GP do Japão: o coroar do pentacampeão!|
Moto3
Na categoria mais baixa o melhor dos treinos livres foi, o líder do campeonato, Jorge Martin, que conseguiu realizar o tempo mais baixo na terceira sessão.
Na qualificação, Gabriel Rodrigo quis fazer uma surpresa e conquistou a pole position, deixando John Mcphee a cerca de 7 centésimas e Marco Bezzecchi a mais de 1 décima.
Já na corrida iríamos assistir a uma luta acérrima pela vitória. Marco Bezzecchi, Jorge Martin, Lorenzo Dalla Porta e Darryn Binder foram os principais protagonistas desta disputa.
Bezzecchi liderou maior parte da corrida e acabou por vencê-la, Dalla Porta foi segundo e Darryn Binder acabou em terceiro, conquistando o seu primeiro pódio do mundial.
Com o infortúnio de Jorge Martin, que não conseguiu terminar, a disputa pelo título mundial ficou mais renhida. Marco Bezzechi está agora a apenas 1 ponto de Martin e é uma séria ameaça. Fabio di Giannantonio também não terminou a corrida e é terceiro a 29 pontos de Martin.
Moto2
Em moto2 a luta pelo título continua também bastante intensa, com Miguel Oliveira obrigado a fazer melhor que Francesco Bagnaia.
Nas sessões de treinos livres Bagnaia e Oliveira fizeram tempos muito semelhantes, com ligeira vantagem para o italiano. Mas quem fez o melhor tempo foi outro italiano, Fabio Quartararo, que deixou os adversários a cerca de 2 décimas do seu tempo.
Na qualificação Bagnaia puxou dos galões e conquistou mais uma pole position, com Quartararo a ser segundo e Iker Lecuona a fechar a primeira linha da grelha de partida. Miguel Oliveira só conseguiu fazer o 9º melhor tempo.
Na corrida Bagnaia e Quartararo protagonizaram a disputa pela vitória, com Quartararo a liderar e a “vencer” a mesma. Mas já depois da entrega das medalhas chegou a notícia de que Quartararo tinha sido desqualificado devido a pressão reduzida, relativamente ao que são as indicações dos fornecedores, nos pneus utilizados.
Dessa forma Bagnaia passou a ser o vencedor da etapa, com Lorenzo Baldassari a assumir o segundo lugar e Miguel Oliveira a fechar o pódio.
Nas contas do campeonato, Oliveira tem agora uma desvantagem de 37 pontos relativamente a Bagnaia e Brad Binder é terceiro a 112 pontos do líder.
MotoGP
Na classe rainha Dovizioso foi o melhor dos treinos livres, onde o objetivo da etapa era adiar a atribuição do título de campeão a Marc Marquez.
Na qualificação Dovizioso continuou exímio e conquistou a pole position, com Johann Zarco e Jack Miller a fecharem a primeira linha da grelha de partida, com Marquez a ser apenas sexto.
Na corrida Dovizioso continuava na busca pelo objectivo e dominou durante maior parte da corrida.
Já Marc Marquez limitou-se a fazer a sua corrida e a esperar pelo erro, erro esse que surgiu na 22ª volta e que foi prontamente aproveitada pelo líder do campeonato. Na última volta Dovizioso sofreu uma queda, mas não desistiu e acabou a corrida, ficando ainda assim fora dos pontos.
Com a vitória na corrida, Marquez sagrou-se campeão de MotoGP pela quinta vez, o seu sétimo título no mundial de velocidades, batendo assim alguns recordes.