Andebol luso na Europa 22/23: liderança perdida para os “leões”

Bernardo GalanteMarço 3, 20234min0

Andebol luso na Europa 22/23: liderança perdida para os “leões”

Bernardo GalanteMarço 3, 20234min0
Com já tudo praticamente decidido, Bernardo Galante analisa o que se passou na última jornada do andebol europeu para as equipas portuguesas

O Sporting CP era o único emblema português com algo para disputar na última ronda da EHF European League de andebol. Rivais da capital são os únicos clubes portugueses representantes nas competições europeias, a partir de agora.

O Sporting Clube de Portugal recebeu o RK Nexe (Croácia), sendo que estava em disputa o primeiro lugar do Grupo C da EHF European League – competição que o Sport Lisboa e Benfica também já tinha garantido a passagem aos Oitavos de Final, ao passo de que o AA Águas Santas foi eliminado. O Futebol Clube do Porto, já com o destino traçado, foi derrotado pelo Orlen Wisla Plocl – garantindo a passagem dos polacos – na despedida da EHF Champions League.

SPORTING CP 28-34 RK Nexe: Leões falham assalto

Uma derrota que significa a segunda posição do Grupo C. Faltava apenas garantir uma vitória para chegar ao topo da tabela classificativa, após terem sido derrotados na Croácia pela margem mínima. No entanto, bastava os leões vencerem para assegurarem o primeiro lugar, algo que não conseguiram.

Pode-se atribuir a culpa a um nome: Dominik Kuzmanovic – o guardião de 20 anos do RK Nexe anotou umas impressionantes 26 defesas, totalizando cerca de 51% de eficácia. Por mais que se fale em momentos do jogo e oscilações no marcador, a grande diferença esteve na baliza, conseguindo fechá-la a sete chaves.


Em termos ofensivos, Francisco Costa, Francisco Tavares e Martim Costa com cinco golos cada foram os grandes destaques leoninos. Marin Jelinic (RK Nexe) foi o melhor marcador do encontro com nove tentos anotados.

Sendo assim, fruto do segundo lugar do Grupo C, os Verde e Brancos irão defrontar o CD Bidasoa (Espanha) nos oitavos-de-final da competição.

Última jornada para cumprir calendário: Benfica e Águas Santas têm destinos diferentes

Com o quarto lugar do Grupo A assegurado, as águias foram à Hungria vencer o Veszprém Felsoors, cumprindo assim calendário. Apesar do equilíbrio inicial, Gustavo Capdeville acabou por fechar a baliza com sete defesas nos instantes finais da primeira metade do encontro, saindo para os balneários a vencer por 14-17.

Na segunda metade, a turma comandada por Chema Rodríguez confirmou o seu favoritismo com Sergey Hernández a fechar a baliza com 11 defesas. O resultado final fixou-se nos 26-35 a favor dos lisboetas. Petar Djordjic (7) e Demis Grigoras (5) foram os melhores marcadores das Águias.

Fruto do quarto lugar no grupo, o emblema da Luz irá defrontar nos oitavos de final da EHF European League, os alemães do Flensburg-Handewitt, vencedor do Grupo B e atual quarto classificado do campeonato alemão de andebol.

O Águas Santas terminou a sua digna caminhada europeia diante de um dos crónicos candidatos ao título – o Fuchse Berlin -, num encontro com sentido único. O emblema alemão somou 18 pontos em 18 possíveis, enquanto os maiatos anotaram apenas quatro pontos em 10 encontros disputados.

João Furtado (4) e Rui Baptista (3) foram os melhores marcadores da turma portuguesa, num encontro em que o resultado final se fixou nos 23-29 a favor do líder da Bundesliga.

FC Porto com despedida inglória da Liga dos Campeões da EHF

O Futebol Clube do Porto tinha o seu destino traçado: a eliminação da prova milionária de andebol. No entanto, a despedida desejava-se com mais glória do que aquela que foi atingida. Numa receção ao Orlen Wisla Plock – que necessitava de ganhar para se apurar para os oitavos de final da Liga dos Campeões – os dragões não foram capazes de saírem vencedores, sendo que o resultado final fixou-se nos 27-28.

Na primeira metade do encontro, os polacos superiorizaram-se e acabariam por ir a vencer para os balneários por 13-15. No entanto, a história da segunda parte foi o oposto daquili que se verificaria nos primeiros trinta minutos; os Dragões foram mais fortes, chegando a estarem a liderar o jogo por dois golos, no entanto, nos instantes finais os Azuis e Brancos foram bastante perdulários no momento de finalizar e a turma de Xavi Sabaté aproveitou para vencer e apurar-se para a próxima fase da competição.

O croata Tin Lucic (Orlen Wisla Plock) foi o melhor marcador da partida com 9 golos anotados nesta despedida dos “dragões” à época de andebol europeu.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS