Mundial da Rússia 2018: Al-Sahlawi, o Príncipe goleador

Francisco IsaacAbril 17, 20183min0

Mundial da Rússia 2018: Al-Sahlawi, o Príncipe goleador

Francisco IsaacAbril 17, 20183min0
A Arábia Saudita volta a marcar presença num mundial e desta vez vai apetrechada com uma equipa experiente. Al-Sahlawi é o nome a seguir deste conjunto do Grupo A

MOHAMMAD AL-SAHLAWI (AL-NASSR)

Idade: 31
Clube: Al-Nassr (Arábia Saudita)
Posição: Avançado
Internacionalizações/golos: 36/28
Conquista mais importante na carreira: Campeonato saudita entre 2013 e 2015
Avaliação de qualidade: 3 em 5 estrelas

Um desconhecido para a maioria do público, mas vale a pena conhecerem bem Al-Sahlawi o avançado do Al-Nassr da Arábia Saudita. O saudita enverga a camisola nº10 e foi um dos segredos para o desbloquear a situação da Arábia Saudita no apuramento para o Mundial que esteve complicado até à última jornada. Mas uma vitória improvável contra o Japão (1-0) garantiu a presença dos sauditas na maior prova de futebol da FIFA.

Al-Sahlawi foi responsável por dois golos no grupo B da fase de qualificação da AFC, mas foi na hora de criar oportunidades que se destacou, com alguns passes para golo, aberturas pelo meio do terreno ou fornecendo bolas em profundidade para os seus alas arriscarem num remate (o golo que dá o acesso ao mundial foi exactamente assim).

Neste preciso momento é o melhor marcador da Arábia Saudita assumindo um peso táctico enorme pois para além das qualidades que já mencionámos, ainda há o facto do atleta do Al-Nassr saber movimentar-se com excelência dentro da área, fruto das suas capacidades físicas (não é um avançado muito alto, com 1,77) fazendo uso da sua agilidade, explosão e capacidade de rasgo.

Um super goleador no Al Nassr (120 golos em 180 jogos) tem agora a oportunidade aumentar sua conta pessoal no Mundial em 2018. Basta que faça aquilo que mais gosta de fazer: colar a bola no pé, fugir por entre os centrais/laterais e atirar um remate cruzado!

Uma atenção para a idade do jogador, 31 anos. São raros os avançados que ainda têm golos na veia a esta idade e que podem assumir com autoridade o papel de jogadores-destabilizadores dentro da área. Cristiano Ronaldo é um caso de sucesso, mas e o de Al-Sahlawi? Na liga saudita já vai com 10 golos em 19 jogos, apresentando-se como uma peça fundamental para o Al-Nassr garantir um lugar nas competições internacionais na Ásia.

Não é de estranhar que aos 31 anos continue a render com tanta qualidade, pois a média de idades da Arábia Saudita ronda os 28 anos de idade. O “Príncipe Goleador” é um excelente exemplo de um atleta trintão que continua a render, a criar situações de rasgo e oportunidades, para além dos golos.

Um último apontamento: Al-Sahlawi vai fazer duas semanas de testes no Manchester United. Não deverá ficar nos Red Devils, mas pelo menos o mercado inglês parece interessado no saudita.

Outros destaques da Arábia Saudita: Taisir Al-Jassim (Al-Ahli), Fahad Al-Muwallad (Ittihad) ou Osama Hawasawi (Al-Hilal)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter