Max Verstappen domina em Itália, enquanto Ferrari e Leclerc desiludem
Max Verstappen venceu em Imola, na casa da Ferrari, numa corrida azarada para a Scuderia e de desilusão para Charles Leclerc. Num fim de semana que parecia que ia ser de mais domínio da Ferrari, foi o holandês que chegou à pole para a primeira sprint do ano. Foi um bom início de fim de semana para o neerlandês, mas para reentrar na luta pelo título, também precisava de ter o mesmo desfecho na corrida.
O arranque foi feito ainda com a pista molhada, mas nem isso seria um problema para o piloto da Red Bull. O campeão do Mundo de pilotos dominou de ponta a ponta, nunca perdendo a liderança da corrida. O neerlandês pareceu ter sempre tudo controlado e nunca se sentiu que a vitória poderia fugir ao piloto da Red Bull.
Foi um fim de semana muito positivo para a Red Bull, já que Pérez ficou no segundo lugar, dando assim a dobradinha à equipa austríaca. Pérez fez um bom trabalho ao segurar Leclerc durante grande parte da corrida, contribuindo para o bom resultado da equipa.
Em terceiro lugar ficou Lando Norris, no primeiro pódio do ano para a McLaren, mostrando que a equipa britânica está em recuperação. Apesar da ótima corrida que o britânico fez, este pódio também se deveu ao erro de Leclerc nas últimas voltas.
O líder do campeonato do Mundo não esteve ao seu habitual nível nesta corrida e estava a pressionar bastante Pérez, para chegar ao segundo posto. O problema foi que a puxar aos limites, perdeu o controlo do carro e bateu. Ainda teve sorte de conseguir continuar e ainda foi buscar uns pontos, terminando na sexta posição, atrás de Russell e Bottas.
Russell foi o melhor dos Mercedes, em mais uma corrida para esquecer dos campeões do mundo. O inglês ainda conseguiu aguentar e ficar no top5, na quarta posição, mas Hamilton nem aos lugares pontuáveis chegou. A Mercedes tem muito trabalho pela frente, se quer disputar algum dos títulos.
Destaque também para a boa corrida e primeiros pontos dos pilotos da Aston Martin, Vettel e Stroll. Desta forma, já não temos nenhuma corrida sem pontos neste início de época.
Foi a tarde perfeita para a Red Bull, e o resultado que precisavam para se sentirem confiantes em voltar a dar luta à Ferrari, naquilo que já parece que vai ser mais uma época de corrida a dois pelo título de campeão do mundo.
GRANDE PRÉMIO EMILIA ROMAGNA
RACE CLASSIFICATION
Career win #22 for @Max33Verstappen ?#ImolaGP #F1 pic.twitter.com/TWCMJ00cxT
— Formula 1 (@F1) April 24, 2022
CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS
DRIVER STANDINGS AFTER 4 ROUNDS ?
Leclerc ← 27 points → Verstappen #ImolaGP #F1 pic.twitter.com/3e4jIKypLc
— Formula 1 (@F1) April 24, 2022
CAMPEONATO DO MUNDO DE CONSTRUTORES
TEAM STANDINGS AFTER 4 ROUNDS ?
Red Bull up to P2, and trail Ferrari by just 11 points#ImolaGP #F1 pic.twitter.com/18atn4vOYN
— Formula 1 (@F1) April 24, 2022