Fórmula 1 2023: E já lá vão 8 seguidas para Max Verstappen

Luís MouraJulho 23, 20237min0

Fórmula 1 2023: E já lá vão 8 seguidas para Max Verstappen

Luís MouraJulho 23, 20237min0
Lewis Hamilton prometia luta, mas no fim foi Max Verstappen e Lando Norris no 1º e 2º lugar de mais um GP desta Fórmula 1 2023

O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 teve a sua mais recente corrida no circuito Hungaroring, na Hungria. Numa prova repleta de novidades, Hamilton conquistou a pole e ameaçou o poderio de Max Verstappen, mas o neerlandês não cedeu à pressão e venceu a corrida. Lando carimbou mais um pódio, num fim de semana que consagrou a evolução da McLaren.

Sexta-feira

A atividade em pista no Treino Livre 1 (TL1) foi condicionada pelas condições climatéricas. A chuva brindou a sessão e impediu o normal cumprimento dos planos de trabalho das equipas. Não obstante da duração das condições de piso seco, foi suficiente para Pérez cometer um erro, nos primeiros minutos do TL1. O piloto mexicano, na abordagem à curva 5, travou na relva e perdeu o controlo do #11 da Red Bull. Foi um mero espectador e nada conseguiu fazer para evitar o embate nas barreiras.

Para além do desaire de Pérez, o TL1 marcou o regresso de Ricciardo ao campeonato. O piloto australiano está, agora, ao serviço da Alpha Tauri, emprestado pela Red Bull, para substituir Nick De Vries. Honey Badger, como é carinhosamente tratado no paddock, não escondeu a satisfação por estar de volta.

Sábado

A qualificação para o Grande Prémio foi uma das novidades, não só no fim de semana, mas também do campeonato. Pela primeira vez na história, uma qualificação teve a obrigação de utilização de pneus diferentes nas diferentes partes da sessão. Assim, no Q1, os pilotos foram obrigados a utilizar o composto mais duro da gama Pirelli. Quem não ficou satisfeito com o composto duro foi George Russel, piloto da Mercedes, que não se conseguiu qualificar para o Q2. Um duro revés para o britânico que viu a sua corrida afetada pelo mau momento na qualificação. Para além de George, Albon, Tsunoda, Magnussen e Sargeant também foram eliminados. A grande surpresa do Q1 foi a volta de Zhou que lhe valeu a 1ª posição. Um grande momento para o piloto chinês que confirmou a boa prestação dos Alfa Romeu com os duros.

No Q2, os pneus médios foram o composto obrigatório. Uma gama mais macia dos Pirelli que aumentou a performance dos carros e a competitividade. Os eliminados só foram conhecidos nos últimos segundos da sessão. Sainz, Ocon, Ricciardo, Stroll e Gasly ficaram-se pelo Q2.

Para o momento alto da qualificação, o Q3, ficaram reservados os pneus macios. No último suspiro, quando Max ocupava a1ª posição, Hamilton puxou o Mercedes até ao limite e conseguiu surpreender, tudo e todos, conquistando a Pole, mais de um ano e meio depois desde a última. Um momento brilhante do 7 vezes campeão do mundo que quebrou a monotonia das qualificações, nesta temporada. Verstappen foi 2º e Norris 3º. Nota positiva para Zhou. Depois de ter sido o mais rápido no Q1, conquistou o 5º posto no Q3.

Corrida

Era grande a espectativa gerada em torno do arranque do Grande Prémio da Hungria. Quando os cinco semáforos se apagaram, Hamilton teve uma má reação e perdeu três lugares, à semelhança de Zhou que havia partido em 5º. Por outro lado, Max Verstappen aproveitou o desaire de Hamilton para saltar para a primeira posição. Piastri acompanhou o bom arranque do neerlandês e subiu à 2ª posição, à frente de Norris. Também Sainz teve um grande arranque e ,com os pneus macios, ganhou 5 lugares.

Na primeira curva, depois do mau arranque, Zhou tocou em Ricciardo que, consequentemente, abalroou Ocon e Gasly. Ambos os pilotos da Alpine foram obrigados a abandonar, num verdadeiro desastre para a marca francesa. Zhou foi considerado culpado pelo incidente e penalizado com 5 segundos.

Depois da agitação das primeiras voltas, Max foi ganhando margem para os McLaren que seguiam na perseguição, enquanto Pérez e Russel iam ganhando posições. Nas operações de box, Norris foi o primeiro homem da McLaren a parar, com o objetivo de proteger a posição em pista de Lewis Hamilton, mas acabou por não só sair à frente de Hamilton, bem como ganhar a posição a Piastri.

Depois da 1ª das 2 paragens que a maioria dos pilotos teve, a corrida entrou num estado de monotonia. Max, na liderança, ia ganhando segundos atrás de segundos, tal como Hamilton e Pérez a Piastri. O jovem australiano não aguentou o ritmo de Pérez e Hamilton e foi ultrapassado por ambos.

Até ao final da corrida, houve tempo para Charles Leclerc exceder a velocidade no Pit Lane e ser penalizado com 5 segundos. A penalização ao piloto monegasco ditou que este perdesse uma posição no final da corrida para George Russel.

Assim, Max cruzou a linha de meta na 1ª posição, pela oitava vez consecutiva. Começam a faltar palavras para o domínio da Red Bull e de Max Verstappen, nesta temporada. Lando Norris foi 2º e Pérez 3°. Uma grande corrida de Lando que carimbou o segundo pódio consecutivo, algo que deixou a equipa liderada por Zak Brown em êxtase. Uma enorme evolução da McLaren que, recorde-se, iniciou a temporada nos últimos lugares da grelha de partida. Hamilton não consegui manter a competitividade da qualificação e acabou a corrida no 4º lugar. Piastri foi 5º, Russel 6°, Leclerc 7º, Sainz 8º, Alonso 9º e Stroll 10º.

A próxima corrida é no circuito de Spa- Francorchamps de 28 a 30 de julho para acompanhar no Fair Play.


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