Vettel começa o ano a ganhar!
Vettel começa o ano a vencer; Hamilton fica em 2º, sem culpa própria, Raikkonen em 3º faz duplo pódio para a Ferrari; bom andamento de Ricciardo e Red Bull; Alonso e McLaren com novo alento, em 2018.
A 1ª corrida do ano, o GP da Austrália, caiu para Sebastian Vettel, numa corrida que até estava a ser dominada por Hamilton.
Vettel até começou a corrida em 3º, atrás de Hamilton, que fez uma excelente qualificação, e do colega de equipa, Raikkonen. Hamilton arrancou bem e estava a liderar a corrida confortavelmente, mas foi batido por Vettel.
Vettel foi o último dos corredores da frente a parar e isso correu-lhe bem. O alemão teve a sorte de beneficiar de um safety car virtual e ter uma paragem “grátis” nas boxes. A partir daí Vettel conseguiu impor o seu ritmo e apesar do forte forcing de Hamilton, nunca foi ameaçado pelo britânico.
Hamilton teve de se resignar e ficar em 2º, apesar de ter sentido um enorme sabor amargo na boca por ter sentido que fez tudo bem e ainda assim não venceu. Por sua vez, não deve ficar tão desanimado, já que os Mercedes parecem beneficiar de uma enorme vantagem e andamento.
Raikkonen terminou em 3º, mas foi muito importante, já que parou cedo por pneus frescos. Essa paragem obrigou a Mercedes a reagir e a mandar parar Hamilton, o que seria determinante para Vettel para a vitória.
Com um bom andamento e desempenho encorajador, Ricciardo ficou em 4º lugar, com sentimento de que a Red Bull não vai andar muito longe.
Encorajador foi também o resultadod e Alonso e da McLaren. O espanhol terminou em 5º, conseguindo igualar o seu melhor resultado no seu regresso à McLaren, logo na primeira corrida da era McLaren–Renault.
Alonso também foi um dos beneficiados do safety car virtual, mas o destaque foi mesmo a capacidade, em anos anteriores inexistente, de lutar e defender posições em pista.
Alonso conseguiu defender a posição de um rápido, mas errático Verstappen, enquanto que Hulkenberg fizeram uma corrida sem incidentes até às últimas posições pontuáveis.
Destaque também para a estreia da proteção “halo” nos carros de F1, que apesar do seu inegável valor a nível de proteção simplesmente tornam os carros mais feios.
A F1 volta à carga no GP do Bahrain, onde se terá mais expectativas de ver a real ordem de andamento das equipas de 2018.