Andebol luso na Europa 22/23: semana negativa para Benfica e Sporting

Bernardo GalanteMarço 24, 20234min0

Andebol luso na Europa 22/23: semana negativa para Benfica e Sporting

Bernardo GalanteMarço 24, 20234min0
Derrotas para Sporting e Benfica na EHF European League, com Bernardo Galante a explicar esta semana negativa no andebol europeu

O Sport Lisboa e Benfica tinha a espinhosa missão de derrotar os alemães do Flensburg, enquanto o Sporting Clube de Portugal visitou Irún para enfrentar o CD Bidasoa, na primeira fase a eliminar da EHF European League, a segunda competição de andebol mais importante da Europa.

O Benfica de Chema Rodríguez, atual detentor da competição, fruto da quarta posição do seu grupo, quis o emparelhamento dos Oitavos de Final da EHF European League, que defrontasse o quinto classificado do Campeonato Alemão – a Bundesliga – e encontram-se com pé e meio fora da competição.

O Sporting Clube de Portugal, fruto da segunda posição no seu grupo, quis o emparelhamento que defrontasse os espanhóis do CD Bidasoa Irún, tendo saído derrotado no reduto deste emblema do andebol espanhol, no entanto, com possibilidades de operar uma remontada no seu pavilhão, diante do seu público.

Benjamin Buric frente a um desastroso Benfica

O primeiro golo até foi dos campeões em título, no entanto, rapidamente tudo descambou. A turma de andebol comandada por Chema Rodríguez criava oportunidades de golo, mas não as concretizava, ora por ineficácia própria dos seus atletas, ora por embater na muralha que Benjamim Buric formou entre quatro postes – aos 30 minutos levava 10 defesas e, no final do encontro, terminou com 18. Um número impressionante para um guarda-redes, essencialmente, num jogo que se esperava extremamente competitivo.

A primeira parte decorria e, para além dos erros defensivos e ofensivos, a eficácia não existia por parte dos Encarnados. Naturalmente, os alemães do Flensburg não vacilavam e continuavam no seu ritmo a aumentar a vantagem até ao momento em que o cronómetro anotava o término da primeira metade. À ida dos atletas para o intervalo, o resultado já se situava em onze golos de diferença (10-21) a favor dos germânicos com Emil Jakobsen a anotar 8 golos em 8 remates realizados.

Na primeira parte, perspetivava-se uma entrada forte do SL Benfica, mas tal não aconteceu. A ineficácia continuava e a maior atenuante benfiquista foi a entrada de Gustavo Capdeville para a baliza – que acabaria por anotar 9 defesas na segunda metade do encontro. O quinto classificado da Bundesliga continuava a gerir o encontro a seu belo prazer e a aumentar a vantagem a espaços. Os comandados de Chema Rodríguez, fruto de uma mísera percentagem de 35% de eficácia ofensiva, saíram derrotados por 26-39, entregando (praticamente) a eliminatória à turma de Maik Machulla.

Emil Jakobsen e Benjamin Buric foram os destaques individuais do encontro – um deles no capítulo ofensivo e outro no defensivo. O lateral dinamarquês anotou 9 golos em 9 remates e o guardião bósnio – que jogou, fruto da lesão do dinamarquês, Kevin Moller – defendeu 18 dos 44 remates sofridos (41% de eficácia).

A próxima mão da eliminatória será disputada, em Flensburgo, no próximo dia 28 de março, pelas 17h45 (hora portuguesa) e com o encontro a ser transmitido na BenficaTV.

Leões escorregam no piso de Irún

13 minutos de encontro e a partida interrompida com os leões na frente por dois golos de vantagem – o piso encontrava-se extremamente escorregadio e o encontro esteve em vias de ser adiado, mas lá se jogou… infelizmente, para a turma de Alvalade.

Os irmãos Costa, mais uma vez, eram os elementos mais irrequietos da ofensiva leonina, no entanto, não chegou. Na primeira metade do encontro, a turma comandada por Ricardo Costa encontrou-se sempre na frente do marcador, ora por um golo, ora por dois e, a toada da partida manteve-se assim até ao intervalo. 11-12 era o resultado a favor dos leões.

Contudo, a ida para os balneários fez extremamente mal aos pupilos de Alvalade, sendo que o CD Bidasoa deu a volta e chegou estar a vencer por cinco golos de diferença. Com várias dificuldades relativamente ao piso, o Sporting Clube de Portugal não baixou os braços e foi em busca do resultado, no entanto, não conseguiu dar a volta ao resultado e acabou mesmo por perder a partida. 30-27 foi o resultado final.

Apesar da desvantagem na eliminatória, a equipa de andebol masculina dos Leões possuem um melhor conjunto que os espanhóis e a diferença de três golos é totalmente recuperável. A segunda mão da eliminatória decorrerá no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, no próximo dia 28 de março, pelas 19h45 (hora portuguesa) e com transmissão na SportingTV.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS