[Bisca da Primeira Divisão Masculina] Clube Galitos de Aveiro

João BastosMarço 4, 20184min2

[Bisca da Primeira Divisão Masculina] Clube Galitos de Aveiro

João BastosMarço 4, 20184min2
Analisamos o naipe da equipa masculina do Clube Galitos de Aveiro para ir a jogo na 1ª divisão nos próximos dias 17 e 18 de Março em Coimbra

O Campeonato Nacional de Clubes da 1ª divisão realiza-se em Coimbra nos dias 17 e 18 de Março. O Fair Play faz a análise das 12 equipas masculinas e das 12 equipas femininas que disputarão o título de clubes mais importante da natação nacional


A equipa do Clube Galitos de Aveiro, treinada pelo técnico Élio Terrível, chega à primeira divisão depois de ter sido repescada da segunda, fruto do alargamento do escalão superior de 8 a 12 equipas.

Os Galitos tem mais argumentos para além do olímpico Diogo Carvalho. Fique a conhecer em pormenor o baralho da equipa aveirense:

Ás – Diogo Carvalho

Um ás de trunfo. O nadador com o maior currículo dos campeonatos e que este ano deverá concretizar algo inédito na primeira divisão: defrontar Alexis Santos nos 200 metros estilos. Ambos estarão à procura do mínimo para os Europeus (sobretudo) nessa prova. Se os 200 estilos deverá ser uma prova obrigatória para Diogo, as restantes três que pode nadar são uma incógnita. Seja a bruços ou mariposa, é uma questão de colmatar da melhor forma as lacunas da equipa dos Galitos.

Foto: Facebook Galitos Natação – Fotos

Rei – João Laranjeira

No estilo de costas não haverá lacunas, com certeza. Esse está entregue a João Laranjeira, um dos melhores costistas nacionais e que esta época até parece estar na sua melhor forma de sempre. Esta época já foi vice-campeão nacional absoluto dos 100 metros costas em piscina longa e em piscina longa é o segundo melhor do ano nos 50 metros, o terceiro nos 100 e também nos 200…depois de Diogo Carvalho, é o principal argumento dos Galitos.

Foto: Facebook Galitos Natação – Fotos

Valete – Duarte Jorge

Nadador júnior de primeiro ano e um grande talento nas provas de fundo. Especialista em longas distâncias, esta época já baixou dos 16 minutos aos 1500 em piscina curta. Em piscina longa ainda não se mostrou ao mesmo nível mas estará a apontar para a altura de todas as decisões, em Março. Para além das distâncias de 200, 400 e 1500 metros livres, pode ser útil nos 400 estilos.

Foto: FPN

Manilha – Nuno Pascoal

Há vários anos que é um nadador bastante influente na equipa dos Galitos. Seja a bruços ou estilos, classifica-se sempre nos lugares cimeiros, pelo menos na 2ª divisão. Na primeira divisão é mais difícil ser influente mas ainda assim Nuno tem qualidade para dar muitos pontos a ganhar à equipa aveirense.

Foto: Luís Filipe Nunes

Joker – Gonçalo Pereira

Há vários anos que é o nadador mais velho nos nacionais de clubes. Já participa nesta competição há mais de 20 anos. Esta época, prestes a completar 39 anos voltará a participar e ainda e sempre a um bom nível nas provas rápidas.

Foto: Facebook Galitos Natação – Fotos

Trunfos – Nuno Rainho, João Rainho, Afonso Klier e José Antunes

João (18 anos) e Nuno (16 anos) Rainho são dois nadadores juniores em acelerada evolução que tiveram uma participação discreta nos nacionais da época passada (Nuno nadou os 50 e 100 mariposa, João não nadou), mas que este ano vou ter um maior protagonismo. Afonso Klier, também júnior, deverá repartir as provas de bruços com Nuno Pascoal e José Pedro Antunes (mais um júnior) a formar dupla com João Laranjeira nas provas de costas.

Atenção ainda aos desempenhos de André Palhinha e Bernardo Gonçalves.

Prognóstico Fair Play

O Clube Galitos de Aveiro foi a última equipa repescada para nadar esta primeira edição da primeira divisão a doze equipas. Na bolsa das apostas parte como a equipa com a probabilidade mais baixa de se manter na divisão cimeira da natação portuguesa, mas tem fortes argumentos para lutar pela presença na 1ª.

E como vimos atrás, não se resumem a Diogo Carvalho.

Os nadadores mais jovens desempenharão um papel fundamental nesta equipa. Se os nadadores juniores conseguirem, nesta competição, completar mais uma etapa da sua evolução, a permanência dos Galitos de Aveiro é possível.

Nós acreditamos nisso e por isso antevemos o 9º lugar para a equipa aveirense.


2 comments

  • José Antunes

    Março 5, 2018 at 10:47 pm

    *José Antunes

    Reply

    • João Bastos

      Março 6, 2018 at 10:43 am

      Olá José, peço desculpa pelo rebaptismo. Está reposta a verdade dos factos 😀
      O João ainda terá de esperar mais uns aninhos para entrar nas contas do nacional de clubes eheh

      Cumprimentos,
      bons treinos e boa sorte!

      Reply

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter