Liga Betclic Feminina – Ronda de alta intensidade e muita qualidade

José AndradeDezembro 24, 20228min0

Liga Betclic Feminina – Ronda de alta intensidade e muita qualidade

José AndradeDezembro 24, 20228min0
A Liga Betclic Feminina terminou o ano em grande e José Andrade conta-nos o que se passou nos últimos encontros da competição

A Liga Betclic Feminina segue com tudo, grandes jogos com cada um mais intenso e com maior qualidade que o outro, por isso acompanhem-nos nesta viagem pelo que houve nestes últimos encontros do melhor basquetebol feminino.

Benfica passa mal no Lavradio e Francisco Franco segue em crescendo

Começamos esta viagem pelos últimos encontros da Liga Betclic Feminina por Aveiro, onde no dia 8 de Dezembro, o Esgueira recebeu e venceu o CAB Madeira numa partida a contar para a 14ª jornada, ainda neste dia as também aveirenses do Galitos foram até Ermesinde vencer o CPN por 61-57 num duelo para a 10ª jornada.

Depois destes encontros tivemos os duelos da 12ª jornada no fim-de-semana seguinte com tudo a ser iniciado no Pavilhão do Francisco Franco onde a equipa da casa recebeu e venceu o GDESSA, seguindo-se a vitória do Imortal em Coimbra no terreno do Olivais FC por 80-76 e para encerrar este dia 10 de Dezembro o União Sportiva que em casa derrotou o AD Vagos por 70-45. No dia seguinte, 11 de Dezembro, tudo começou no Pavilhão Fidelidade com o SL Benfica a vencer na receção ao CPN numa partida a contar para a 12ª jornada.

O dia ia ser longo e com muitos jogos, por isso depois de Lisboa fomos até à Madeira onde o CAB recebeu e perdeu com o GDESSA por 88-74 num duelo da 13ª jornada, em seguida a ronda da Liga Betclic Feminina levou-nos até Carcavelos onde o Quinta dos Lombos derrotou o Esgueira em casa por 80-77 num duelo fantástico e muito emocionante a contar para a 12ª jornada. Por fim e para encerrar em grande este dia, fomos até Aveiro onde o Galitos venceu na receção ao Imortal por 83-81 em mais um duelo espetacular a contar para a 19ª jornada e que colocou novamente à vista de todos a imensa qualidade destes dois conjuntos.

Na semana seguinte o pontapé de saída para os jogos da 13ª jornada foi dado no Algarve com o Imortal a receber e a perder com o Quinta dos Lombos por 56-61 um duelo em grande para dar inicio ao fim-de-semana de duelos apaixonantes. No dia seguinte. 18 de Dezembro tivemos 3 duelos de absoluto luxo, com tudo a começar em Esgueira onde a equipa da casa recebeu e venceu o Olivais FC por 84-59, depois o União Sportiva que foi até Ermesinde derrotar o CPN por 83-74 e por fim o SL Benfica que foi até Vagos vencer por 86-53. Para encerrar o ano em grande, mais dois duelos da 14ª jornada desta Liga Betclic Feminina na quinta-feira dia 22 de Dezembro com o CPN a ir até Coimbra derrotar o Olivais FC por 76-70 e ainda em clima natalício o SL Benfica que foi até ao Lavradio vencer o GDESSA por 64-61 num jogão que deixou bem claro o crescimento da equipa do Barreiro e com as campeãs nacionais a serem obrigadas a suar muito, mas mesmo com algumas dificuldades as encarnadas terminaram 2022 sem conhecer o sabor da derrota.

Os maiores destaques individuais destes duelos da Liga Betclic Feminina:

– Márcia Carvalho: Ritmo alucinante em aula de bem jogar

Os destaques foram muitos, imensas atletas em evidência em todos estes duelos e começamos pelo Algarve onde no desaire do Imortal com o Galitos, Márcia Carvalho voltou a brilhar de forma clara. As grandes exibições da jogadora das algarvias são comuns, uma das maiores normalidades a cada ronda na Liga Betclic Feminina, mas neste duelo em Aveiro, Márcia Carvalho deu uma aula de bem jogar, uma exibição completíssima que deixou novamente à vista o facto de ser uma das estrelas da competição brilhando e levando o Imortal em toda a partida pelo que fez nos dois lados do campo e principalmente pelo que ajudou todas as colegas a jogar. Márcia Carvalho conseguiu 28 pontos e 4 assistências.

– Inês Ramos: Brilho aveirense em dose cada vez maior

Continuamos a olhar para os maiores destaques destes duelos e mais uma vez com ligações a Aveiro, uma vez que falamos de Inês Ramos do Esgueira. Um dos conjuntos em destaque neste ano, em maior plano de evidência na Liga Betclic Feminina nesta temporada e muito pelo que Inês Ramos tem vindo a fazer na época, neste caso o destaque chega do duelo onde o Esgueira saiu derrotado de Carcavelos. Num dos melhores jogos das últimas rondas da Liga Betclic Feminina, Inês Ramos mostrou o porquê de estar a ser um dos maiores destaques das aveirenses e mais do que isso o porquê de ser uma das melhores jogadoras da presente temporada na competição. Inês Ramos conseguiu 14 pontos e 1 roubo de bola neste duelo fantástico.

– Mariana Pires: Em crescendo a cada duelo

De Vagos chega o nosso terceiro destaque desta ronda de jogos, Mariana Pires que tem vindo em crescendo ao longo dos duelos desta Liga Betclic Feminina. Não tem sido fácil para o AD Vagos, Mariana Pires tem vindo a deixar para trás os problemas físicos e de jogo para jogo vai assumindo um papel de cada maior destaque nas aveirenses sendo um “reforço” importante para este conjunto. A qualidade de Mariana Pires é reconhecida de todos, desde os tempos do Atómicos SC que se destaca muito, por isso tem sido uma das melhores noticias da temporada, o regresso das boas exibições de Mariana Pires e mais do que isso o deixar para trás das questões físicas. Neste duelo em questão, o Vagos saiu derrotado na receção ao SL Benfica, mas Mariana Pires entrou com tudo e foi das mais inconformadas do lado aveirense realizando a sua melhor exibição da temporada ao conseguir 15 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento.

– Daniela Domingues: A classe em estado puro

Da vitória do Galitos em Ermesinde chega o nosso destaque seguinte, Daniela Domingues mais um nome que está em evidência a cada jornada e que continua a mostrar em cada duelo o porquê de ser uma das jogadoras mais extraordinárias da Liga Betclic Feminina. Neste encontro, o Galitos venceu e muito pelo que Daniela Domingues voltou a fazer, uma nova exibição de luxo onde a jogadora das aveirenses brilhou em tudo. Foram 18 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência e 1 desarme de lançamento que voltaram assim a deixar-nos bem à vista a classe de uma jogadora que cada vez joga melhor e que está a realizar mais uma temporada fantástica.

– Márcia Da Costa Robalo: Mostrar a cada ronda o porquê de ser de classe Mundial

O destaque seguinte de todas estas rondas chega do Barreiro e de um dos últimos duelos do ano na Liga Betclic Feminina, Márcia da Costa Robalo que dispensa apresentações, mas que como habitualmente voltou a brilhar muito num duelo onde o GDESSA esteve perto de vencer o SL Benfica e onde este conjunto deixou bem claro o seu crescimento voltando a reforçar a candidatura ao título. Márcia da Costa Robalo é uma das estrelas da Liga, da seleção nacional e um valor de classe internacional, por isso as grandes exibições são algo normal, mas neste duelo com o Benfica foi ainda mais de destaque por tudo o que fez e por ter sido a maior arma do GDESSA conseguindo 22 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola.

– Laura Silva: Revelação que já é uma das maiores certezas da época

Por fim, mas não menos importante chega Laura Silva que tem sido um dos destaques da temporada, para alguns uma revelação da época, mas mais do que isso é mesmo uma certeza cada vez maior na Liga Betclic Feminina. No caso, Laura Silva surge em evidência aqui pelo que fez na derrota do CPN frente ao SL Benfica, a equipa de Ermesinde lutou e fez as águias suar bastante, muito devido ao que Laura da Silva jogou. Uma exibição de alto nível, mais uma para a jogadora que chegou esta época ao CPN e que reforça exatamente o que dizíamos, Laura Silva é nesta altura uma das maiores protagonistas jovens da Liga Betclic Feminina, mais que revelação é cada vez mais uma das melhores na sua posição. Neste duelo, Laura Silva conseguiu 10 pontos, 2 ressaltos, 5 assistências e 2 roubos de bola.

Ficou aqui o nosso olhar para tudo o que se passou nos últimos encontros da Liga Betclic Feminina, para o ano a espetacularidade promete ser ainda maior e o nível promete subir ainda mais deixando a competição e cada um dos jogos ainda mais imperdíveis.

Foto: FPB


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS