Os 5 Melhores Jovens da Primeira Metade da Bundesliga

Gonçalo MeloJaneiro 20, 20196min0

Os 5 Melhores Jovens da Primeira Metade da Bundesliga

Gonçalo MeloJaneiro 20, 20196min0
Numa liga que cada vez aposta mais em jovens promessas, estes são os 5 em maior evidência na primeira metade da Bundesliga, e há nomes para todos os gostos.

A aposta no jovem jogador é cada vez mais recorrente. Este artigo analisa as 5 principais jovens pérolas dos primeiros 4 meses da Bundesliga. Os 5 nomes escolhidos são todos nascidos após 1 de Janeiro de 1997, de modo a diminuir o leque de opções, tendo sido tentado também escolher jogadores de diferentes posições.

Jadon Sancho, Borussia Dortmund

Tínhamos de começar esta lista pelo irreverente extremo inglês de apenas 18 anos. Nos 18 jogos disputados pelo teenager britânico na Bundesliga, foram 6 golos e 8 assistências, o que na época de estreia do jovem formado no Manchester City, são números impressionantes.

Fora os números, o já internacional inglês em 3 ocasiões (estreou-se em Novembro) destaca-se pela facilidade com que desequilibra no ataque, sendo praticamente impossível de parar quando embala, e  sendo desconcertante no drible. Tanto aproveita as oportunidades de contra ataque como cria o seu próprio espaço através de fintas ou de passes plenos de visão de jogo, o que nos leva a crer que estamos perante um dos mais promissores e mais talentosos jogadores da sua geração, que vai certamente proporcionar uma transferência estratosférica, ou tornar-se uma referência na Westfalia.

Resultado de imagem para jadon sancho vs leipzig
Sancho tem apenas 18 anos, mas joga como se tivesse 25 (Foto: Ronaldo.com)

Kai Havertz, Bayer Leverkusen

O jovem formado na cidade onde se situa a enorme farmacêutica Bayer tem sido uma das melhores unidades da equipa orientada por Heiko Herrlich. A sua ascensão já lhe valeu chamadas de Joachim Low para a principal seleção alemã, ele que é o mais jovem jogador da história do Leverkusen a jogar na Liga dos Campeões.

O médio ofensivo/segundo avançado de 19 anos soma 6 golos e 3 assistências em 18 partidas, ele que se destaca pela facilidade a jogar entre linhas e criar desequilíbrios, sendo responsável por grande parte das jogadas ofensivas dos farmacêuticos através da sua qualidade de passe e controlo de bola em velocidade exímios. O novo menino bonito do futebol alemão é já uma certeza, sendo já associado ao gigante Bayern Munique, ele que tem um valor de mercado acima dos 60 milhões de euros.

Resultado de imagem para kai havertz
Havertz é já uma das figuras do Bayer Leverkusen (Foto: 90min)

Florian Neuhaus, Borussia M´Gladbach

Uma das agradáveis surpresas do Borussia de M´Gladbach, que ocupa um extraordinário 3º lugar a apenas 3 pontos do Bayern. A qualidade exibicional dos homens de Dieter Hecking tem sido notável, e muito podem agradecer a elementos como Thorgan Hazard e Florian Neuhaus. O jovem de 21 anos que no ano passado ajudou o Fortuna Dusseldorf a regressar à elite do futebol germânico, regressou à casa mãe para se impor de forma célere no meio campo da equipa.

O internacional sub 21 alemão em 10 ocasiões foi utilizado em todos os jogos da Bundesliga até agora, 18, tendo apontado um golo e feito umas assinaláveis 8 assistências. Um “8” com muita qualidade técnica, ao nível da receção e do passe, altamente rotativo e que não se esconde do jogo, assumindo a criação de jogadas e sendo extremamente disponível a dar linhas de passe aos colegas. Com apenas 21 anos, Neuhaus promete ser mais um futuro grande médio do futebol alemão, ele que deverá ser um dos destaques da Junior Maanschaft no europeu de sub21 que se realiza no próximo verão.

Resultado de imagem para florian neuhaus
Neuhaus em duelo com o seu companheiro nos sub21 alemães Havertz (Foto: O Gol)

Luka Jovic, Eintracht Frankfurt

Não seria uma lista dos melhores jovens se o jogador que ainda pertence ao Benfica não fizesse parte dela. Mais uma das falhas graves de Rui Vitória, ao não ter dado uma real oportunidade ao jovem sérvio, preferindo antes apostar em Seferovic, e nesta época gastar rios de dinheiro em Castillo e Ferreyra. O avançado de 21 anos está a destruir as defesas da Bundesliga, sendo neste momento o melhor marcador da competição com 13 golos em 16 jogos, à frente de nomes como Robert Lewandowski, Paco Alcácer, Timo Werner e Marco Reus.

O avançado formado no Estrela Vermelha, para além da facilidade que tem a finalizar com os dois pés e com a cabeça, destaca-se pela qualidade com que se movimenta entre linhas e a maneira como se desmarca dos defesas adversários, sendo o típico avançado que parece conseguir adivinhar o sitio ideal para estar no momento da finalização ou para conseguir desequilibrar mesmo com pouco espaço. Agradece o Eintracht, que tem uma opção de compra muitíssimo baixa para o valor do avançado, e que o deve vender por um valor 4 vezes superior no próximo verão.

Resultado de imagem para luka jovic
Uma tarde normal para Luka Jovic (Foto: Bild)

Ibrahima Konaté, Leipzig

Quem diria que este jovem francês formado no Sochaux iria ultrapassar o seu compatriota Upamecano em termos exibicionais esta época. Konaté leva já 25 jogos em todas as competições na presente temporada, 14 na Bundesliga, tendo emergido da sombra do capitão Willi Orban e assumindo um papel de destaque ao lado do seu jovem parceiro francês mencionado acima.

Konaté destaca-se pela sua enorme envergadura, ele que mede 1,93, mas nem a sua enorme estatura o impede de ser um central rápido e móvel, muito difícil de bater nos duelos individuais e no jogo aéreo. A juntar a isso, apresenta qualidade na saída de bola, devido à sua assinalável qualidade técnica. Ainda assim, denota alguns erros de posicionamento naturais da tenra idade, que consegue muitas vezes disfarçar por ter velocidade assinalável para a altura que tem.

Resultado de imagem para ibrahima konate
Konaté a impor o seu físico (Foto: Prokerala)

Nomes como Christian Pulisic, Amine Harit, Winston McKennie, Arne Maier, Leon Bailey, Jean-Kevin Augustin ou Santiago Ascacíbar são outros nomes que devido às boas épocas que estão a realizar também mereceram uma menção.

 

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter