MotoGP 2024: Bagnaia I, o Rei de Itália

Diogo SoaresJunho 2, 20245min0

MotoGP 2024: Bagnaia I, o Rei de Itália

Diogo SoaresJunho 2, 20245min0
Mais uma para "Pecco" Bagnaia, com Diogo Soares a fazer a análise ao que se passou em Mugello neste super MotoGP 2024

O título é o mesmo do ano passado. E a leitura deste artigo ajudará a perceber o porquê. Francesco Bagnaia é, simplesmente, imparável no Grande Prémio da casa.

Logo pela manhã de sábado, as motos saíram para a pista para mais uma qualificação. No Q1, Franco Morbidelli e Raul Fernández alcançaram o top-2 que dá acesso ao Q2. 1:44.726 foi o tempo do italiano. No Q2, em que Miguel Oliveira marcou presença de forma direta, Jorge Martin conquistou mais uma pole position com um tempo de 1:44.504. Pecco Bagnaia e Maverick Viñales completaram a primeira linha da grelha. Oliveira qualificou-se em 11º e foi a melhor qualificação do ano para o português

Ainda pela manhã, surgiu o anúncio que todos os fãs queriam. Pedro Acosta assinou com a equipa oficial da KTM para 2025. O contrato será multianual, o que comprometerá o piloto de 20 anos por algum tempo na construtora austríaca.

As duas Ducatis oficiais tiveram um arranque de sonho e ascenderam rapidamente aos dois primeiros lugares, Martín com um mau arranque mau perdeu dois lugares. Binder, com um excelente arranque, ascendeu ao quarto lugar.

Na curva dois, Martin ultrapassou Bastianini na curva 1. Foi também na curva dois que terminou a corrida, ao ver-se envolvido num incidente com Fabio Quartararo. O português tentou ultrapassar o francês, mas quando cada um tentava fechar o espaço ao outro, chocaram e caíram. Um infeliz incidente.

A corrida estava bastante entretida e na curva um da terceira volta, Bastianini tentou ultrapassar Martin, mas um toque entre ambos levou o italiano ao chão obrigando-o a abandonar. Na volta sete, Marc Marquez aproveitou o cone de ar da longuíssima reta de Mugello para ultrapassar Martín na curva 1, deixando o compatriota sem resposta.

Na volta seguinte, Jorge Martín voltou a comprovar o porquê de perder o campeonato em 2023. Numa altura em que não tinha condições para ganhar mais lugares, o piloto da Pramac entrou com demasiada velocidade na primeira curva e sofreu um low-side, que lhe custou a conquista de sete pontos. Pedro Acosta, ocupou o se lugar no terceiro lugar.

No final da sprint, Marquez tentou ameaçar a liderança de Bagnaia, mas o italiano, que até aí tinha sido bastante conservador no desgaste dos pneus, apertou o ritmo e não deu hipóteses ao octacampeão do mundo.

Pecco Bagnaia venceu a sprint, a primeira da temporada, seguido por Marc Márquez e Pedro Acosta.

No domingo, apesar do bom arranque de Jorge Martín, o mesmo não arrancou melhor que os dois foguetes da Ducati oficial. Bastianini tentou atacar o espanhol na curva um, mas o espanhol fechou mesmo a tempo de segurar a liderança. Mas por poucos metros, logo na curva dois, Pecco Bagnaia, que partira da quinta posição por uma penalização, surgiu no lado interior do 89, conquistando a sua liderança. Miguel Oliveira voltou a ter problemas no arranque, algo sintomático de todas as Aprilias, uma vez que todas perderam posições.

 

A corrida foi aquilo que se pode considerar como “morna”. Sem grandes ações, dentro daquilo que foi possível ver através da transmissão internacional – é sabido que algumas ultrapassagens e lutas ficaram sem serem vistas, nem em repetições, assim como as quedas de Joan Mir, Augusto Fernandez e Takaaki Nakagami. No entanto, durante toda a corrida vimos as perseguições entre o top-4.

Bagnaia controlava o ritmo na frente, não permitindo a aproximação de Martín, assim como Bastianini, pressionado por Márquez, não se aproximava do líder do campeonato. A ação na frente voltou na volta 18, com Marc Márquez a, finalmente, ultrapassar Bastianini para chegar ao pódio.

 

Mas o 23 da Ducati não se rendeu e devolveu a manobra ao 93 a duas voltas do fim, com uma ultrapassagem bastante “musculada”.

E, a duas voltas do fim, o espetáculo voltou. Martin tentou aproximar-se de Bagnaia, mas o líder da corrida respondeu e voltou a distanciar-se. É nesta altura, que, na última volta, “La Bestia” Bastianini, “acelerou como um bastardo” – palavras do próprio – e colou-se a Martín, para ultrapassá-lo na última curva, aproveitando a ligeira abertura que o espanhol lhe concedeu. Era a loucura em Itália, dois pilotos italianos, da mesma equipa italiana iam vencer o Grande Prémio da casa

Bagnaia venceu, conquistou a quarta vitória na temporada, a terceira consecutiva em Mugello e a 22ª no MotoGP. Bastianini completou a dobradinha da Ducati e Martín completou o pódio. Miguel Oliveira não foi além do 14º lugar.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

O próximo Grande Prémio realiza-se no fim de semana de 28 a 30 de junho, em Assen, Países Baixos.


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