Andebol 1: Cinco movimentações sub-23 a ter em conta fora o “big-3”

Bernardo GalanteAgosto 11, 20225min0

Andebol 1: Cinco movimentações sub-23 a ter em conta fora o “big-3”

Bernardo GalanteAgosto 11, 20225min0
Bernardo Galante escolhe 5 reforços sub-23 para ter em atenção neste próximo Campeonato Nacional Andebol 1

Os mercados de transferência, por vezes, trazem-nos surpresas fora dos três da frente: FC Porto, Sporting CP e SL Benfica. A envolvência deles, ocasionalmente, é sentida, mas também há muito andebol de qualidade nos restantes coletivos.

Manuel Lima: do ADA Maia/ISMAI para o ABC de Braga

Manuel Vilhena Roque Coelho Lima, natural de Guimarães e formado no clube da sua cidade – o CD Xico Andebol -, cujo qual o seu irmão Afonso Lima (novo jogador do Águas Santas) também se formou. O central nascido no dia 18 de julho de 2000 deixa a Maia com o intuito de representar um dos históricos do andebol português: o Académico Basket Clube.

Desde 2010 a 2018, o CD Xico Andebol foi a sua casa, chegando a atuar pela equipa sénior do clube da sua terra com tenra idade. O central de 1 metro e 78 centímetros evidencia-se pela sua mobilidade extrema em situações de um contra um e na forma como lê a defesa adversária. Terá sido isso, entre muitos outros fatores, que os responsáveis do Futebol Clube do Porto levaram em conta para fazer com que Manuel representasse os dragões na época 2018/19. Foi uma passagem curta – de apenas uma temporada – onde representou a equipa de Sub-19 e a equipa B. Foram 50 jogos e 107 tentos divididos pelas duas formações.

Em 2019/20 – uma época depois de ter ingressado nos dragões -, Manuel Lima ingressa no ADA Maia/ISMAI. A sua primeira época foi fugaz, sendo que começou a evidenciar-se nas temporadas seguintes – 20/21 e 22/23, respetivamente – com números esplêndidos para um jogador tão jovem. Em 2020/21, foram 98 golos em 30 encontros e, na época seguinte, decidiu aumentar os números para 175 tentos em 33 jogos entre a Taça de Portugal e o Campeonato Placard Andebol 1.

A ascensão a pulso que Manuel vem a registar tem agora direito a um novo capítulo e, desta feita, num dos históricos e mais emblemáticos clubes do nosso andebol: o ABC de Braga.

Rui Baptista: do ABC de Braga para a AA Águas Santas

Rui Miguel Pereira Baptista, igualmente natural de Guimarães como Manuel Lima, mas com os seus registos da formação a serem registados no CCR Fermentões. No total, foram sete épocas no emblema vimaranense. Em 2018, o central rumou a Braga para representar o Académico.

Nascido no dia 15 de outubro de 2001 e, atualmente, com 20 anos de idade, Rui Baptista prepara-se para fazer esquecer André Sousa e Pedro Seabra Marques no reduto da Associação Atlética de Águas Santas.

Após ter rumado à cidade minhota para representar o Académico Basket Clube, o jovem central estreou-se pela equipa principal na época 2019/20. A partir daí, seguiram-se duas épocas em que Rui Baptista se assumiu como maestro de um ABC em renovação. Durante as épocas de 2020/21 e 2021/22 foram anotados mais de 200 golos em 62 partidas pelos arsenalistas.

Este jovem prodígio do andebol português, esta temporada, terá a oportunidade de ministrar um Águas Santas que procura navegar em marés europeias.

Diogo Valério: da Alemanha até à Ilha da Madeira

Diogo Pires Andrade Heliodoro Valério, guarda-redes natural da cidade de Setúbal e formado entre o clube da sua “terra” – o Vitória Futebol Clube – e o Sport Lisboa e Benfica. Após seis épocas de Vitória de Setúbal, o jovem guarda-redes mudava-se para Lisboa, de forma a iniciar uma carreira potencialmente promissora.

Em 2014, Diogo Valério ingressou no Sport Lisboa e Benfica, onde venceu o título de campeão nacional de Juniores em 2017/18. Após seis épocas ligado contratualmente ao SL Benfica, o guarda-redes rumou ao VfL Gummersbach onde conquistou a 2ª Divisão Alemã numa passagem que perdurou durante dois anos (2020 – 2022).

Esta temporada, o internacional A por três vezes pela seleção portuguesa tem a oportunidade de regressar ao campeonato português pela porta do Marítimo, emprestado pelas águias.

Vasco Costa: mais uma voltinha pelo FC Gaia

Vasco Viegas Andrade Santos Costa, jovem prodígio ligado contratualmente ao FC Porto de apenas 16 anos irá competir, pela segunda temporada consecutiva, na principal competição do andebol português.

Após iniciar o seu percurso no Académico Futebol Clube em 2012, o lateral portuense passou pelo ADA Maia/ISMAI (2 épocas), FC Gaia (1 época e meia), AA São Mamede (meia época), GC Santo Tirso (3 épocas) e, por último, no Futebol Clube do Porto.

Depois de 153 golos em 20 jogos ao serviço da equipa B dos dragões, em 2020/21, o atleta rumou por empréstimo ao Futebol Clube de Gaia treinado por Carlos Resende, onde participou em 20 encontros e anotado 73 golos. Esta temporada, a experiência repetir-se-á, sendo que é a segunda temporada consecutiva no escalão máximo da modalidade com apenas 16 anos de idade.

Jan Kleineidam: do Hamburgo até Setúbal

Jan Kleineidam, natural de Elmshorn (Alemanha) e, atualmente, conta com 23 anos de idade. O jogador que atua, preferencialmente, na primeira linha, chega com um cartão de visita extremamente atraente, após a passagem pela Bundesliga – a melhor liga do mundo.

Segundo os dados disponíveis, Jan Kleineidam é um atleta formado no HSV Hamburg e, na época passada, disputou 23 encontros pela equipa principal alemã no principal escalão daquele país, tendo anotado 20 tentos.

O jovem atleta alemão será um dos atletas a ter em conta, devido à expectativa que criou e à experiência que irá entregar à equipa sadina.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS