O ponto de situação na Europa de andebol: próspero ou indesejado?
Com a paragem para o Mundial de andebol, que se realizará durante o próximo mês de janeiro, descrevemos-lhe o ponto de situação dos clubes portugueses nas competições europeias.
50/50 é a avaliação da prestação dos clubes portugueses nas competições europeias de andebol, até ao momento, tanto na EHF Champions League como na EHF European League. Futebol Clube do Porto e AA Águas Santas vêm as suas possibilidades bastante reduzidas para avançarem para as respetivas fases seguintes, no entanto, os rivais lisboetas estão em boa posição para que isso aconteça.
5️⃣ Martim Costa | @SCPModalidades ??
4️⃣ @amartinezbages | @BMGranollers ??
3️⃣ Alexis Borges | @SLBenfica ??
2️⃣ Stiven Valencia | @valurhandbolti ??
1️⃣ Dominik Gál | Fejer B.A.L-Veszprem ??An in-flight in a fast break ? Is it your favourite style of goal? ? #ehfel pic.twitter.com/e4xzseQz3V
— EHF European League (@ehfel_official) December 14, 2022
FC Porto e uma autêntica travessia no deserto
Ao contrário do que tem vindo a ser habitual, o Futebol Clube do Porto chega ao mês de dezembro e vê as suas possibilidades de ingressarem na fase seguinte a caírem praticamente por terra. Em 10 encontros realizados, a turma comandada por Magnus Andersson apenas conquistou 1 ponto, fruto de um empate a 31 bolas diante do SC Magdeburg, o campeão alemão em título.
Os dragões que na era Magnus Andersson sempre fizeram prestações altamente competitivas, este ano, iniciaram a competição de uma forma bastante negativa. Na primeira jornada, acabariam por perder num terreno bastante complicado como é o dos polacos do Wisla Plock (27-33) e, seguir-se-ia de desaires contra Veszprém em casa (28-35) e nas visitas aos terrenos do RK Zagreb (23-29), Dínamo de Bucareste (27-32) e do GOG (26-33).
Somente ao passo da 6ª jornada é que o FC Porto apresentou sinais de melhorias: na visita ao terreno do Paris Saint-Germain, contudo, perdeu por dois golos de diferença (30-32). Os níveis exibicionais começariam a melhorar, mas apenas deu para somar um empate e mais três derrotas (SC Magdeburg [F], Paris SG [C] e GOG [F]), embora por margens muito reduzidas.
Depois de 10 jornadas, o FC Porto encontra-se na última posição do Grupo A com apenas 1 pontos – 7 pontos atrás do 6º classificado, o RK Zagreb que se encontra com 8 pontos e, sendo assim, é a última equipa do grupo a garantir vaga para os oitavos de final. A faltar quatro jornadas, é (praticamente) impossível os portistas alcançarem a próxima fase da competição.
Always BeReady for the rebound! ?☝️#ehfcl @FCPorto pic.twitter.com/yk93n9wTLL
— EHF Champions League (@ehfcl) December 14, 2022
Uma estreia histórica que deverá ficar por aqui
Após a Associação Atlética de Águas Santas chegar à fase de grupos da EHF European League, pela primeira vez, eis que a sua caminhada deverá estar a chegar ao fim. À semelhança do FC Porto, mas, noutro contexto, a turma da Maia também só ainda somou um único ponto.
O empate em casa perante os ucranianos do Motor Zaporozhye (que, atualmente, competem na Bundesliga 2, devido à invasão russa em seu território) a 26 bolas. Fora isso, somam 5 derrotas, quando faltam quatro jornadas para disputar.
No Grupo D da competição, os maiatos encontram-se no 6º e último posto com apenas 1 ponto, seguindo-se do Motor Zaporozhye, Eurofarm Pelister, CD Bidasoa, Skanderborg Aarhus e o Fuchse Berlin. Apesar da prestação na fase de grupos, este é um marco excelente no andebol maiato.
Oh, that interception. Oh, that pass and oh, that finish! ?@FuechseBerlin #ehfel pic.twitter.com/mOGVVQsHeZ
— EHF European League (@ehfel_official) November 29, 2022
Rivais lisboetas em boa posição para avançar na competição
O Sport Lisboa e Benfica (vencedor da EHF European League) e o Sporting Clube de Portugal, encontram-se perante boas situações para avançarem na competição de andebol.
As águias, apesar de somarem apenas quatro pontos em cinco encontros disputados, estão no quarto lugar do grupo (qualificam-se os quatro primeiros classificados), o que lhes dá acesso à próxima fase, sendo que a diferença qualitativa dos quatro primeiros (Montpellier HB, Kadetten Schaffhausen, Goppingen e Benfica) é bastante acentuada para as restantes equipas (Veszprém Felsoors e Tatran Presov).
As derrotas em casa perante o Montpellier (24-26) e o Goppingen (27-31) não permitiram com que os comandados de Chema Rodríguez não estivessem com um pé e meio na próxima fase, sendo que ainda visitaram os suíços do Kadetten e saíram derrotados pela margem mínima (25-26).
WATCH: …but @SLBenfica aren't going to roll over and let @mhbofficiel take that win! Demis Grigoras with the sweet underarm strike! #ehfel pic.twitter.com/uqUsgcVoMf
— EHF European League (@ehfel_official) December 13, 2022
O Sporting Clube de Portugal comandado por Ricardo Costa, encontra-se numa posição ainda mais favorável, possuindo 5 pontos de avanço para o quinto classificado do Grupo C, os húngaros do Balatonfuredi. Com 8 pontos em seis jornadas disputadas, os leões podem perfeitamente almejar a liderança que agora pertence aos croatas do RX Nexe, devido aos 10 pontos que somam até agora.
Os verdes e brancos apenas perderam em terrenos fora de casa, como foi o caso das visitas ao RK Nexe (31-32) e ao CB Granollers (29-32). Nos restantes encontros, somaram-se quatro vitórias diante do Alpha HC, do Balatonfuredi e do Skjern, por duas vezes.
O Sporting encontra-se com um pé e meio nos oitavos de final da competição, sendo que, à data, persegue o RK Nexe – líder do Grupo C. Os dinamarqueses do Skjern são a outra equipa que se encontra em lugar de qualificação.
Francisco Costa gets better every minute he is on the court, look at that power! ?@SCPModalidades #ehfel pic.twitter.com/cGi7qlYb8x
— EHF European League (@ehfel_official) November 29, 2022