New York Liberty: O grande campeão de 2024 da WNBA
As finais de 2024 da WNBA prometiam muito e entregaram tudo. New York Liberty e Minnesota Lynx protagonizaram uma das maiores finais da história da liga, sendo decidida no último jogo possível e na prorrogação. Depois dos dois times liderarem a WNBA na temporada regular, com New York terminando em 1° e Minnesota em 2°, e ainda se enfrentarem na final da Commissioner’s Cup, com vitória do Lynx, elas voltaram a se enfrentar e dessa vez na final da WNBA.
New York chegou a final pelo segundo ano consecutivo, após ter sido derrotado na final de 2023 para o Las Vegas Aces, em 4 jogos.
Jogo 1
As finais de 2024 da WNBA começaram com o jogo 1 tendo um roteiro de cinema. New York liderou o jogo inteiro e abriu grande vantagem, mas viu essa vantagem sumir nos últimos minutos do jogo e Courtney Williams, armadora do Lynx, acertou a bola de 3 e sofreu a falta nos últimos segundos do jogo, levando a virada do Lynx. Na sequência, Breanna Stewart sofreu a falta e teve 2 lances livres para dar a vitória para New York, porém errou o segundo e o jogo foi para a prorrogação. Na prorrogação o Lynx conseguiu vencer o New York, fora de casa e garantiu a 1ª vitória da série.
Jogo 2
No jogo dois, o New York Liberty precisava vencer de qualquer jeito para não deixar as chances de serem campeãs abaixarem. E foi isso que aconteceu, New York liderou o jogo todo e apesar do Minnesota Lynx se aproximar no final, o Liberty conseguiu fechar o jogo e levar a série empatada para Minnesota.
Jogo 3
O jogo três foi um dos jogos mais emocionantes da temporada. Minnesota abriu grande vantagem para o Liberty, parecia uma vitória garantida, mas o Liberty fez um final de 3° período e 4° período incríveis. Com menos de 10 segundos para acabar o jogo, as equipes estavam empatadas em 77×77, e Sabrina Ionescu achou um arremesso de muito longe de 3 pontos para dar a vitória ao Liberty nos últimos segundos de jogo.
New York virava a série e liderava por 2×1.
Jogo 4
O jogo que poderia dar o título ao New York, teve muito drama e tensão. O jogo 4 teve inúmeras trocas de liderança entre os times, foi equilibrado do começo ao fim e nenhum time liderou por mais de 6 pontos de diferença no jogo. Equilíbrio apesar da péssima noite em arremessos de Breanna Stewart e Sabrina Ionescu. Com as duas protagonistas jogando abaixo, as demais jogadoras tiveram que assumir o papel de pontuadoras, e Jonquel Jones fez uma partida fantástica. Porém, Napheesa Collier e Courtney Williams fizeram uma partida incrível e o jogo estava empatado até o último lance, quando Bridget Carleton sofreu a falta que deu ela a chance de colocar o Minnesota Lynx na frente. Carleton converteu os lances livres e o Minnesota venceu o jogo 4 da série.
Jogo 5
No último jogo, Minnesota começou bem melhor na partida, e chegou a abrir 12 pontos de diferença no 1° tempo do jogo. Novamente Sabrina Ionescu e Breanna Stewart estavam abaixo, com um aproveitamento baixíssimo nos arremessos. Porém, as coadjuvantes do Liberty apareceram, Leonie Fiebich, Nyara Sabally e Jonquel Jones. O Minnesota estava contando com grande atuação de Kayla McBride e Napheesa Collier, e o jogo seria decidido nos detalhes. Nos últimos minutos do jogo, New York liderava por 4 pontos de diferença, porém tomou uma corrida de 6×0 e ficou 2 pontos atrás faltando poucos segundos para o fim. No último lance do jogo, Breanna Stewart sofreu a falta que daria a chance de New York empatar o jogo e levar para a prorrogação, e ela o fez, converteu os dois lances livres e levou o jogo para o tempo extra. Na prorrogação o New York Liberty foi mais resiliente e conseguiu segurar a vitória, conquistando assim seu 1° título da WNBA em sua 6ª final.
A MVP das finais foi consagrada como a Jonquel Jones, que foi a jogadora do Liberty mais consistente durante a série, com médias de 18 pontos e 8 rebotes.
A temporada de 2024 da WNBA acabou com essa grande final e vamos passar pelos prêmios individuais:
MVP: A’ja Wilson (Las Vegas Aces)
Defensora do ano: Napheesa Collier (Minnesota Lynx)
Rookie do Ano: Caitlin Clark (Indiana Fever)
6ª Jogadora do Ano: Tiffany Hayes (Las Vegas Aces)
Treinadora do Ano: Cheryl Reeve (Minnesota Lynx)
Jogadora que mais Evoluiu: DiJonai Carrington (Connecticut Sun)
1° time ideal da liga: Breanna Stewart (New York Liberty), Napheesa Collier (Minnesota Lynx), A’ja Wilson (Las Vegas Aces), Alyssa Thomas (Connecticut Sun) e Caitlin Clark (Indiana Fever).
Caitlin Clark se tornou a primeira caloura desde Candace Parker em 2008 a conseguir estar no time ideal da liga.
2° time ideal: Sabrina Ionescu (New York Liberty), Kahleah Copper (Chicago Sky), Arike Ogunbowale (Dallas Wings), Jonquel Jones (New York Liberty) e Nneka Ogwumike (Seattle Storm).
A temporada de 2025 da WNBA ainda está distante, porém, o draft de expansão da nova franquia da WNBA acontecerá nas próximas semanas. O Golden State Valkyries poderá escolher 1 jogadora não protegida de cada uma das 12 franquias para seu time. As 12 franquias irão ter o poder de proteger 6 jogadoras do seu elenco. Além disso, teremos a ordem do draft de 2025 sorteada nos próximos dias, Los Angeles Sparks tem a maior probabilidade de conseguir a 1ª escolha, Dallas Wings, Washington Mystics e Chicago Sky também estão na disputa.
O basquete feminino não para! As ligas europeias já começaram e em novembro a liga universitária de basquete feminino também se inicia. Em janeiro, a nova liga 3×3 comandadas por Breanna Stewart e Napheesa Collier também se inicia e teremos muito basquete feminino para discutir!