MotoGP 2024: Bagnaia I, o Rei de Itália
O título é o mesmo do ano passado. E a leitura deste artigo ajudará a perceber o porquê. Francesco Bagnaia é, simplesmente, imparável no Grande Prémio da casa.
Logo pela manhã de sábado, as motos saíram para a pista para mais uma qualificação. No Q1, Franco Morbidelli e Raul Fernández alcançaram o top-2 que dá acesso ao Q2. 1:44.726 foi o tempo do italiano. No Q2, em que Miguel Oliveira marcou presença de forma direta, Jorge Martin conquistou mais uma pole position com um tempo de 1:44.504. Pecco Bagnaia e Maverick Viñales completaram a primeira linha da grelha. Oliveira qualificou-se em 11º e foi a melhor qualificação do ano para o português
🔥 @88jorgemartin takes a sweet 16th #MotoGP pole and with a new lap record! @PeccoBagnaia and Maverick will join him on the front row later today ⚔️#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/fS0CVdtxIr
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
Ainda pela manhã, surgiu o anúncio que todos os fãs queriam. Pedro Acosta assinou com a equipa oficial da KTM para 2025. O contrato será multianual, o que comprometerá o piloto de 20 anos por algum tempo na construtora austríaca.
🚨 A learner no more in 2025!@37_pedroacosta will return to Orange from 2025 and beyond as he joins the Red Bull KTM Factory Racing squad on a new multi-year deal. 🤝#KTM #ReadyToRace @MotoGP pic.twitter.com/IhXoURrTXC
— Red Bull KTM Factory Racing (@KTM_Racing) June 1, 2024
As duas Ducatis oficiais tiveram um arranque de sonho e ascenderam rapidamente aos dois primeiros lugares, Martín com um mau arranque mau perdeu dois lugares. Binder, com um excelente arranque, ascendeu ao quarto lugar.
🚦LIGHTS OUT in the #TissotSprint🚦
It's a @ducaticorse 1-2 into T1! 🔴#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/DplDmBW6WG
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
Na curva dois, Martin ultrapassou Bastianini na curva 1. Foi também na curva dois que terminou a corrida, ao ver-se envolvido num incidente com Fabio Quartararo. O português tentou ultrapassar o francês, mas quando cada um tentava fechar o espaço ao outro, chocaram e caíram. Um infeliz incidente.
A corrida estava bastante entretida e na curva um da terceira volta, Bastianini tentou ultrapassar Martin, mas um toque entre ambos levou o italiano ao chão obrigando-o a abandonar. Na volta sete, Marc Marquez aproveitou o cone de ar da longuíssima reta de Mugello para ultrapassar Martín na curva 1, deixando o compatriota sem resposta.
It's on for 2nd place 🔥@marcmarquez93 makes an unsuccessful first attempt on @88jorgemartin ⚔️#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/TvGeE4bv3o
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
Na volta seguinte, Jorge Martín voltou a comprovar o porquê de perder o campeonato em 2023. Numa altura em que não tinha condições para ganhar mais lugares, o piloto da Pramac entrou com demasiada velocidade na primeira curva e sofreu um low-side, que lhe custou a conquista de sete pontos. Pedro Acosta, ocupou o se lugar no terceiro lugar.
💥 @88jorgemartin HAS GONE DOWN!
4 laps to go ⌛#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/Pvkx1hQDiz
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
No final da sprint, Marquez tentou ameaçar a liderança de Bagnaia, mas o italiano, que até aí tinha sido bastante conservador no desgaste dos pneus, apertou o ritmo e não deu hipóteses ao octacampeão do mundo.
Pecco Bagnaia venceu a sprint, a primeira da temporada, seguido por Marc Márquez e Pedro Acosta.
Catch your breath after today's #TissotSprint if you can! 🥵@PeccoBagnaia takes the victory ahead of @marcmarquez93 and @37_pedroacosta as Championship leader @88jorgemartin crashes out 🏁#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/TfWYHt4auA
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 1, 2024
No domingo, apesar do bom arranque de Jorge Martín, o mesmo não arrancou melhor que os dois foguetes da Ducati oficial. Bastianini tentou atacar o espanhol na curva um, mas o espanhol fechou mesmo a tempo de segurar a liderança. Mas por poucos metros, logo na curva dois, Pecco Bagnaia, que partira da quinta posição por uma penalização, surgiu no lado interior do 89, conquistando a sua liderança. Miguel Oliveira voltou a ter problemas no arranque, algo sintomático de todas as Aprilias, uma vez que todas perderam posições.
🚦LIGHTS OUT in #MotoGP🚦@PeccoBagnaia on rocket mode! 🚀#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/eQQ5IeWeZG
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
A corrida foi aquilo que se pode considerar como “morna”. Sem grandes ações, dentro daquilo que foi possível ver através da transmissão internacional – é sabido que algumas ultrapassagens e lutas ficaram sem serem vistas, nem em repetições, assim como as quedas de Joan Mir, Augusto Fernandez e Takaaki Nakagami. No entanto, durante toda a corrida vimos as perseguições entre o top-4.
Bagnaia controlava o ritmo na frente, não permitindo a aproximação de Martín, assim como Bastianini, pressionado por Márquez, não se aproximava do líder do campeonato. A ação na frente voltou na volta 18, com Marc Márquez a, finalmente, ultrapassar Bastianini para chegar ao pódio.
Into third 🔄⚡@marcmarquez93's late charge begins as he makes it stick on @Bestia23 👊#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/EKIZRRgCan
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
Mas o 23 da Ducati não se rendeu e devolveu a manobra ao 93 a duas voltas do fim, com uma ultrapassagem bastante “musculada”.
The Beast bites back! ⚔️@Bestia23 is back into third ✅#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/BwRPtsTN9A
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
E, a duas voltas do fim, o espetáculo voltou. Martin tentou aproximar-se de Bagnaia, mas o líder da corrida respondeu e voltou a distanciar-se. É nesta altura, que, na última volta, “La Bestia” Bastianini, “acelerou como um bastardo” – palavras do próprio – e colou-se a Martín, para ultrapassá-lo na última curva, aproveitando a ligeira abertura que o espanhol lhe concedeu. Era a loucura em Itália, dois pilotos italianos, da mesma equipa italiana iam vencer o Grande Prémio da casa
THAT last-lap overtake from @Bestia23 🤯🤯🤯#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/O8Qt6qaV12
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
Bagnaia venceu, conquistou a quarta vitória na temporada, a terceira consecutiva em Mugello e a 22ª no MotoGP. Bastianini completou a dobradinha da Ducati e Martín completou o pódio. Miguel Oliveira não foi além do 14º lugar.
A perfect day for @ducaticorse with a special 1-2 on home turf! 🤩@88jorgemartin joins @PeccoBagnaia and @Bestia23 on the podium 🏁#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/1FxL3Fdxnx
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
Classificação do Campeonato de Pilotos:
GAME ON! 🌶️@PeccoBagnaia's gap to @88jorgemartin decreases to 18 points 📈#ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/VqlDIVKWzG
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 2, 2024
O próximo Grande Prémio realiza-se no fim de semana de 28 a 30 de junho, em Assen, Países Baixos.