Os Free Agents mais cobiçados da NBA

Nuno CanossaJunho 30, 20236min0

Os Free Agents mais cobiçados da NBA

Nuno CanossaJunho 30, 20236min0
James Harden é um dos free agents mais cobiçados da NBA e Nuno Canossa explica quem são os restantes nomes "quentes" do mercado

Depois de um pré-draft bastante animado com as trocas de Bradley Beal para os Suns, Kristaps Porzingis para os Celtics ou Marcus Smart para os Grizzlies, o período de free agency da NBA promete ser tão ou mais animado, quer a nível de contratações, quer com possíveis novas trocas.

No entanto, quais são os maiores nomes disponíveis no mercado e quais os mais propícios a mudar de ares?

JAMES HARDEN

Possíveis destinos: Philadelphia 76ers, Houston Rockets

Na realidade, James Harden ainda nem aceitou, nem rejeitou a opção de renovar automaticamente o seu contrato por mais um ano com os Sixers, apesar da proximidade do início da free agency (1 de Julho). Assim, a possibilidade de voltar a formar parelha com Joel Embiid é uma hipótese bem real, seja no último ano do contrato atual ou num novo, possivelmente mais team-friendly.

No entanto, e ainda que tenham perdido força nos últimos dias, rumores colocam a séria possibilidade de regressar a uma casa em que foi tão feliz no topo das prioridades do barbas norte-americano. Contudo, os Houston Rockets parecem ter desviado as atenções para um leque de jogadores livres que serão abordados mais à frente.

KYRIE IRVING

Possíveis destinos: Dallas Mavericks, Phoenix Suns, Los Angeles Lakers

Até à poucas horas, o regresso de Kyrie a Dallas era dado como quase certo. Todavia, Chris Haynes, repórter não sei de onde, lançou uma notícia que coloca tudo em perspectiva: uma reunião entre Irving e Suns acontecerá no início da free agency.

Assim, o destino de Uncle Drew deverá ser conhecido dias depois do início do mercado de jogadores livres, com a particularidade de que um reencontro com Kevin Durant implicaria um gigantesco corte salarial por parte de Kyrie ou uma sign-and-trade com DeAndre Ayton na equação. E quem assina um contrato mínimo pelo Suns, também o fará por 12M com os Lakers de LeBron James e Anthony Davis, certo?

DRAYMOND GREEN

Possíveis destinos: Golden State Warriors, Sacramento Kings, Los Angeles Lakers, Detroit Pistons

Uma das saídas mais marcantes desta offseason seria a de Draymond Green, caso o 4x campeão decida colocar o ponto final no Big3 histórico dos Warriors.

Se assim for, Green deverá permanecer na Califórnia e, em princípio, sem ter de se preocupar com a chata tarefa de mudar de casa. Quer seja pelos Kings, e por um contrato na volta dos 30 milhões anuais, quer pelos 12M já mencionados que os Lakers têm para oferecer, Draymond terá como prioridade juntar-se a uma equipa que o permita continuar a ser competitivo.

É por isso que os rumores de uma possível ida para Detroit são menos sustentáveis, apesar das ligações emocionais ao estado de Michigan.

FRED VANVLEET

Possíveis Destinos: Toronto Raptors, Houston Rockets

De todos os jogadores já abordados, o base da franquia canadiana é o nome que mais longe estará de renovar com a atual equipa. A relação entre Raptors e Vanvleet aparenta ter atingido o seu prazo de validade, surgindo com força um pretendente do Oeste.

Se os Rockets tiverem mesmo desistido da reunião com Harden, Vanvleet deverá ser o base eleito para acelerar o processo de reconstrução dos texanos. Mas, ao que os rumores indicam, a equipa de Houston não se ficará por aí…

DILLON BROOKS

Possível destino: Houston Rockets

Depois do duro divórcio com os Memphis Grizzlies, é provável que Dillon Brooks encontre em Houston a sua nova casa. Com a contratação de Ime Udoka para comandar a equipa e as possíveis adições de Vanvleet e Brooks, dois jogadores que encaixarão que nem uma luva no sistema defensivo do antigo treinador dos Celtics, os Rockets seriam, das equipas mais jovens e com mais teto salarial, uma das principais vencedoras deste mercado.

Para além dos nomes mencionados, a free agency conta com uma vasta gama de talentos que, no entanto, parecem estar mais inclinados para a renovação com as atuais equipas. Khris Middleton e Brook Lopez deverão assinar novos contratos com os Bucks. Assim como Jeremi Grant com os Trail Blazers ou Russell Westbrook com os Clippers.

Obviamente, uma série de interessados poderão assinar com Harrison Barnes, caso os Kings consigam chegar a um acordo com Draymond Green. Para além do caso intrigante de Kuzma, sem que tenham sido revelada a identidade da maioria dos pretendentes, a comunicação entre Bruce Brown e Los Angeles Lakers que parecem próximos de um acordo.

A free agency inicia-se no próximo dia 1 de Julho e promete ser, como sempre, um dos pontos altos do verão da NBA.  


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS