Fórmula 1 2023: Max Verstappen domina Las Vegas
A Fórmula 1 voltou a Las Vegas passados 40 anos. Neste artigo, serão os analisados os principais destaques positivos e negativos do fim-de-semana.
De forma resumida, dar nota que, na qualificação, Charles Leclerc conquistou a “pole position”, Carlos Sainz fez a segunda volta mais rápida, mas uma penalização de 10 lugares despromoveu o espanhol para 12º. Em terceiro ficou Verstappen, mas, com a penalização de Sainz, o tricampeão do mundo ocupou o 2º lugar na grelha. Por fim, Russell ocupou o 3º lugar, após ter feito a 3ª melhor volta.
Na corrida, a vitória caiu nas mãos de Max Verstappen. O neerlandês ainda chegou a ser penalizado em 5 segundos por ter empurrado Leclerc para fora da pista, mas a superioridade do RB19, juntamente com o erro estratégico da Ferrari, ajudaram ao sucesso de Vertappen nesta corrida. Leclerc terminou em segundo, numa corrida onde podia ter vencido, mas que foi dificultada – mais uma vez- pela Ferrari. A completar o pódio ficou “Checo” Pérez. O mexicano confirmou, matematicamente, o 2º lugar no campeonato de pilotos e, provavelmente, confirmou o lugar na Red Bull para a próxima época.
Posto isto, estamos em condições de avançar para os destaques. O destaque positivo do Grande Prémio vai para Charles Leclerc. Dizer que o monegasco foi o melhor piloto do fim de semana não é, nem de perto, nem de longe, descabido. Leclerc foi o líder de duas das três sessões de treinos, fez a pole position e só não venceu a prova porque, mais uma vez, a Ferrari cometeu um erro crasso na estratégia. Quando se deu o Safety Car na volta 27, a Ferrari não quis trocar os pneus ao piloto do carro 16, o que acabou por prejudicar o piloto na fase final da prova. Leclerc chegou a cair para terceiro lugar, todavia, não desistiu e partiu para a ultrapassagem a Pérez nas curvas finais da última volta. O “mergulho”, sem dúvida, terá sido uma das melhores ultrapassagens da época.
O destaque negativo maior vai para a F1 e para a FIA em simultâneo. A começar pela localização do GP. Las Vegas não tem fundamento desportivo para a realização de uma prova deste calibre. Esta questão já não é de agora, mas a cada ano que passa, acentua-se a ideia de que os administradores só se interessam pelo dinheiro.
No TL1, Sainz destruiu o assoalho do carro e o respetivo motor após uma passagem por uma tampa de saneamento. A Ferrari viu-se obrigada a substituir o motor todo ao SF-23 do espanhol, assim como a bateria e a centralina do mesmo. Como consequência, Sainz foi penalizado em 10 lugares na grelha, algo que não agradou nas hostes da Ferrari. A equipa de Maranello apelou à decisão, alegando que os danos foram provocados por deficiências na pista. O colégio de comissários da FIA não aceitou o apelo e manteve a penalização, revelando uma gritante falta de bom senso. Mesmo Max Verstappen pronunciou-se sobre a penalização, dizendo que “a regra deveria ser mudada”.
A última vez que esta situação aconteceu foi em 2010, quando Rubens Barrichello, à época piloto da Williams, sofreu um forte acidente após o seu carro descompensar na passagem por uma tampa de saneamento, no Mónaco. Naturalmente, o problema não é comum, mas é de esperar que a organização assegure que, já a partir do próximo ano, não existam problemas em Jidá, Melbourne, Miami, Mónaco, Montreal, Baku, Singapura e Las Vegas.
Classificação do Campeonato de Pilotos:
Classificação do Campeonato de Construtores:
O próximo GP de F1 realizar-se-á no próximo fim-de-semana (24 – 26 de novembro), para o GP do Abu Dhabi. Será o último GP da temporada de 2023.