Futsal para todos os géneros e idades. Portugal cada vez mais forte na modalidade

Rafael RaimundoSetembro 30, 20184min0

Futsal para todos os géneros e idades. Portugal cada vez mais forte na modalidade

Rafael RaimundoSetembro 30, 20184min0
Portugal é cada vez mais um país do futsal. Do masculino ao feminino, dos mais velhos aos mais novos, o futsal tem-se mostrado uma modalidade que não olha a géneros nem idades.

Está marcado para o próximo dia 6 de outubro o início dos Jogos Olímpicos da Juventude. No escalão sub-19 feminino, o técnico nacional Luís Conceição já escolheu as representantes portuguesas.

A baliza ficará a cargo de Marta Costa e Jéssica Martins. Na posição de penúltimo defensor (fixo) Carina Luís é a grande responsável, sendo que, em jogo, todas as jogadores acabam por estar nessa posição.

As alas são as posições que contam com mais escolhidas. Beatriz Silva, Helena Nunes, Carolina Rocha, Marta Teixeira, Beatriz Sanheiro são as eleitas. Já a posição de pivô está representada por Telma Pereira. Fifó (universal) é a jogadora capaz de jogar em qualquer posição sem ter uma que lhe seja especialmente confiada.

A prova vai ter lugar em Buenos Aires, Argentina, e será disputada em 10 seleções divididas em dois grupos com cinco equipas cada. De cada grupo vão apurar-se para as meias finais da prova as duas melhores seleções.

Portugal conta no seu grupo com a selecção do Chile, da República Dominicana, dos Camarões e do Japão, com os jogos a serem realizadas por esta ordem:

Dia 7 – Chile (16 horas)

Dia 9 – República Dominicana (14 horas)

Dia 10 – Camarões (16 horas)

Dia 13 – Japão (14 horas)

A final da prova está marcada para dia 17 de outubro.

Que, no mínimo, só voltem nesse dia.

Liga SportZone tão previsível como surpreendente

Antes de escrever sobre aquilo que começa a ser algo previsível no campeonato português, nomeadamente a superioridade do Sporting e Benfica face às restantes equipas.

Fotografia: Facebook Braga AAUM

A grande surpresa até agora chama-se Braga AAUM. Em três jornadas já disputadas pela equipa do Minho, os comandados de Paulo Tavares apenas somam um ponto, resultante do empate a dois na jornada inaugural frente ao Rio Ave. Nos dois jogos seguintes, a equipa da cidade de Braga perdeu em casa por 3-1 frente ao Leões de Porto Salvo e foi perder por 5-4 ao terreno do Futsal Azemeis. Se nos últimos anos se tem assumido como terceira grande equipa a nível nacional, o que é certo é que este início de época não está a correr da melhor forma a nível de resultados.

Segue-se a receção ao recém-promovido Elétrico na próxima jornada. A equipa de Ponte de Sôr, embora só tenha conseguido obter um ponto, apresenta uma intensidade de jogo bastante interessante.

A equipa do Belenenses também conseguiu este sábado a primeira vitória no campeonato, ao bater em casa a equipa do Unidos Pinheirense por 5-1.

Quanto ao campeão e vice-campeão da época passada, as vitórias continuam a ser imagem de marca. A equipa do Benfica venceu o Eléctrico por 3-2, com o golo da vitória apontado por Rafael Henmi a surgir já enquanto a equipa jogava de 5×4 (a equipa de Ponte de Sôr eliminou uma vantagem de dois golos da equipa encarnada e foi a primeira equipa a conseguir marcar ao vice-campeão nacional). Nota de destaque para o ambiente que se fez sentir no pavilhão. A verdadeira intensidade do futsal fez-se sentir também nas bancadas.

A equipa do Sporting por sua vez recebeu e venceu por 4-1 a equipa do Módicus que, até à hora do jogo, tinha duas vitórias em dois jogos neste campeonato.

À data Bruno Coelho conta já com os mesmos cinco golos que Mário Freitas (AD Fundão), menos  dois do que o líder dos marcadores: Diego Cavinato do Sporting CP.

Futsal Champions League 18/19

Os representantes portugueses, Sporting e Benfica, jogam no próximo fim de semana a Ronda Principal da Champions League de futsal.

O campeão nacional Sporting tem no seu grupo as equipas do Lidselmash Lida (Bielorrússia), Kairat AFC (Cazaquistão) e do FC Feniks (Kosovo). Já o Benfica está no mesmo grupo que FP Halle-Gooik (Bélgica), Kremlin Bicêtre (França) e do vice-campeão espanhol Barcelona .

Desta fase vão apurar-se as três melhores classificadas de cada grupo para a Ronda de Elite, sendo que as equipas portuguesas têm fortes hipóteses de se qualificarem.

Confira os grupos:

Aqui ao lado

Por Espanha a equipa do português Ricardinho atravessa uma fase de menor fulgor. Em três jornadas já disputadas, o Inter Movistar somou apenas quatro pontos, fruto de uma vitória na jornada inaugural e do empate perante a equipa do Peñíscola RehabMedic nesta última.

Quem está bem e recomenda-se é a equipa do Barça Lassa, do Palma Futsal e do ElPozo Murcia. As três equipas estão com 100% de vitórias até à data.

Confira a classificação:

Fotografia: SIte LNFS

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter