Hamilton sobrevive ao caos e vence o GP do Azerbaijão

Luís PereiraAbril 30, 20184min0

Hamilton sobrevive ao caos e vence o GP do Azerbaijão

Luís PereiraAbril 30, 20184min0
Hamilton foi o felizardo vencedor do GP do Azerbaijão, numa corrida onde houve caos, muita emoção, do início ao fim. Hamilton lidera agora o Campeonato Mundial de F1 em 2018.

Que corrida em Baku! O GP do Azerbaijão ficou marcado por muitos incidentes, emoção e incerteza até ao fim! O felizardo da corrida foi Lewis Hamilton, que acabou por vencer uma corrida onde nunca pareceu estar na luta.

A corrida prometeu logo pelo início. No arranque o homem da pole, Sebastian Vettel, não deu hipotese aos homens da Mercedes e lançou-se na frente, sem oposição. Atrás, no entanto, começava o já tradicional caos de Baku, com vários pilotos a envolver-se em toques.

Logo no arranque um toque entre Ocon e Raikkonen deixou o Force India fora de prova e o Ferrari a precisar de uma paragem bem cedo. O efeito desse choque acabou por levar a mais toques, entre os quais entre Sirotkin e Alonso, empurrados por Hulkenberg.

Alonso ainda conseguiu sobreviver ao embate, mas com duas rodas apenas (!!!!!). Isso não parou Alonso que levou o carro em duas rodas e com bastantes danos para a box, e seguiu em prova. A Moto GP que fique atenta a Alonso!

Assim que o safety car saiu de pista seguiram-se momentos de competitividade pura, com Vettel a impor um ritmo de corrida alto, com Hamilton e Bottas desesperados por acompanhar, mas sem conseguir.

Hamilton foi inclusive o primeiro dos três pilotos da frente a parar por borracha nova, já que passou grande parte da corrida sem conseguir dar a temperatura certa aos seus pneus.

Enquanto isso havia uma disputa acesa entre os pilotos da Red Bull. Tanto Ricciardo como Verstappen estavam com um ritmo alto, mas ainda distante dos pilotos da frente, mas aguentaram bastante os seus pneus e pararam apenas na volta 39, com os ultra macios.

Foi esse momento que viria a decidir a corrida. Pois na volta seguinte Ricciardo tenta passar o colega de equipa na reta da meta e Verstappen fecha a porta, causando um acidente entre ambos!

(foto: f1.com)

De uma assentada os Red Bull estavam fora da corrida, o que deixou a equipa destroçada e Adrian Newey, numa das agora raras aparições no paddock, furioso.

Todos os destroços dos pilotos da Red Bull obrigaram a nova entrada do safety car. Bottas, então liderava a corrida, por não ter até então parado para trocar de pneus, ao contrário de Vettel e Hamilton. Toda a gente aproveitou o momento para parar por borracha nova e assim atacar as restantes voltas com pneus novos.

No meio disso, Grosjean estava numa boa posição, depois de ter partido do fundo do pelotão, mas por azar ou aselhice, Grosjean bateu durante o período do safety car! Um momento dos apanhados em pleno GP do Azerbaijão!

Isso atrasou mais um pouco a saída do safety car, mas na volta 47 volta a haver corrida. Neste momento Vettel arrisca e lança-se a tentar ultrapassar Bottas, mas falha a travagem e cai para 4º! Vettel arriscou e não ganhou, pois, a travagem queimou demasiado os pneus e agora tinha de correr para não ficar muito para trás.

A corrida assim parecia entregue a Bottas, mas não! Do nada o pneu traseiro de Bottas rebenta e deixa Bottas fora da corrida a apenas 3 voltas do final! Que desilusão para o finlandês!

Hamilton acaba por sobreviver a isto tudo e ficar com a liderança da corrida, que vence sem qualquer pressão do também sobrevivente Raikkonen!

Vettel ainda acabou por ficar em 4º, atrás do surpreendente Perez, que aproveitou a fraqueza de Vettel para o passar e voltar ao pódio.

O Sauber de Leclerc também foi um dos sobreviventes do caos de Baku e conseguiu terminar num incrivel 6º lugar. E lembram-se de Alonso? Que chegou a conduzir o carro em duas rodas? Conseguiu aidna terminar nos pontos em 7º lugar.

Tudo isto deu a primeira vitória de 2018 a Hamilton, juntamente com a liderança do Campeonato! Mas tanto o britânico como a Mercedes sabem que ainda muito vão ter de melhorar para chegar aos títulos, já que Vettel e a Ferrari não vão cometer erros em todas as corridas.

Vamos ver o que o GP de Espanha no aguarda!

GRANDE PRÉMIO DO AZERBAIJÃO

(foto: f1.com)

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS

(foto: f1.com)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS