O ponto de situação na Europa de andebol: próspero ou indesejado?

Bernardo GalanteDezembro 30, 20225min0

O ponto de situação na Europa de andebol: próspero ou indesejado?

Bernardo GalanteDezembro 30, 20225min0
Com o FC Porto praticamente eliminado, mas com SL Benfica e Sporting CP perto de passar, Bernardo Galante faz a actualização do que se passa na Europa de andebol

Com a paragem para o Mundial de andebol, que se realizará durante o próximo mês de janeiro, descrevemos-lhe o ponto de situação dos clubes portugueses nas competições europeias.

50/50 é a avaliação da prestação dos clubes portugueses nas competições europeias de andebol, até ao momento, tanto na EHF Champions League como na EHF European League. Futebol Clube do Porto e AA Águas Santas vêm as suas possibilidades bastante reduzidas para avançarem para as respetivas fases seguintes, no entanto, os rivais lisboetas estão em boa posição para que isso aconteça.

FC Porto e uma autêntica travessia no deserto

Ao contrário do que tem vindo a ser habitual, o Futebol Clube do Porto chega ao mês de dezembro e vê as suas possibilidades de ingressarem na fase seguinte a caírem praticamente por terra. Em 10 encontros realizados, a turma comandada por Magnus Andersson apenas conquistou 1 ponto, fruto de um empate a 31 bolas diante do SC Magdeburg, o campeão alemão em título.

Os dragões que na era Magnus Andersson sempre fizeram prestações altamente competitivas, este ano, iniciaram a competição de uma forma bastante negativa. Na primeira jornada, acabariam por perder num terreno bastante complicado como é o dos polacos do Wisla Plock (27-33) e, seguir-se-ia de desaires contra Veszprém em casa (28-35) e nas visitas aos terrenos do RK Zagreb (23-29), Dínamo de Bucareste (27-32) e do GOG (26-33).

Somente ao passo da 6ª jornada é que o FC Porto apresentou sinais de melhorias: na visita ao terreno do Paris Saint-Germain, contudo, perdeu por dois golos de diferença (30-32). Os níveis exibicionais começariam a melhorar, mas apenas deu para somar um empate e mais três derrotas (SC Magdeburg [F], Paris SG [C] e GOG [F]), embora por margens muito reduzidas.

Depois de 10 jornadas, o FC Porto encontra-se na última posição do Grupo A com apenas 1 pontos – 7 pontos atrás do 6º classificado, o RK Zagreb que se encontra com 8 pontos e, sendo assim, é a última equipa do grupo a garantir vaga para os oitavos de final. A faltar quatro jornadas, é (praticamente) impossível os portistas alcançarem a próxima fase da competição.

Uma estreia histórica que deverá ficar por aqui

Após a Associação Atlética de Águas Santas chegar à fase de grupos da EHF European League, pela primeira vez, eis que a sua caminhada deverá estar a chegar ao fim. À semelhança do FC Porto, mas, noutro contexto, a turma da Maia também só ainda somou um único ponto.

O empate em casa perante os ucranianos do Motor Zaporozhye (que, atualmente, competem na Bundesliga 2, devido à invasão russa em seu território) a 26 bolas. Fora isso, somam 5 derrotas, quando faltam quatro jornadas para disputar.

No Grupo D da competição, os maiatos encontram-se no 6º e último posto com apenas 1 ponto, seguindo-se do Motor Zaporozhye, Eurofarm Pelister, CD Bidasoa, Skanderborg Aarhus e o Fuchse Berlin. Apesar da prestação na fase de grupos, este é um marco excelente no andebol maiato.

Rivais lisboetas em boa posição para avançar na competição

O Sport Lisboa e Benfica (vencedor da EHF European League) e o Sporting Clube de Portugal, encontram-se perante boas situações para avançarem na competição de andebol.

As águias, apesar de somarem apenas quatro pontos em cinco encontros disputados, estão no quarto lugar do grupo (qualificam-se os quatro primeiros classificados), o que lhes dá acesso à próxima fase, sendo que a diferença qualitativa dos quatro primeiros (Montpellier HB, Kadetten Schaffhausen, Goppingen e Benfica) é bastante acentuada para as restantes equipas (Veszprém Felsoors e Tatran Presov).

As derrotas em casa perante o Montpellier (24-26) e o Goppingen (27-31) não permitiram com que os comandados de Chema Rodríguez não estivessem com um pé e meio na próxima fase, sendo que ainda visitaram os suíços do Kadetten e saíram derrotados pela margem mínima (25-26).

O Sporting Clube de Portugal comandado por Ricardo Costa, encontra-se numa posição ainda mais favorável, possuindo 5 pontos de avanço para o quinto classificado do Grupo C, os húngaros do Balatonfuredi. Com 8 pontos em seis jornadas disputadas, os leões podem perfeitamente almejar a liderança que agora pertence aos croatas do RX Nexe, devido aos 10 pontos que somam até agora.

Os verdes e brancos apenas perderam em terrenos fora de casa, como foi o caso das visitas ao RK Nexe (31-32) e ao CB Granollers (29-32). Nos restantes encontros, somaram-se quatro vitórias diante do Alpha HC, do Balatonfuredi e do Skjern, por duas vezes.

O Sporting encontra-se com um pé e meio nos oitavos de final da competição, sendo que, à data, persegue o RK Nexe – líder do Grupo C. Os dinamarqueses do Skjern são a outra equipa que se encontra em lugar de qualificação.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS