4 trocas distintas por Kevin Durant: quem vai avançar?

Nuno CanossaJulho 22, 20225min0

4 trocas distintas por Kevin Durant: quem vai avançar?

Nuno CanossaJulho 22, 20225min0
Kevin Durant pode estar na lista de contratações de várias franquias da NBA, mas quem poderá ganhar mais com a contratação da estrela?

No 1º dia da free agency, o extremo dos Brooklyn Nets Kevin Durant comunicou à equipa o seu desejo em ser trocado. Desde então, quase toda a liga demonstrou interesse no 2x Finals MVP, sem que, no entanto, alguém tenha formalizado uma proposta suficientemente interessante.

Ao que tudo indica, KD colocou Heat e Suns no topo da lista de preferências e, também, Raptors, Warriors e Knicks têm surgido repetidamente nos últimos rumores. Contudo, e com Durant sob 4 anos de contrato, os Nets têm poder de decisão, devendo optar pelo pacote mais atrativo para o sucesso da equipa. Assim sendo, proponho 4 hipóteses quase ou nada exploradas, que posicionem equipa e jogador num bom caminho.

All-in em Denver

Nets recebem: Michael Porter Jr., Bones Hyland, Zeke Nnaji, Jeff Green, Christian Braun, 3 picks desprotegidas

Nuggets recebem: Kevin Durant

Juntar Kevin Durant ao atual 2x MVP Nikola Jokic e a um quiçá bem-recuperado Jamal Murray tem tudo para ser uma fórmula para o sucesso. Com as adições recentes de KCP e Bruce Brown, mais o já bem-integrado Aaron Gordon, os Nuggets posicionar-se-iam na 1ª linha de ataque na perseguição pelo troféu Larry O’Brien, com a questão profundidade a poder resolver-se com contratos mínimos ou no mercado buyout.

Quanto aos Nets, MPJ está destinado a ser All-Star, eventualmente algo mais, e apesar do risco físico, poderá revelar-se uma aposta proveitosa. Ainda que a níveis diferentes e graduais, Hyland, Nnaji e Braun são jogadores cujo potencial poderá justificar a aposta dos Nets numa troca com Denver. Em todo o caso, as 3 escolhas sem qualquer proteção, aliciaram ainda mais um pacote que redireccionaria os Nets para um rejuvenescimento de um plantel, que ainda assim, seria competitivo.

KD em LA, mas com twist

Nets recebem: Anthony Davis, Russell Westbrook, 3 picks desprotegidas

Lakers recebem: Kevin Durant, Kyrie Irving

Não consigo determinar qual das partes se demonstraria mais hesitante em concretizar este negócio. Por um lado e em termos teóricos, Anthony Davis seria um dos melhores possíveis retornos na perda de Kevin Durant, ainda que a sua vinda implicasse a também chegada de Westbrook – sendo que, neste cenário, seria erróneo descartar a inclusão de uma 3ª equipa que absorvesse o seu contrato. Por outro, a incapacidade de AD em manter-se dentro de campo ou de ser a principal figura de uma equipa que almeje o sucesso. Ainda assim, 3 escolhas longínquas vindas de LA serão certamente sinónimo de valor elevado.

Quanto aos Lakers, não perderiam qualquer da pouca profundidade do plantel, mas no panorama atual da liga, juntar 2 superestrelas e 1 estrela em part-time não é significado imediato de sucesso. Ainda assim, o que tem o quarteto Jeanie Buss, Rob Pelinka, LeBron James e Rich Paul a perder?

Nova Orleães, a nova Nova Iorque?

Nets recebem: Brandon Ingram, Herbert Jones, Jaxson Hayes, Kira Lewis Jr., 2 picks desprotegidas e 1 pick swap

Pelicans recebem: Kevin Durant

Alvarado-McCollum-Durant-Zion-Valanciunas seria, no mínimo, um 5 interessante de se acompanhar. O mais certo é que, trocando por Kevin Durant, os Pelicans voltariam a mexer-se no mercado – explorar retornos por Valanciunas, por exemplo. Mas sacrificar profundidade e o potencial de Jones num mercado como New Orleans, por um jogador que se tornaria automaticamente no maior talento que já passou pela cidade, não aparenta ser uma decisão difícil. Mesmo que isso possa não resultar no objetivo principal de qualquer equipa – vencer um título.

Na perspectiva da equipa nova-iorquina, talvez seja o pacote mais aliciante dos já propostos. Brandon Ingram encaixa no perfil de jovem All-Star e o potencial defensivo de Herb Jones ou mesmo de Hayes só pode deixar os Nets entusiasmados com o retorno. Para além disso, as escolhas que permitem à própria equipa escolher o seu próprio talento.

O regresso dos Bulls

Nets recebem: DeMar DeRozan, Lonzo Ball, Patrick Williams, 3 escolhas desprotegidas e 1 picks swap

Bulls recebem: Kevin Durant

E depois do retorno mais simpático, o mais intrigante. DeRozan exponenciou o seu valor na última temporada, mas não será o ativo mais interessant para Sean Marks e Joe Tsai. Haverá alguma equipa que se queira intrometer na troca, oferecendo escolhas ou uma peça mais jovem pelo extremo dos Bulls? Possivelmente. Quanto ao resto do pacote, Lonzo e Simmons na mesma equipa seria desafiante e Patrick Williams é um diamante ainda por polir. Em todo o caso, adicionando as escolhas necessárias, é possível que os Nets não desligassem imediatamente a chamada de Arturas Karnisovas.

Ao que aos Bulls concerne, o plantel pós-troca não seria certamente o produto final, mas uma dupla Durant-Lavine seria um bom começo para a construção de uma equipa capaz de competir pelo 1º lugar a Este.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter