MLB: Los Angeles Dodgers é o grande campeão de 2020!

Felipe MartinsNovembro 5, 20206min0

MLB: Los Angeles Dodgers é o grande campeão de 2020!

Felipe MartinsNovembro 5, 20206min0
Equipa da Califórnia coroou ótima campanha com título da World Series 2020, em uma época muito diferente do que se acostumou ver.

A noite do dia 27 de outubro marcou o encerramento da temporada 2020 da Major League Baseball. O ano que será lembrado por um calendário mais curto e pelas mudanças de regra – cortesia da pandemia de Covid-19 – terminou com a vitória do Los Angeles Dodgers contra o Tampa Bay Rays na World Series de 2020. O time da costa oeste se sagrou campeão após 32 anos, e após consecutivas tentativas nas temporadas recentes.

A World Series 2020 também foi marcada pelo embate entre os dois melhores times da temporada regular. Tampa Bay Rays, pela Liga Americana, e Los Angeles Dodgers, pela Nacional, foram as equipes com melhor recorde de vitórias e derrotas durante o ano. Mais do que isso, ambos os times se destacaram na pós temporada – o campeonato ‘à parte’ teve 16 equipes em 2020, e embora tenha começado tranquilamente para os dois concorrentes, engrossou no fim do caminho.

Como foi a rota de cada um para a disputa pelo título

Dodgers e Rays classificaram com antecedência para os playoffs, principalmente pela boa marca de vitórias e derrotas na temporada regular. Entre as outras 14 equipes, algumas tiveram caminhos mais fáceis e outras quase ficaram de fora. Os times da Divisão Central da Liga Americana, por exemplo, tiveram bons desempenhos e foram destaque durante a temporada, mas tanto Chicago White Sox, Cleveland Indians e Minnesota Twins foram eliminados já na primeira rodada.

Do outro lado, mesma coisa. Miami Marlins, Atlanta Braves e San Diego Padres despacharam os times da Divisão Central da Liga Nacional e avançaram na disputa. Encerrada a etapa de repescagem, a briga pela World Series 2020 ficou com os confrontos entre Los Angeles Dodgers x San Diego Padres e Miami Marlins x Atlanta Braves na Liga Nacional. Já na Liga Americana, os duelos foram entre Tampa Bay Rays x New York Yankees e Houston Astros x Oakland Athletics.

Dodgers e Braves rapidamente se classificaram, ganhando a série de varrida, em três jogos. Houston avançou com facilidade em quatro jogos, e Yankees quase atrapalha a festa do Rays – a série foi para 5 jogos. Por fim, tanto Dodgers quando Rays precisaram de 7 jogos para garantir a vaga na World Series 2020.

O Tampa Bay Rays foi o adversário dos Dodgers na World Series (Foto: Getty Images)

Os três primeiros jogos do capítulo final

Entre os dias 20 e 27 de Outubro, a nova casa do Texas Rangers (que foi usada como uma das bolhas dos playoffs da MLB) recebeu as seis partidas da World Series 2020. Tampa Bay Rays chegou pela segunda vez à competição final, após 12 anos (perdeu em 2008 contra o Philadelphia Phillies). Já o Los Angeles Dodgers vinha de 4 anos batendo na trave – em 2019 e 2016 foi eliminado na final da Liga Nacional contra Washington Nationals e Chicago Cubs, respectivamente; em 2017 e 2018 perdeu a World Series para Houston Astros e Boston Red Sox.

Embora no papel fosse um duelo entre o segundo elenco mais caro contra o quarto mais barato, em campo tivemos duas equipes muito bem montadas. Enquanto Los Angeles Dodgers entrou com um ataque praticamente sem ‘buracos’, o Tampa Bay Rays apostou em um grupo de arremessadores jovens e talentosos.

No jogo 01 da World Series 2020, Dodgers ganhou durante toda a partida, muito por conta da boa atuação de Clayton Kershaw e de Mookie Betts. O astro que foi trocado por Boston para LA roubou duas bases na mesma entrada, além de ter anotado uma das corridas da equipe da Califórnia. A partida terminou em 8×3 para Los Angeles.

Blake Snell e Tony Gonsolin subiram no montinho para a segunda partida, e desta vez Tampa Bay levou vantagem. Brandon Lowe, um dos principais destaques do time da Flórida durante 2020, anotou dois home runs e ajudou a garantir a vitória para o Rays. O placar foi de 6×4.

Para a terceira partida, um duelo de arremessadores que registraram bons números durante todo o ano: Charlie Morton por TB e Walker Buehrle por LA. Até a quarta entrada o Dodgers já havia guardado cinco corridas, o que praticamente matou o jogo. Nesta partida também houve o destaque de Randy Arozarena, provavelmente o principal nome da pós-temporada de 2020. O jovem cubano empatou o recorde de home runs e de rebatidas em pós-temporada, com 8 e 23 respectivamente. A partida terminou em 6×2 para Los Angeles.

Betts se mudou recentemente de Boston para LA e foi campeão (Foto: Reprodução/Twitter MLB)

Mais três partidas e a festa do Dodgers!

O quarto jogo da World Series 2020 foi um verdadeiro festival de home runs e corridas anotadas. A partida foi vencida por Tampa Bay, que empatou a série, e terminou em 8×7. Foram 6 home runs anotados, sendo dois por LA e quatro por Tampa Bay. O jogo 4 também ficou marcado por ter sido o primeiro desde 1986 a terminar com uma corrida anotada em erro de defesa.

No jogo 5 Clayton Kershaw e Tyler Glasnow, que haviam arremessado o jogo 1, voltaram ao montinho. Novamente o Dodgers levou vantagem, e garantiu a vitória já na quinta entrada. Foi a sexta aparição de Kershaw em uma partida de World Series, atrás apenas de nomes como Carl Erskine e Sandy Koufax.

A última partida da World Series 2020 ficou marcada por um erro de Kevin Cash, técnico do Tampa Bay Rays. Na quinta entrada, após apenas duas rebatidas e nove eliminações por strike, Blake Snell foi retirado da partida. A partir daí, o Dodgers conseguiu a virada e acabou garantindo a vitória.

Fala, torcedor!

Foram 32 anos sem títulos e quatro ‘batidas na trave’, mas Los Angeles conseguiu finalmente ganhar um anel ao garantir a World Series 2020. Thiago Cordeiro, produtor do podcast @DodgersCast, que traz notícias e análises do Los Angeles Dodgers em português, conta como foi a expectativa. “Nós temos pelo menos duas gerações de torcedores dos Dodgers que nunca tinham visto o time ser campeão, e neste ano o time entrou como favorito desde o começo. Nas predições da temporada sempre era colocado como primeiro ou segundo melhor, e consolidou a força toda”, explica.

O podcaster brasileiro lembra o exemplo de Clayton Kershaw, que finalmente ganhou um título. ”Kershaw é um dos maiores arremessadores de todos os tempos, o maior dessa geração sem sombra de dúvidas. Até então ele era o único com três prêmios de Cy Young (dado ao melhor arremessador da temporada), e sem um título da World Series, mas agora ele tirou esse peso das costas dele”, completa.

Em números, o Dodgers anotou 32 corridas nos seis jogos (dez a mais que o Rays), e uma marca de 12 home runs. Corey Seager, interbases do Dodgers, foi considerado o melhor jogador da World Series 2020.

Os grandes campeões da MLB em 2020 (Foto: Los Angeles Dodgers)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter