Andebol luso na Europa 22/23: FC Porto continua em maré negativa

Bernardo GalanteOutubro 28, 20225min0

Andebol luso na Europa 22/23: FC Porto continua em maré negativa

Bernardo GalanteOutubro 28, 20225min0
Sporting CP, Águas Santas, SL Benfica e FC Porto estiveram em campo nas diferentes competições europeias de andebol e podes ficar a saber tudo aqui

A EHF Champions League retoma a sua atividade após uma pequena interrupção e a fase de grupos da EHF European League está de volta com um emblema português a defender o troféu, nesta Europa do andebol.

EHF EUROPEAN LEAGUE: emblemas portugueses com desafios diferentes

O Sport Lisboa e Benfica vai defender um título conquistado na época passada, contudo este ano sobe o número de emblemas portugueses participantes: cresce para 3, aquele que é o total – Sporting CP, AA Águas Santas e SL Benfica.

A estreia do Águas Santas / Milaneza

O emblema natural da cidade da Maia, a Associação Atlética de Águas Santas, estreou-se na fase de grupos da Liga Europeia da EHF de andebol, após deixar por terra o Clube Futebol “Os Belenenses” e ainda os finlandeses do Riihimäki Cocks (ou Riihimaen Cocks) do português Nuno Santos.

A estreia foi realizada na cidade basca de Irún perante o emblema da casa – o Club Deportivo Bidasoa. A turma espanhola, na temporada passada, acabou a temporada com um terceiro posto na Liga Sacyr ASOBAL – campeonato espanhol.

O encontro foi maioritariamente gerido pela formação espanhola, sendo que conseguiu colocar-se na frente desde muito cedo na partida, tanto que ao intervalo o CD Bidasoa já se encontrava a vencer por 16-13.

Nos últimos trinta minutos, a turma comandada por Jacobo Cuétara foi alargando o resultado que se explicitava no marcador eletrónico, chegando aos dez golos de vantagem. 35-26 foi o resultado final.

Num encontro com muitos golos, os atletas da turma espanhola, Dariel García, Iñaki cavero e Asier Nieto partilharam o topo da lista de melhores marcadores com 6 golos cada, respetivamente.

Encarnados iniciam a defesa do título com uma vitória tranquila

Após a conquista inédita da competição na temporada passada, o Sport Lisboa e Benfica deslocou-se a Preson para defrontar o Tatran, na primeira jornada desta 2ª competição de andebol europeia.

A turma comandada por Chema Rodríguez foi-se superiorizando ao longo da primeira metade do encontro, chegando aos seis golos de diferença, partindo para o intervalo a vencer por 9-15. Na segunda metade do encontro, os encarnados chegaram estar na frente por oito golos de diferença, sendo que estiveram sempre com o controlo da partida na mão. O resultado final fixou-se nos 25-29.

O lateral-esquerdo sérvio, Petar Djordjic, estava de mão quente ao apontar dez golos em 11 remates direcionados à baliza adversária.

Leões com teste árduo perante surpreendente Alpla HC

Num encontro que se ambicionasse relativamente tranquilo para o Sporting Clube de Portugal, verificou-se que foi tudo, exceto tranquilo.

Numa primeira parte, onde o emblema austríaco veio disposto a surpreender os leões foi mesmo a turma de Ricardo Costa a andar atrás do resultado, visto estar em desvantagem na maior parte dos primeiros trinta minutos. Após desvantagens de 3 e 4 golos.

A segunda metade do encontro foi marcada por vantagens de 2 e 3 golos para os sportinguistas, sendo que tiveram a capacidade de manter o jogo do seu lado e não deixar fugir os três pontos. O resultado final fixou-se em 31-30.

Do lado dos austríacos, Ivan Hortat e Nico Schnabl foram os principais elementos ofensivos da equipa, sendo que apontaram 7 golos, respetivamente. Também com sete tentos, mas do lado português, situou-se Francisco Costa, numa exibição de classe e maturidade de um jovem de apenas 17 anos.

EHF CHAMPIONS LEAGUE: dragão desencontrado vive pesadelo europeu

O Futebol Clube do Porto entrou na Dragão Arena com a expectativa de vencer a primeira partida europeia da temporada, contudo, ainda não foi desta que isso aconteceu.

Ao contrário do que nos habituou, a turma comandada por Magnus Andersson parece desencontrada tanto em campo como nos resultados a verificar na Liga dos Campeões. Frente ao GOG, logo na primeira metade do encontro, os dinamarqueses facilmente se colocaram na frente por cinco golos de vantagem (10-15) ao intervalo, sendo que chegaram a estar a vencer por 6 e 7 golos de diferença.

Na segunda metade do encontro, quando se esperava uma reação dos dragões, tal não aconteceu. O GOG chegou a estar a vencer por nove golos de diferença, acabando por vencer por 26-33.

O sueco Jerry Tollbring (GOG) foi o melhor marcador do encontro com 9 golos apontados.

Foto de Destaque cedida pela EHF European League de andebol


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS