As primeiras amostras de MotoGP em 2023 – Parte 1

Diogo SoaresFevereiro 12, 20234min0

As primeiras amostras de MotoGP em 2023 – Parte 1

Diogo SoaresFevereiro 12, 20234min0
Diogo Soares olha para o que se tem passado nos testes do MotoGP e apresenta alguns dados interessantes das principais marcas

Terminou este domingo a primeira sessão oficial de testes no MotoGP no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia. Finalizados os trabalhos destes três dias, o FairPlay conta-te quais foram os resultados das construtoras com especial destaque para a Aprilia de Miguel Oliveira

Aprilia

A Aprilia, que este ano conta com 4 motas distribuídas pela Aprilia Racing e pela RNF MotoGP Team, conseguiu marcar presença no top-3 nos três dias de testes: duas de Maverick Viñales na sexta-feira e no domingo e uma de Miguel Oliveira no sábado.

Na Aprilia, Aleix Espargaró, que em 2022 lutou pelo título de pilotos até às últimas rondas, terminou em 6º na sexta-feira e no domingo e fechou em 20º no sábado. Viñales fez o segundo melhor tempo na sexta-feira, 18º no sábado e o terceiro no domingo.

Já na RNF, o português Miguel Oliveira, que vai para a sua primeira época na equipa satélite do universo Aprilia, fez o 14º tempo de sexta, o segundo melhor tempo de sábado e 17º no domingo. O seu companheiro de equipa Raul Fernandez terminou e 15º no primeiro dia, sexto no segundo e 11º no último dia de testes.
Na combinação dos três tempos Oliveira fixou-se no 15º posto, mas o piloto português mostrou-se satisfeito com o desempenho da moto e acrescentou que ele próprio precisa de entender melhor a maquinaria que tem em mãos, disse em declarações aos canais oficiais do MotoGP.

Ducati

A Ducati chegou à Malásia com a moral em alta após vencerem os três títulos possíveis em 2022 – pilotos, equipas e construtores – e saiu ainda mais moralizada para a época que se avizinha. Nos três dias de testes, uma moto Ducati liderou os tempos, com Marco Bezzechi a liderar na sexta-feira, Jorge Martin no sábado e Luca Marini no domingo. Mas vamos por equipas.

Na Ducati Lenovo Team, que este ano conta com o campeão de 2022 Francesco Bagnaia e com Enea Bastianini, os pilotos conseguiram manter alguma consistência ao longo do fim de semana. Francesco Bagnaia com dois quintos lugares nos dois primeiros dias e um segundo lugar no último dia de testes. Enea Bastianini, que faz a sua primeira época na equipa de fábrica da Ducati, fechou em terceiro na sexta, nono no sábado e quarto no domingo.

Num curto comunicado nas redes sociais, o campeão do mundo de 2022 mostrou-se “feliz e orgulhoso” com o trabalho desenvolvido durante o fim de semana.

Já na Mooney VR46 Racing Team, os resultados apresentaram alguma inconsistência entre a dupla de pilotos que se mantém igual a 2022. Marco Bezzechi fez o melhor tempo de sexta-feira. No sábado o resultado foi menos positivo, tendo ficado pelo 12º lugar. Por fim, no domingo, Bezzechi terminou na oitava colocação. Luca Marini teve uma evolução positiva desde sexta, quando ficou em 13º, até ao tempo mais rápido feito no domingo. No sábado o piloto italiano ficou-se pela sétima posição.

Na Pramac, Jorge Martín foi o melhor piloto nos três dias de testes. Na sexta-feira, o espanhol ficou em quarto lugar. No dia seguinte fez o melhor tempo da sessão, já no domingo, teve o seu dia menos positivo com o quinto melhor tempo da sessão. Por outro lado, o seu companheiro de equipa Johann Zarco não conseguiu resultados positivos, tendo ficado apenas pela 15ª colocação na sexta e no sábado. Já no domingo, o francês conseguiu fixar-se no sétimo posto.

Por fim, a Team Gresini, que conta com Fabio DiGiannantonio e Alex Marquez, teve resultados idênticos entre ambos os pilotos, mas com vantagem para DiGiannantonio. Na sexta-feira, a equipa conseguiu o oitavo e nono posto. No sábado, a escuderia italiana teve os seus piores resultados, acabando em 14º e 17º. No domingo os resultados voltaram a sorrir para a equipa que fechou com a sétima e nona posição.

Yamaha

A Yamaha conta com apenas duas motos nesta temporada, pilotadas por Fabio Quartararo e Franco Morbidelli. Os testes não foram positivos para a construtora japonesa que conseguiu um quarto lugar no sábado conseguido pelo piloto francês. Na sexta a equipa conseguiu o 10º e 11º lugar, com o melhor tempo a ser marcado pelo piloto italiano. No sábado, além do quarto lugar “sacado” por Quartararo, Morbidelli terminou com o 11º lugar. Por fim, no domingo, os nipónicos tiveram a sua pior marca, tirando apenas o 19º e 20º tempo da sessão

O campeão do mundo em 2021 Fabio Quartararo mostrou-se com sentimentos mistos com o desempenho da moto construída e admite que ainda há trabalho por fazer.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS