Draft WNBA 2023 – Escolhas que podem surpreender

José AndradeAbril 9, 20235min0

Draft WNBA 2023 – Escolhas que podem surpreender

José AndradeAbril 9, 20235min0
O draft da WNBA 2023 é já dia 10 e José Andrade fala-nos sobre 5 nomes que podem surpreender muito no presente e futuro da WNBA

Voltamos a olhar para o draft da WNBA, que se vai realizar na próxima segunda-feira, dia 10 de Abril. Lucas Pacheco já olhou para os nomes grandes e hoje vamos falar de 5 nomes que podem surpreender no presente e no futuro da WNBA, por isso acompanhem-nos e fiquem a saber mais sobre este draft.

Brooke Flowers– Um prospect muito interessante

Começamos por olhar para uma poste muito interessante e que pode vir a surpreender alguns, Brooke Flowers que nos mock drafts tem andado sempre entre o ser uma das possíveis ultimas escolhas ou o não ser mesmo escolhida. A verdade é que falamos de um prospect muito interessante que pode acabar a causar surpresa a muita gente. É uma poste que combina altura, físico e atleticismo e que tem vindo a evoluir no que ao seu ball-handling diz respeito. Brooke Flowers é uma defensora de elite neste draft, capaz de mandar no que às lutas na tabela diz respeito e uma ressaltadora de altíssimo nível que seria um luxo para muitas equipas. No que ao ataque diz respeito, demorou para ser trabalhado, mas nesta altura é uma jogadora que se notabiliza debaixo do cesto, tendo evoluído muito para se tornar uma poste completa e capaz de fazer a diferença dos dois lados do campo.

Victaria Saxton – Defensora para ter em atenção

Mudamos para uma extremo que para muitos vai ser uma escolha tardia no terceiro round, mas que pode também ela acabar a surpreender alguns. Victaria Saxton cresceu imenso sob comando de Dawn Staley em South Carolina. Saxton é um dos prospects mais seguros deste draft, tem a capacidade de não cometer erros, foram muito poucos os que cometeu ao longo da temporada, é uma jogadora que consegue desempenhar todo o tipo de papeis em campo e uma atleta que se integra em todos os sistemas. Victaria Saxton é uma extremo que pode jogar em todas as posições, que se notabiliza por ser uma defensora de elevado nível e ainda por atacar o cesto de uma forma que a torna quase imparável, além disso é uma jogadora de equipa que sabe o que tem a fazer e que não tem medo de assumir, nem de jogar apenas para as suas colegas, um valor muito interessante e para ter em atenção.

Madi Williams – Potencial para ser um dos “steals” no futuro

O nosso terceiro nome, Madi Williamns para alguns aparece como possível escolha na segunda ronda, para outros já na terceira ronda, mas é uma atleta que poderá acabar mesmo por ser escolhida no final da primeira ronda, sendo uma surpresa para alguns, mas com a certeza de que tem tudo para ser um dos “steals” deste draft. Falamos de uma jogadora que atuou muito a base, mas que tem a capacidade para jogar a extremo e que se evidencia pela sua muita qualidade com a bola na mão. Madi Williams é uma scorer, tem capacidade para abrir espaços com e sem bola, consegue inventar sempre algo e brilha pela sua visão de jogo. Dentro de toda esta qualidade está um ponto que pode pesar, o facto de não ser uma atiradora de alto nível (30% de carreira da linha de três pontos), mas a verdade é que é uma jogadora que sabe ter bola, que consegue fazer a sua equipa jogar e que no perímetro é mortífera, um valor seguro, que tem evoluído muito e que pode chegar muito longe.

Ashten Prechtel – Elegância e força para surpreender

No nosso quarto nome que pode vir a surpreender no draft da WNBA de 2023 vamos até Stanford para falar de Ashten Prechtel. Aqui estamos perante uma jogadora com capacidade para jogar a 5 e a 4, mas que já foi utilizada até a 3, isto porque falamos de uma atleta forte fisicamente, que se destaca pelo que faz na tabela, mas que é dona de um QI elevado e de uma elegância que lhe permite estar sempre e desde cedo em evidência. Prechtel é uma excelente defensora desde sempre, mas tem vindo a mostrar cada vez mais atributos no que ao tiro exterior diz respeito, algo que tem vindo a ser uma arma cada vez mais usada por esta jogadora que foi uma das figuras em Stanford. Ashten Prechtel é uma defensora de elite, com estatura física, que sabe ter bola e que aproveita muito bem todo o espaço que tenha para atirar, por isso mesmo é um prospect que poderá vir a surpreender muita gente.

Elena Tsineke – Underrated pick que pode surpreender e muito

Para terminarmos, vamos falar de uma grega que já jogou com a “nossa” Sara Barata, falo de Elena Tsineke. Aqui estamos perante uma das melhores bases deste draft, mas que o tamanho acaba por ser um “entrave” para muitos. Tsineke é uma base capaz de criar e de fazer a diferença com e sem espaço, em transição e a partir do pick and rol, além disso é uma base muito inteligente que consegue colocar cada colega a jogar melhor. Não sendo uma jogadora alta, é uma base que consegue encontrar caminhos para o cesto e ganhar vantagem mesmo a atletas de maior estatura. Elena Tsineke lança bem de meia e longa distância e tem uma uma leitura de jogo que a torna numa base de altíssimo nível. Falamos de um dos prospects mais underrated deste draft e que poderá ser um reforço para muitas equipas capaz de fazer a diferença que tanto precisam.

Ficaram aqui 5 nomes que podem surpreender e muito no draft da WNBA de dia 10 de Abril e ainda mais no futuro do basquetebol do basquetebol feminino mundial.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS