedentários jogam e disfrutam de um jogo divertido, com os valores e princípios do Rugby, que dizem que se aproxima do running com bola ao estilo jogos sem fronteiras, e onde aliás,  em muitos países dá pelo nome de FIT Rugby – pela componente física imposta pelo próprio jogo.

E desengane-se quem pense que a multiplicidade de características das pessoas apresentadas em cima facilita o jogo, pois a variedade, apenas traz dificuldade na leitura do jogo adversário e aquilo que cada um poderá trazer à sua equipa dentro de campo.

Neste momento e se quiser praticar, são vários os Clubes/organizações:

– Madeira, Cascais, Tábua, Arcos, OPorto, Moitense (Anadia), Lousã, Agrária, CRUAL (Algarve), Técnico, CDUL, São Miguel, Belenenses, Benfica, Nova (Universidade) e com menor expressão: GDD, Agronomia e Colégio Pedro Arrupe.

Não faltam bons motivos para integrar um destes grupos e contactar-nos para que consigamos organizar um Workshop com alguns elementos do Clube mais próximo e algum técnico da Associação TouchRugby Portugal.

Tivemos também a FINAL DO CIRCUITO SUL!! E que grande dia!!!

Para grande parte da Comunidade do Rugby ao Sul a manhã já ia longa com o dia de encerramento da Época para os Jovens Candidatos a Lobinhos dos 6 – aos 14 a mostrarem em campo do Jamor como se divertem. Imediatamente ao Lado os seus IDOLOS – LOBOS – treinavam afincadamente para a preparação do Jogo da Selecção contra a Alemanha! É neste momento que começamos a ver algum movimento de Pais treinadores e outros transeuntes que se organizavam para rumar às Olaias, onde o Clube Rugby Técnico recebia todos os Clubes para esta etapa final do Circuito Sul.

Em 5 horas definimos mais um dia de Touch Rugby em cheio, que com jogos bem disputados e vividos por todos apuraram para a final o Técnico e o CDUL – acabando por vencer a equipa da casa (Técnico) que com a sua supremacia de atletas femininas inscritas e em campo define o Campeão SUL e confirma aquilo que tinha definido na etapa anterior no Algarve. Como não poderia deixar de ser os Clubes juntaram-se numa agradável 3ª parte com grande festa de Santo António e alguns refrescos para colmatar a desidratação e despedindo-se Competição da Zona Sul até à próxima época.

O Espírito do Touch (Foto: Arquivo pessoal)

CAMPEONATO NACIONAL termina este fim de semana! E como está? Favoritos??

Quem compete nesta prova?

Agrária (x2), Benfica, CDUL, CRAV, Lousã, Moitense, Porto, São Miguel, Técnico, (Nova, CRUAL e Belém*)equipas não irão a Arcos.

– 28 de ABRIL no INATEL tivemos o dia histórico para o Rugby Nacional com a 1ª etapa do 1ª Campeonato Nacional de Touch Rugby – Venceu a Agrária ao Belém e que num jogo muito disputado, que já sem o Rock que se ouvia durante a tarde da Buldogue Cup, parou atletas e amigos que faziam parte da festa, para admirar o nível de Rugby de ambas as equipas.

– 19 Maio – Na Escola Agrária de Coimbra, a organização desta etapa elevou estes Eventos a algo sem igual e desenvolveu mais um dia espetacular com muito bom ambiente e confrontou na final o Técnico e o Moitense – levando o prémio este último, GDM ElectroMoitense e viu-lhe também serem atribuídos os Prémios para o MVP Feminino (Daniela Andrade) e MVP Masculino (André Abrantes).

– 23Junho – Em Arcos de Valdevez – Quem se sagra vencedor? E quem no somatório de pontos ganhará a Competição?

ARCOS TOUCH já é uma prova internacionalmente reconhecida, e contará com a participação de Inglese, Franceses e Sul Africanos, e para nós é o culminar da época e a definição do primeiro campeão Nacional de TOUCH RUGBY de Portugal – Se não são motivos suficientes para visitar Arcos e a competitividade das 16 equipas presentes – aguçamos mais com dois argumentos: Beleza do Património Mundial da Unesco, e as Festas de São João!

Por tudo isto, pelas festas e o bom espírito, pelos Presidentes (internacionais) FIT e EFT, mas também FPR e ATRP, pelos estrangeiros presentes e pelo nosso árbitro Tiago Alves que apitou um Torneio Internacional na Alemanha onde poderá contar várias histórias, mas viu ser vencedor- Nova Zelândia que presenteou todos com um HAKA de fim de Torneio… e muitos outros motivos: Junte-se à festa e venha até ARCOS TOUCH (the Paradise).

Foto: CR São Miguel

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS