Bottas abre o Campeonato de Fórmula 1

Luís PereiraMarço 17, 20192min0

Bottas abre o Campeonato de Fórmula 1

Luís PereiraMarço 17, 20192min0

Valtteri Bottas abriu o Campeonato do Mundo de 2019 com uma vitória no GP da Austrália, algo que lhe fugia desde 2017.

Bottas dominou em absoluto a corrida, arrancou desde o 2º lugar da grelha, mas alcançou a liderança logo na primeira curva. A partir daí foi um show do finlandês que conseguiu cruzar a linha da meta com uma vantagem de quase 21 segundos para o 2º classificado, Lewis Hamilton.

Hamilton, que dominou a qualificação, arrancou da pole, mas perdeu logo no arranque o 1º lugar para o seu companheiro de equipa. Logo aí se percebeu que Hamilton tinha perdido a corrida, já que o Campeão do Mundo nunca mostrou ter andamento para Bottas.

Bottas conseguiu assim quebrar um jejum que já durava desde o final da temporada de 2017 e talvez tenha conseguido quebrar o enguiço psicológico que o impedia de ter capacidade de lutar contra Lewis Hamilton.

Atrás dos Mercedes ficou o Red Bull de Verstappen. O jovem piloto vai ter de assumir-se como líder da Red Bull depois da saída de Ricciardo para a Renault, e mostrou-se calmo e sereno nesta primeira corrida da temporada. O pódio de Vertappen também fez com que a Honda finalmente voltasse aos pódios, algo que ainda não tinha conseguido desde o seu regresso em 2015 com a McLaren. Até agora parece que a Honda já tem uma competitividade capaz de lutar com os restantes propulsores, mas falta saber se terá a fiabilidade.

A desilusão da corrida foi, sem dúvida, a Ferrari. A Ferrari chegou a Austrália como os favoritos, devido a uma forte pré-temporada. A verdade é que os carros vermelhos nem sequer conseguiram ter andamento para lutar contra os Mercedes ou contra o Red Bull de Verstappen, com Vettel e Leclerc a terminarem nuns distantes 4º e 5º lugares. Os homens da equipa de Maranello vão ter muito que refletir quando chegarem à fábrica.

O melhor do campeonato dos “outros” foi o Haas de Magnussen, seguido de Hulkenberg e do Alfa Romeu de Raikkonen.

A próxima corrida será no Bahrain, onde se terá uma ideia mais real da competitividade deste ano, já que é uma pista mais clássica, ao contrário do circuito australiano.

GRANDE PRÉMIO DA AUSTRÁLIA

(foto: formula1.com)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter