Andebol luso na Europa 22/23: semana de desastre com 4 derrotas
Os quatro emblemas portugueses inseridos nas competições europeias, não somaram qualquer vitória nesta jornada europeia de andbol – algo que não acontecia há semanas a fio. O FC Porto continua sem somar vitórias na EHF Champions League e está cada vez mais último nesta competição de andebol europeia.
VENCEDOR DA LIGA EUROPEIA SOMA O PRIMEIRO DESAIRE: Gilberto Duarte vence na Luz
Contra todas as previsões das casas de apostas, o Sport Lisboa e Benfica – detentor da competição – não conseguiu levar de vencida na sua própria casa os alemães do Frisch Auf Göppingen, onde atua o português Gilberto Duarte.
REVIEW: Two teams have taken the maximum points in #EHFEL group A. @FRISCHAUFGP are on top of the table after round 2 after they beat reigning champions @SLBenfica 27:31.https://t.co/46NqDxaaf7
— EHF European League (@ehfel_official) November 1, 2022
Perante um início desastroso dos encarnados, a equipa germânica adiantou-se logo desde início com um parcial de 0-5 colocando, desde cedo, as rédeas do Pavilhão Nº2 da Luz em sentido. A baixa percentagem de ataques concretizados na primeira parte (38%) e a falta de inspiração de Petar Djordjic foram alguns dos fatores que influenciaram um início de encontro que acabaria por ser determinantes para as contas finais do resultado.
Ao intervalo, o marcador eletrónico do Pavilhão Nº 2 da Luz marcava um confortável 11-16 a favor da equipa visitante, contudo, os homens comandados por Chema Rodríguez não desistiram e foram à procura do resultado, conseguindo atenuar os números finais para uma desvantagem de quatro golos de diferença (27-31), no entanto, esta não era a terça-feira das águias.
Marcel Schiller e Axel Goller (Frisch Auf Göppingen) foram os melhores marcadores do encontro com 9 e 7 golos, respetivamente, num final de tarde, onde o alemão do SL Benfica, Ole Rahmel, não foi além dos 5 tentos, sendo o elemento de maior destaque dos portugueses nesta jornada europeia de andebol.
LEÕES REGISTAM A SUA PRIMEIRA DERROTA FORA DE PORTAS: derrota em Granollers
Na visita ao vice-campeão espanhol, o Frankin BM. Granollers, o Sporting Clube de Portugal comandado por Ricardo Costa e que chegou aos quartos de final da edição transata da EHF European League, não foi capaz de se superiorizar ao emblema catalão.
He's got a magical wrist! What a pass by Pol Valera Rovira! ?♀?#ehfel @BMGranollers pic.twitter.com/i6NSyHgdlz
— EHF European League (@ehfel_official) November 1, 2022
Uma exclusão de 2 minutos do espanhol Josep Folques aos 4 minutos de jogo e a superioridade catalã inicial acabaram por ditar um encontro que correu sempre de feição aos homens da casa. Aos 27 minutos do encontro, o Granollers vencia por sete golos de diferença (17-10), sendo que Patryk Walczak e Carlos Ruesga diminuíram a desvantagem para os 17-12, quando o relógio marcava o fim do primeiro tempo.
Na segunda metade do encontro, o Sporting ainda reduziu para dois golos de diferença, no entanto, nunca conseguiu empatar a partida. O resultado final fixar-se-ia em 32-29. Pol Varela foi o melhor marcador do encontro com 7 golos apontados ao longo da partida.
ÁGUAS SANTAS SOMA SEGUNDA DERROTA: inexperiência maiata dita o resultado final
Após a derrota inaugural no terreno do CD Bidasoa, a Associação Atlética de Águas Santas não foi além de outro desaire por 2 golos de diferença, frente à equipa do Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte) a contar para a 2ª jornada do Grupo D desta 2ª competição do andebol europeu.
Num encontro bastante equilibrado a nível qualitativo, o Águas Santas entra muito bem na partida com um parcial de 3-0, no entanto, acaba por não a conseguir segurar e permitir que a formação visitante caminhe para os balneários com uma vantagem de três golos de diferença (12-15).
Na segunda metade do encontro, o Eurofarm Pelister entra melhor e consegue chegar aos sete golos de vantagem aos 45 minutos de jogo. Contudo, a formação maiata estava longe de ser dada como ‘morta’ e entre duas desqualificações diretas que afetaram a AA Águas Santas, o resultado foi encurtando até a desvantagem mínima a 2 minutos e meio do final do encontro. A inexperiência maiata nas «andanças» ditou o resultado final que se fixou num parcial de 27-29.
That's a high Handball-IQ-play ?#ehfel #AguasSantasMilaneza pic.twitter.com/QytAhRvPqC
— EHF European League (@ehfel_official) November 1, 2022
O dinamarquês Sebatian Henneberg (Eurofarm Pelister) foi o melhor marcador do encontro com 7 golos apontados.
RÉPLICA PORTISTA NÃO IMPEDIU MAIS UMA DERROTA: excelente exibição em Paris não conquista qualquer ponto
Numa altura em que o Futebol Clube do Porto necessita, mais que nunca, de pontuar na EHF Champions League (está prestes a ficar de fora da principal competição do andebol europeu), eis que visitou Paris e registou uma excelente réplica mesmo contra todas as expectativas, sendo, neste momento, uma das desilusões da prova.
Guaranteed to get the crowd going: a crazy save by Andreas Palicka ?? @psghand ? @FCPorto #ehfcl
? https://t.co/8ZT11tBGT4 pic.twitter.com/SRRek0pYT3
— EHF Champions League (@ehfcl) November 3, 2022
À entrada para a 6ª jornada da Fase de Grupos, os comandados de Magnus Andersson registavam zero pontos e o último lugar do Grupo A, ou seja, qualquer ponto seria bem-vindo. Certo também era que iriam visitar uma das melhores equipas do mundo, mas, nem isso intimidou os dragões.
Com André Sousa a titular do lado dos dragões, o Futebol Clube do Porto dividiu a primeira parte com os parisienses, registando-se várias igualdades no marcador com o passar da primeira parte. Embora a excelente réplica, o Paris Saint-Germain foi para o intervalo a vencer por 17-15.
Na segunda metade do encontro, os campeões franceses dispararam no marcador, chegando a estar a vencer por seis e sete golos de vantagem, no entanto, os dragões não deixaram de lutar e encurtaram o marcador para um parcial final de 32-30.
O lateral-esquerdo francês Elohim Prandi foi o destaque deste encontro de andebol com 11 tentos apontados, ao longo dos sessenta minutos.