Fórmula 1 2023: Max Verstappen com recorde na Bélgica
Verstappen foi à sua segunda casa – ele que é detentor da nacionalidade belga por parte da mãe -, e em casa mandou. Já não há novas palavras que definam a época do piloto da Red Bull, que, mais tarde ou mais cedo, confirmará a conquista do tricampeonato.
Em fim de semana de sprint, a história começou antes mesmo dos carros entrarem em pista. A Red Bull procedeu a uma troca da caixa de velocidades do carro de Max Verstappen, a quinta da época, causando uma penalização de 5 lugares na grelha para o líder do campeonato. Penalização que apenas seria aplicada na corrida de domingo.
Durante o Treino Livre 1 foram confirmadas três saídas na Alpine. Otmar Szafnauer deixa o posto de ‘team principal’ logo após o GP da Bélgica. Bruno Feman, vice-presidente da Alpine Motorsport, ocupará o cargo interinamente. Também Alan Permane deixa o cargo de diretor desportivo.
Pat Fry abandona a equipa em novembro para se tornar ‘Chief Technical Officer’ da Wiiliams.
Qualificação
A Q1 começou com pista molhada, mas com o sol a aparecer. Perspetivava-se assim que as condições de pista evoluíssem favoravelmente.
Leclerc foi líder da sessão, marcando um tempo de 1:58.300. Pelo caminho ficaram Albon, Zhou, Sargeant, Ricciardo e Hulkenberg.
A Q2 começou ainda em condições de intermédios, no entanto, a cerca de 6:30 do final da sessão, os pilotos começaram a ‘calçar’ os pneus macios.
A pouco mais de 3 minutos do fim Ocon bateu na saída da curva 9 e hipotecou as chances de avançar para o Q3.
Piastri, surpreendentemente, fez o tempo mais rápido da sessão com 1:51.534. Foi o único a entrar na casa dos 51 segundos. Tsunoda, Gasly, Magnussen, Bottas e Ocon foram eliminados nesta sessão
A Q3 ocorreu em condições completamente secas. Max Verstappen conquistou a pole position arrasando a concorrência. O neerlandês cronometrou 1:46.168, menos 820 milésimos que Charles Leclerc, que ficou em segundo, e mais 877 milésimos que Pérez, que conquista terceiro. No entanto, Max parte de sexto e a partir da pole estará Charles Leclerc.
Sprint Shootout
O SQ1 começou com 35 minutos de atraso devido à chuva forte que assolava Spa. Quando iniciou, a sessão já estava ensolarada e com a pista a secar, no entanto, não era o suficiente para os pilotos apostarem nos ‘slicks’. Tsunoda, Bottas, Magnussen, Zhou e Hulkenberg foram eliminados, com o último piloto sem ter realizado um tempo sequer. Max Verstappen foi o mais rápido da sessão ao marcar 1:58.135.
No SQ2 os pilotos mantiveram os pneus intermédios, numa altura inicial. No entanto, Lance Stroll arriscou em ir de ‘slicks’ no final. A experiência não correu como desejado e o canadiano bateu nas barreiras da curva 9 a 29 segundos do fim, provocando bandeira vermelha e o fim da sessão.
Ricciardo, Albon, Sargeant, Stroll e Alonso foram eliminados, sendo que os últimos 4 não marcaram nenhum tempo. Max Verstappen voltou a ser líder da tabela de tempos, desta vez com um tempo de 1:55.200.
Chegada ao SQ3, e todos os pilotos saíram de pneus macios.
Max Verstappen conquistou a ‘pole position, com 1:49.056. Em segundo ficou Oscar Piastri, a apenas 11 milésimos do ‘pole-sitter’, e em terceiro Carlos Sainz a apenas 25 milésimos da ‘pole’.
Sprint
A ‘Sprint’ estava prevista ter início às 15h30, hora de Portugal Continental. Contudo, dados atrasos durante a ‘Shootout’, a hora de início passou para as 16h05. No entanto, uma chuvada forte por volta das 16h voltou a adiar a largada da prova.
O início deu-se às 16h35, com os pilotos a fazerem 5 voltas de formação atrás do Safety Car. Os pilotos saíram para a pista com pneus ‘wets’ e rapidamente perceberam que o pneu ideal seria o intermédio. A partida foi lançada e Verstappen deu início à corrida antes da curva Blanchimont. De imediato, 10 pilotos foram as boxes trocar os pneus: [nomes]. Na volta 2, os restantes 10 pilotos foram às boxes e Oscar Piastri ascendeu à liderança aproveitando a estratégia da McLaren.
Na volta 3, Fernando Alonso perdeu o carro na curva ‘Pouhon’, tendo ficado preso na gravilha e, consequentemente, causando o abandono da corrida e a entrada do SC. Era um mau dia para o piloto espanhol no dia em que celebrou o 42º aniversário.
O recomeço foi dado na volta 6 e Verstappen ultrapassou Piastri na saída da sequência de Eau Rouge/Raidillon.
Ainda na volta 6, Pérez e Hamilton tocaram-se em Les Combes, e o mexicano susteve danos no seu RB19, obrigando-o a abandonar a prova. Em consequência, Hamilton foi penalizado em 5 segundos pelo toque.
Max Verstappen venceu a sprint, Piastri em segundo e Gasly fechou o pódio.
Corrida
No arranque, Leclerc segurou a primeira posição. Na curva 1, Sainz “apertou” Piastri, provocando danos para ambos. Piastri furou o pneu e Sainz danificou a lateral do seu carro. O australiano acabou por abandonar a corrida.
Pouco depois, na reta ‘Kemmel’, Pérez subiu à liderança após ultrapassar Charles Leclerc.
Max Verstappen entrou nos lugares de pódio na volta 6, quando aproveitou o auxílio do DRS para ultrapassar Lewis Hamilton na travagem para a curva 7.
Os danos no carro de Sainz demonstraram-se desastrosos na volta 7, quando Logan Sargeant ultrapassou o espanhol ainda antes de Blachimont, despromovendo-o para fora da zona pontuável.
Na volta 9, Verstappen ultrapassou Leclerc e ascendeu à segunda posição. Mais uma vez, o líder do campeonato aproveitou o DRS para ultrapassar o monegasco na chegada a ‘Les Combes’.
Verstappen ascendeu à liderança na volta 17 ao ultrapassar Pérez ainda no início da reta ‘Kemmel’, abrindo, de forma instantânea, uma vantagem de mais de 1 segundo.
Na volta 18 começou a chover e aumentou a incerteza dos pilotos sobre qual seria a altura certa para entrar nas boxes e proceder à troca de composto dos pneus.
Sainz confirmava o abandono na volta 23. Foi o primeiro DNF do piloto 55 da Ferrari esta época. Na volta 26, a chuva foi embora e começou a abrir o sol. Contrariando as previsões de que a chuva seria algo intensa.
Na frente as diferenças estavam estabilizadas, mas no meio do pelotão, havia batalhas interessantes. Uma delas foi a batalha entre Gasly e Albon pela 11ª posição na volta 33. O francês arriscou e meteu-se lado-a-lado com o tailandês na curva 13. Os dois lutaram de forma agressiva, mas respeitosa, e na curva ‘Stavelot’, o piloto da Alpine confirmou a subida ao 11º posto.
Max Verstappen, sem surpresa, venceu. Checo Pérez ficou em 2º e confirmava a dobradinha da Red Bull, a quarta da temporada. A fechar o pódio ficou Charles Leclerc, o terceiro de 2023.
Classificação do Campeonato de Pilotos
A Fórmula 1 segue agora para a pausa de verão, sendo que o seu retorno está marcado para o fim-de-semana de 25 a 27 de agosto para o Grande Prémio dos Países Baixos, no circuito de Zandvoort