Andebol luso na Europa 22/23: Misto de emoções na European League
O SL Benfica esteve a um passo de garantir a qualificação na European League em território germânico, enquanto o Sporting bateu o Granollers no Pavilhão João Rocha e persegue a liderança. A AA Águas Santas empatou na Macedónia.
O Sport Lisboa e Benfica foi a primeira equipa portuguesa a entrar em campo, na visita ao Frisch Auf Göppingen, num encontro envolto de uma arbitragem polémica e tendenciosa a favor dos germânicos. Às 19h45 entrou, em simultâneo, entrou dentro de campo as equipas do Sporting Clube de Portugal e da Associação Atlética de Águas Santas no Pavilhão João Rocha e Sportska Sala Boro Curlevski, em respetivo.
Viktor Kieren and Leo Maciel keep up the good work in 2023 ?? #ehfel
5️⃣ Marko Kizikj | HC Eurofarm Pelister ?⚪️
4️⃣ Ariân Andó | Balatonfüredi KSE ?⚫️
3️⃣ Sergey Hernandez | @SLBenfica ?
2️⃣ Leonel Maciel | @SCPModalidades ?
1️⃣ Viktor Kireev | @FuechseBerlin ? pic.twitter.com/GUwzhqjDLN— EHF European League (@ehfel_official) February 15, 2023
Encarnados no meio de uma arbitragem controversa
O Sport Lisboa e Benfica precisava apenas de vencer para se qualificar automaticamente para os Oitavos de Final da EHF European League, no entanto, fatores extra ditaram a derrota dos encarnados.
What a ?from Cosmin Grigoras. He puts this one in and scores the first goal for @modalidadesslb.#ehfel pic.twitter.com/6WNibmPPbE
— EHF European League (@ehfel_official) February 14, 2023
Com uma vantagem de três golos (15-18) quando as equipas recolheram para o intervalo, fruto de uma exibição taticamente perfeita, tudo se alinhava para os encarnados vencerem a partida, no entanto, a história na segunda parte.
Com nove exclusões de dois minutos para a equipa de Chema Rodríguez contra uma para os germânicos, as águias viram a arbitragem a inclinar o campo. À medida que os germânicos se aproximavam, um resultado positivo ia ficando mais distante, ora os alemães marcavam golos em circunstâncias de faltas atacantes, ora os portugueses estavam em inferioridade numérica. O resultado final fixou-se nos 31-29 a favor do Göppingen de Gilberto Duarte.
Fruto desta derrota, os vermelhos e brancos situam-se na 4ª posição do Grupo A da competição com 6 pontos conquistados em 8 encontros.
Leões na perseguição ao líder croata
O Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu os espanhóis do CB Granollers por sete golos de diferença (38-31). Após uma primeira parte extremamente equilibrada, onde os Leões saíram a vencer pela margem mínima, na segunda metade a história foi diferente.
Os irmãos Costa – Martim Costa (9) e Francisco Costa (7) – e o capitão Salvador Salvador (7) estiveram em grande plano ofensivo, significando mais de 50% dos golos marcados pela turma leonina. A turma comandada por Ricardo Costa superiorizou-se na segunda metade do encontro, sendo que rapidamente chegaram aos cinco golos de vantagem. Nos instantes finais, os leões ainda aumentar para sete os tentos de diferença.
Happy birthday ?? Kiko Costa ??
? Check out our exclusive documentary: https://t.co/H7sqKRKJND#ehfel @SCPModalidades @AndebolPortugal pic.twitter.com/TYv2R3l692
— EHF European League (@ehfel_official) February 16, 2023
Com esta vitória, o Sporting CP fixa-se na perseguição ao líder RK Nexe com 12 pontas na 2ª posição (-2 pontos que os croatas), sendo que, na última jornada, haverá Sporting versus Nexe no Pavilhão João Rocha.
Águas Santas à beira de surpreender na Macedónia
A Associação Atlética de Águas Santas, após vencer em casa os espanhóis do CD Bidasoa Irun, esteve prestes a conquistar os três pontos em casa do Eurofarm Pelister. O encontro iniciou-se com um equilíbrio extremo e aos empates foram sucessivos durante os primeiros trinta minutos.
Nos segundos trinta minutos, a partida manteve-se sempre na mesma toada até aos instantes finais em que os maiatos estiveram em vantagem, mas permitiram o empate à turma caseira. O jovem lateral da Águas Santas esteve em grande destaque com 7 tentos durante toda a partida.
A Associação Atlética de Águas Santas fixa-se assim na 5ª posição do Grupo D com 4 pontos em 8 encontros.