Lewis Hamilton vence na Rússia, Ferrari implode
Lewis Hamilton venceu o GP da Rússia, numa corrida em que a Ferrari teve muito azar. Hamilton voltou às vitórias, o que não acontecia desde agosto, desde o GP da Hungria. A Ferrari mostrou ter o carro com mais andamento, mas o azar bateu à porta da Scuderia.
O fim de semana parecia apontar para a quarta vitória consecutiva da Ferrari. Leclerc voltou a mostrar na qualificação a razão de ele ser a sensação do momento, a conseguir mais uma pole. Hamilton bem lutou, mas ficou num ainda distante segundo lugar da grelha.
Na corrida, no entanto, a história seria outra. Vettel arrancou do terceiro lugar, mas lançou-se para a liderança, estando à frente da corrida logo na primeira volta. A partir daí estava uma liderança da dupla da Ferrari, com Vettel a ser, claramente, o mais rápido.
Só que a Ferrari tentou compensar Leclerc pelo que aconteceu em Singapura e parou primeiro o monegasco. Leclerc regressou atrás de ambos os Mercedes, quando manda parar também Vettel. Só que Vettel pouco tempo teve após o regresso à pista.
Vettel foi mandado parar pela Ferrari, já que perdeu toda a potência no motor elétrico do seu Ferrari. Isso foi um golpe duro para a Ferrari! Não só por perder Vettel, mas também porque essa paragem fez surgir um safety car virtual, o que deu a oportunidade de ouro para os Mercedes fazerem as suas paragens e voltarem na liderança.
A partir daqui foi uma corrida totalmente controlada pela Mercedes, com Hamilton a controlar as operações. Nunca mais Leclerc conseguiu ter uma real oportunidade de lutar pela vitória e teve de se contentar com o 3º posto, atrás de Bottas.
Desta forma, Hamilton aumentou a sua liderança no Campeonato, deu mais folgo à Mercedes, e atingiu a meta das 82 vitórias na F1. Por sua vez, a Ferrari tem de eliminar estes erros, quando se voltou a verificar que não basta ser o mais rápido, mas tem de se ter o pacote completo.