MotoGP 2022: Francesco Bagnaia é campeão do Mundo!

Diogo SoaresNovembro 7, 20222min0

MotoGP 2022: Francesco Bagnaia é campeão do Mundo!

Diogo SoaresNovembro 7, 20222min0
Temos novo campeão, com Francesco Bagnaia a levantar o título de campeão numa temporada emotiva e Diogo Soares conta-te tudo o que se passou

O sonho virou realidade. Francesco Bagnaia termina em nono lugar e sagra-se campeão mundial de MotoGP pela primeira vez na sua carreira. O pupilo de Valentino Rossi volta a levar o título para Itália 13 anos depois do último título de “Il Dottore”. Alex Rins venceu a corrida na despedida da Suzuki da categoria rainha do motociclismo com Brad Binder e Jorge Martin a completarem o pódio. Miguel Oliveira terminou em quinto.

Num belo dia de sol em Valência, perfeito para a decisão do título, Jorge Martin partia da pole – a terceira pole position consecutiva para o piloto da Pramac -, acompanhado por Marc Marquez e Jack Miller na primeira linha da grelha de partida. Fabio Quartararo, que precisava de vencer, partia do quarto posto e tinha uma tarefa complicada pela frente. Por outro lado, Pecco Bagnaia partia de oitavo e só precisava de se manter no top-14.

Com um arranque espetacular, Alex Rins, que partiu de quinto, assumiu a liderança antes da curva 1 e nunca mais de lá saiu, Quartararo desceu para sexto e Bagnaia subiu ao quinto posto. Ainda houve faísca entre os dois pilotos na volta 2 – que resultou em danos na carenagem da Ducati –, mas o piloto da Yamaha impôs- se ao italiano, ultrapassou-o e abriu uma diferença a qual Bagnaia nunca mais recuperou. Pecco entrara então numa corrida de gestão, sem arriscar e sem forçar lutas com os adversários, enquanto Quartararo tentava aproximar-se da vitória. Vitória, essa, que nunca chegou.

Numa corrida pobre em termos de realização – algo que tem sido recorrente por parte da Dorna – foram bastante percetíveis os problemas de Bagnaia em controlar a sua Desmosedici GP22, provocados pelos danos na mesma.

Na bandeirada de xadrez, Alex Rins conquistou a 2ª vitória na época, Brad Binder e Jorge Martin completaram o pódio. Quartararo fechou em 4º, confirmando o título de Bagnaia, que cruzou em 9º. O português, Miguel Oliveira, terminou em 5º lugar, após uma excelente recuperação, tendo sido apelidado como “Sunday specialist”

Com o título de pilotos, juntando aos títulos de construtores e de equipas, a Ducati venceu a tríplice coroa do MotoGP, 3 anos depois da Honda ter conquistado o mesmo feito. Pecco Bagnaia tornou-se o segundo italiano a conquistar o campeonato de pilotos numa moto italiana, 50 anos depois de Giacomo Agostini ter sido o pioneiro desse mesmo feito, na altura com a MV Agusta.

Classificação final do campeonato:


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS