Guardar as Jóias da Coroa – FC Porto

João de MatosJulho 4, 20215min0

Guardar as Jóias da Coroa – FC Porto

João de MatosJulho 4, 20215min0
O campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, FC Porto, depois da saída de Miguel Martins e André Gomes, está blindar as jóias da coroa.
Overview
O campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, FC Porto, depois da saída de Miguel Martins e André Gomes, está blindar as jóias da coroa.
0%
Summary

O campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, FC Porto, depois da saída de Miguel Martins e André Gomes, está blindar as jóias da coroa.

Overall score 0%
0 min100

O campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, FC Porto, depois da saída de Miguel Martins e André Gomes, está blindar as jóias da coroa. A primeira aquisição de peso, é nada mais nada menos, que o capitão da equipa do Sporting, Pedro Valdés.

O lateral cubano de 26 anos preparava-se para cumprir a quinta época nos leões, aos quais chegou em 2017/2018 oriundo do Avanca, mas a aliciante proposta dos azuis e brancos fê-lo ponderar e decidir-se pela mudança da capital para o Porto. O atual n.º 2 e um dos jogadores mais influentes da equipa treinada por Rui Silva, a qual não conseguiu contrariar o domínio (invicto) dos dragões no Andebol 1, concluindo o campeonato no 2.º lugar, foi «aliciado com um aumento bastante significativo de salário para rumar até ao norte do País», segundo o site Leonino, encontrando-se «muito perto de assinar pelo andebol azul e branco», que por sua vez viu sair neste final de época o lateral André Gomes para o Melsungen, da Bundesliga, e também o central Miguel Martins para os campeões húngaros do Pick Szeged.

O FC Porto oficializou a renovação de contrato com o internacional português Rui Silva até 2025 e a renovação do contrato de António Areia por mais duas temporadas, até 2023. O andebolista está no clube portista desde o verão de 2015, proveniente do Benfica. Nas seis épocas que leva de azul e branco, António Areia, 30 anos, já conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Rui Silva fica no FC Porto (Foto: fcp.pt)

Outro jogador que viu a sua ligação prolongada contratualmente foi Fábio Magalhães que renovou o contrato que o liga ao FC Porto por três temporadas, ficando ligado ao clube até 2024. O internacional português, de 33 anos, chegou aos dragões no verão de 2018, proveniente do Chartres (França). De dragão ao peito, o lateral esquerdo já conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

A grande promessa do andebol português para as balizas nacionais é Diogo Rêma, o jovem guarda-redes da equipa de andebol que assinou um novo vínculo válido até 2024, mostrando-se satisfeito por continuar ao serviço do campeão nacional. O guarda-redes, de 17 anos, chegou ao FC Porto oriundo do FC Gaia, em 2019/2020, depois de ter feito grande parte da formação no Colégio dos Carvalhos.

Duas saídas de peso do plantel de Magnus Andersson, colmatadas pela sonante contratação de Pedro Valdés, que herdou a braçadeira de capitão dos leões em fevereiro, quando o também lateral Frankis Carol rumou ao Al Arabi, do Catar, e que esta época, com 197 golos em 46 jogos, dilatou para 645 o total de tentos em 184 jogos nas quatro épocas de leão ao peito.

O Grand Nancy anunciou a contratação de Tiago Rocha, o nono jogador português mais internacional de sempre – 198 jogos com a camisola das Quinas, sendo 140 A, ao serviço da qual marcou 355 golos . O pivô português de 35 anos deixou o Sporting e assinou com o emblema francês até 2022. É a segunda aventura de Tiago Rocha no estrangeiro, depois de ter representado os polacos do Wisla Plock entre 2014 e 2017.

Em Portugal representou o FC Porto (2002 a 2014) e Sporting (2017 e 2021), contando no palmarés com sete campeonatos, duas Taças de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Internacional português em 139 ocasiões, Tiago Rocha fez parte dos convocados para o Campeonato da Europa 2020.

No Nancy, Rocha vai ocupar o lugar de Ales Silva, pivô brasileiro que já passou por Portugal, ao serviço do Benfica. Companheiro de Tiago Rocha será um outro ex-Benfica (2014/15 e 2015/16), o lateral direito espanhol Javier Borragan, de 31 anos.

O Sporting CLube de Portugal, depois da saída de Tiago Rocha e do capitão Pedro Valdés para o rival Porto, aposta forte na nova equipa técnica que apresenta, o nome escolhido é o de Ricardo Costa, de 44 anos, vai integrar os quadros técnicos do Sporting nas próximas quatro temporadas. Seja como treinador principal, ocupando o lugar de Rui Silva, ou na coordenação da formação. Mas, o treinador do Artística de Avanca não virá sozinho, pois com ele, vêm os filhos Martim e Francisco, jovens de 18 e 16 anos vinculados ao FC Porto, tendo estado o mais novo emprestado, na temporada agora finda, ao emblema orientado pelo progenitor.

A primeira contratação oficial por parte dos leões, é um reforço para a baliza, com a contratação do jovem guarda-redes de andebol tunisino Yassine Belkaid, depois de ter dado excelentes indicações no Vitória Futebol Clube, onde jogou na última época.

Yassine ao serviço do Vitória FC (Foto: Zerozero)

Belkaid é jovem, tem 20 anos, e vai suprir a saída ontem anunciada de Aljosa Cudic, que terminou contrato com os verdes e brancos. Em Alvalade desde 2015/2016, Cudic deixa os leões aos 33 anos, depois de ter contribuído para a conquista de dois campeonatos nacionais (2016/17 e 2017/18) e uma Taça Challenge (2016/17), isto num total de 247 jogos, durante os quais ainda marcou 15 golos. Para suceder ao jugoslavo, os leões contrataram Yassine Belkaid, de 1,97 metros e 94 quilos, que se juntará a Matevz Skok (internacional esloveno de 34 anos) e a Manuel Gaspar (internacional português de 22 anos) no lote de guarda-redes ao dispor do técnico Ricardo Costa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter