Campeonato da Europa de Andebol 2022: Portugal eliminado do Europeu

Bernardo GalanteJaneiro 19, 20223min0

Campeonato da Europa de Andebol 2022: Portugal eliminado do Europeu

Bernardo GalanteJaneiro 19, 20223min0
Eliminados do Campeonato da Europa na 1ª fase, Portugal regressa a "casa" mais cedo e Bernardo Galante explica o que se passou no último encontro

Antes do encontro a opor frente-a-frente, Portugal e os Países Baixos, a Islândia tinha vencido a Hungria e somado 6 pontos em outros tantos possíveis. Com a vitória da Islândia, Portugal necessitava de ganhar por 3 golos de diferença para seguir em frente no Campeonato da Europa.

A turma comandada por Paulo Jorge Pereira, entraria em campo com uma novidade a nível defensivo – Gilberto Duarte preenchia a vaga de Daymaro Salina no eixo central, ao lado de Victor Iturriza –, sendo que os lusos entrariam muito bem no encontro. No entanto, a boa prestação não chegou a durar cerca de 10 minutos.

Seguiu-se uma sucessão de dificuldades ofensivas e defensivas. Do lado neerlandês, Luc Steins, foi um problema constante que nunca foi resolvido. O central do Paris Saint-Germain com a sua velocidade e capacidade de jogar em situações de um contra um, foi sendo o motor de jogo da sua equipa, juntamente com o canhoto Kay Smits que se encontra motivadíssimo e com um remate exterior muito forte, tendo efetuado oito tentos ao longo do encontro. Os Países Baixos comandados por Erlingur Richardsson apresentaram um andebol muito sólido e dinâmico com alta intensidade ofensiva, aliado à excelente exibição do seu guarda redes, Bart Ravensbergen, que realizou 13 defesas.

Portugal esteve extremamente desligado do jogo, sendo que a desvantagem foi sempre uma constante ao longo do encontro. Na primeira parte, os portugueses foram acumulando imensas falhas técnicas aliadas com a extrema ineficácia aos 6 metros e os ocidentais foram aproveitando para comandarem o encontro – as vantagens estiveram sempre na ordem dos 3 e 4 golos.

Na segunda parte, Portugal melhorou substancialmente no plano defensivo, mas a ineficácia continuou a estar na ordem do dia. Os comandados de Paulo Jorge Pereira tiveram por duas vezes ataques para passarem para a dianteira do encontro, mas sempre sem sucesso. A 1 minuto do fim, os lusos ainda fizeram o 30-31 a seu favor, mas não aguentaram a vantagem e acabaram por sair derrotados por 32-31.

O destaque luso vai, naturalmente, para Gustavo Capdeville que protagonizou uma exibição soberba com 13 (!) defesas em todo o encontro, culminando em 32% de eficácia defensiva. O guardião do Sport Lisboa e Benfica fez um Europeu extraordinário, sendo que realizou 31 defesas, em toda a competição.

Como ficaram as contas do Grupo B?

Com a vitória da Islândia perante a Hungria e a dos Países Baixos face a Portugal, o Grupo B termina assim com as seleções da Islândia e os Países Baixos apurados para o Main Round, sendo Portugal e a anfitriã Hungria foram duas das maiores desilusões do Europeu de 2022.

1º Islândia – 6pts
2º Países Baixos – 4pts
3º Hungria – 2pts
4º Portugal – 0pts

O Campeonato da Europa prossegue com o Main Round

No Main Round, os adversários de Portugal na Fase de Grupos – Islândia e Países Baixos – irão defrontar no Grupo 1 as seguintes seleções: Dinamarca, França, Croácia e Montenegro. O Grupo 2 está composto com a Espanha do benfiquista Sergey Hernández, a Alemanha do portista Djibril M’Bengue, a Rússia, a Noruega, a Suécia e a Polónia.

Poderá continuar a acompanhar todas as incidências do Campeonato da Europa de 2022 aqui na fairplay.pt.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter