MotoGP 2023: Zarco vence o Grande Prémio da Austrália

Diogo SoaresOutubro 22, 20236min0

MotoGP 2023: Zarco vence o Grande Prémio da Austrália

Diogo SoaresOutubro 22, 20236min0
Zarco vence o Grande Prémio da Austrália, com Jorge Martín a terminar mal e a deixar "Pecco" Bagnaia a ganhar distância no 1º lugar

Zarco venceu e Martín foi do céu ao inferno. Assim se resume este fim-de-semana de emoção que Phillip Island ofereceu. Bagnaia aumentou a diferença na frente. Quanto a Miguel Oliveira, o português teve mais um fim de semana difícil.

Na sexta-feira, depois dos treinos, foi anunciada uma alteração no plano do fim-de-semana. Por causa do mau tempo previsto para domingo, onde os ventos poderiam chegar aos 70km/h, o MotoGP decidiu realizar a corrida principal no sábado e a sprint no domingo, deixando no ar a dúvida se seria realizada.

Qualificação

Miguel Oliveira voltou a marcar presença na Q1, mas não conseguiu a qualificação para a Q2. O português apenas conseguiu fazer o 9º tempo da sessão, significando que saía da 19ª posição para ambas as corridas. Pecco Bagnaia fez o melhor tempo da sessão, marcando 1:28.160. Marc Marquez acompanhou o italiano para a Q2.

Jorge Martín conquistou mais uma “pole position”, a terceira da temporada, e marcou mais um recorde de tempo de volta, com 1:27.246. Binder ficou em segundo e Bagnaia fechou a primeira linha da grelha.

Corrida

Jorge Martín partiu para segurar a liderança, que ainda foi ameaçada por Brad Binder na curva 1. Martín de imediato distanciou-se dos demais adversários, aproveitando a vantagem do seu pneu macio na roda traseira, chegando mesmo a ter uma distância superior a 3 segundos

Nesta altura, a grande batalha acontecia pelo segundo lugar entre Binder, Bagnaia, DiGiannantonio e Zarco. Bagnaia “caiu” para quarto lugar após ultrapassagem do piloto da Gresini. Bagnaia parecia estar em imensas dificuldades na prova, sendo mesmo o piloto mais lento dos 5 da frente. Como estava em 4º, o piloto italiano estava a atrasar Zarco, que estava em 5º.

Mas o piloto da Ducati voltaria a recuperar a velocidade e trouxe o homem da Pramac à boleia de volta à luta pelos lugares de pódio.

A grande emoção da prova ficou guardada para as duas últimas voltas. A vantagem de Martín de mais de 3 segundos foi dissipada por causa do desgaste do pneu macio, provocando uma luta a 5 pela vitória. E na última volta, a magia de MotoGP aconteceu. Zarco, que já tinha subido à vice-liderança, partiu para a ultrapassagem sobre o companheiro de equipa. Na mesma curva, Bagnaia aproveitou para ultrapassar o rival pelo título. Numa curva, Martín perdia a liderança e ia parar a terceiro. Mas ainda não terminava o desastre para o espanhol da Pramac. DiGiannantonio e Binder ainda o ultrapassaram na última volta.  Ele que, em apenas uma volta, passava de uma desvantagem de 6 pontos para 27 no campeonato de pilotos.

Zarco confirmou a vitória, foi a primeira vitória do francês na categoria rainha do motociclismo. Bagnaia terminou em segundo e DiGiannantonio fechou o pódio, conquistando o primeiro pódio na carreira no MotoGP. Miguel Oliveira fez uma corrida discreta, mas conseguiu ascender e terminar em 13º lugar.

No domingo, a cerca de 30 minutos do início da sprint, as previsões de mau tempo confirmaram-se e a prova foi cancelada. Os ventos de cerca de 70km/h estiveram na base da decisão.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

Previsões para o próximo Grande Prémio:

O próximo Grande Prémio realiza-se já no próximo fim-de-semana, no Chang International Circuit, na Tailândia, e recebe o GP de MotoGP desde 2018 (de forma interrupta, uma vez que, por causa da pandemia da Covid-19, o circuito não recebeu o MotoGP em 2020 e 2021).

Quanto à performance, é natural a superioridade da Ducati. Também será natural vermos Jorge Martín mais rápido que Bagnaia, uma vez que o espanhol precisa de arriscar e o italiano pode apenas gerir. Segundo Miguel Oliveira, é esperado que a Aprilia venha a ter dificuldades, uma vez que o composto de pneus terá uma carcaça mais fina, provocando problemas às motos que mais sofrem com o desgaste.

A KTM será a segunda mota em rendimento, com Brad Binder a superiorizar-se a Miller. Quantos às construtoras japonesas, a Yamaha poderá ter um rendimento superior à Honda, mas há um que pode ajudar a Honda a ter um resultado individual melhor. Fator chamado “Marc Marquez”. Marquez tem feito milagres em cima daquela moto, algo que acaba por ofuscar as terríveis exibições de Joan Mir.


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