Fórmula 1 2023: Verstappen e Norris brilham em Silverstone

Diogo SoaresJulho 9, 20238min0

Fórmula 1 2023: Verstappen e Norris brilham em Silverstone

Diogo SoaresJulho 9, 20238min0
Mais um fim-de-semana de F1, e Verstappen e Norris a fecharem no 1º e 2º lugar no GP do Reino Unido com Lewis Hamilton em 3º

Não há volta a dar. Na Fórmula 1, 20 pilotos lutam entre si e no final vence Max Verstappen. O neerlandês volta a dominar um Grande Prémio, e só tem olhinhos para o tricampeonato.

Na quarta-feira, a F1 anunciou o calendário para a temporada de 2024. Destacam-se o retorno da China, que não está presente desde 2019 devido às suas políticas de contenção ao Covid-19, e também a passagem do GP do Japão para as rondas iniciais do campeonato.

Qualificação

O Q1 começou com a dúvida se a pista estava em condições para pneus de piso seco ou molhado. Rapidamente, os pilotos entenderam que podiam fazer voltas de pneus ‘slicks’. Ainda no início, Lewis Hamilton abusou na trajetória na curva ‘Stowe’ e fez um peão.

A cerca de 3 minutos para o fim do Q1, Kevin Magnussen parou o carro em ‘Vale’ após o mesmo ter-se desligado na saída de ‘Stowe’, provocando uma bandeira vermelha. Terminava assim a sessão para o dinamarquês.

Quando foi decretada a bandeira verde para a sessão, Max Verstappen protagonizou um momento insólito. Na altura em que saía da sua garagem, o piloto da Red Bull bateu com a asa dianteira do seu monolugar no muro que delimita o ‘pit-lane’. No entanto, Verstappen procedeu à troca da asa e seguiu em prova.

A sessão foi finalizada. Pérez, Tsunoda, Zhou, De Vries e Magnussen foram eliminados. Mais uma vez, o piloto mexicano desilude numa qualificação. Norris foi o piloto mais rápido da sessão ao marcar 1:28.917.

Após a bandeirada, Bottas parou o carro em ‘Luffield’ também com problemas mecânicos.

No Q2, o sol estava a aparecer, mas ainda existia uma possibilidade remota de chuva. A sessão seguiu sem incidentes.

Hulkenberg, Stroll, Ocon, Sargeant e Bottas foram eliminados, sendo que o último não saiu para pista. Max Verstappen fez o tempo mais rápido, cronometrando 1:27.702.

No Q3, já com a pista completamente seca, os pilotos podiam extrair o máximo dos seus monopostos. Max Verstappen conquistou a pole position, ainda que por momentos, Lando Norris tenha sido o piloto mais rápido, levando o público britânico à loucura. No entanto, Verstappen lá puxou dos cavalos do seu RB19 e ascendeu à primeira posição. O rookie Oscar Piastri também surpreendeu e levou o seu McLaren ao terceiro lugar.

Horas depois Bottas foi desqualificado da Qualificação depois de na inspeção técnica, ter sido descoberto que o seu carro não possuía 1L mínimo de combustível no tanque.

Corrida

Max Verstappen teve dificuldades a tracionar e Norris aproveitou para ascender à liderança antes mesmo de ‘Abbey’.  Piastri também tentou atacar o neerlandês, mas o piloto da Red Bull defendeu face à hesitação do ‘rookie’ em ir ao ataque.

Durou 5 voltas a liderança britânica. Verstappen voltou à liderança na volta 5 ao travar mais tarde em ‘Brooklands’, depois de beneficiar do DRS na reta ‘Wellington’.

Na volta 10 surgiu o primeiro abandono. No caso, foi Esteban Ocon, que entrou nas boxes com um problema no seu A523. Mais tarde, a Alpine esclareceu que o abandono se deveu a uma fuga do líquido hidráulico.  

Sergio Pérez chegou ao top-10 na volta 16 ao ultrapassar Alex Albon na chegada a ‘Stowe’. Mais uma vez, a ultrapassagem foi facilitada pelo DRS.

Na volta 33, Kevin Magnussen abandonou depois de deflagrar um pequeno foco de incendio no seu VF21. O dinamarquês parou o carro na reta ‘Wellington’ e a direção de prova decretou a entrada do ‘Safety Car’.

No recomeço na volta 39, Verstappen surpreendeu Norris e retomou a marcha de corrida muito cedo, deixando o piloto da McLaren à mercê de Hamilton, que se situava em terceiro.  

Gasly também abandonou na volta 47, depois de partir a suspensão da roda traseira do lado direito, após uma batida de Stroll no francês. Era a confirmação de que a Alpine saía a zeros de Silverstone. Lance Stroll foi penalizado em 5 segundos pela ação.

Florence Pugh agitava a bandeira de xadrez e Max Verstappen vencia o Grande Prémio da Grã-Bretanha, Lando Norris cruzava em segundo e Lewis Hamilton fechava o pódio.

Verstappen conquistou assim a sexta vitória consecutiva, a oitava no total em 2023.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

A F1 regressa daqui a duas semanas para o Grande Prémio da Hungria, entre os dias 21 e 23 de julho.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS