O melhor negócio da semana (Portugal): Rafael Costa chega ao Bessa

Francisco IsaacJulho 19, 20183min0

O melhor negócio da semana (Portugal): Rafael Costa chega ao Bessa

Francisco IsaacJulho 19, 20183min0
O Boavista reforça-se com o médio-ofensivo ex-Moreirense para substituir Renan Santos. O que vale Rafael Costa e o que pode fazer no plantel das "panteras"?

O Fair Play acompanha diariamente o mercado de transferências com seus artigos “ao minuto” e o sinalizar do melhor negócio a nível internacional e nacional aos fins-de-semana. Podes acompanhar todas as transacções no teu site de Desporto com Opinião!

RAFAEL COSTA (RB BRASIL -» BOAVISTA FC)

Idade: 27
Nacionalidade: Brasileira
Épocas na Europa: 4
Temporada 17/18: 25 jogos, 3 golos e 3 assistências
Valor de Mercado: 500 mil €

A saída de Renato Santos do Boavista FC precipitou a direcção dos axadrezados reforçarem o plantel com um novo criativo e a confiança caiu nos ombros de Rafael Costa, médio-ofensivo que jogou pelo Moreirense na temporada passada. Alinhou quase sempre por clubes brasileiros, sempre na Serie B (a segunda divisão brasileira) mas foi conquistando interessados ao longo dos anos.

Em 2010 chegou a ser reforço do SL Benfica, que o cederam de imediato ao Fátima da segunda liga… na altura nunca convenceu os adeptos nacionais e acabou por regressar ao seu país. Depois de alguns anos onde actuou pelo Guarani, Criciúma, Vitoria São Paulo, Paraná, Red Bull e Paysandu, mereceu confiança do Moreirense que conquistou o empréstimo do criativo.

Pelo clube do Minho, realizou 25 jogos e foi autor de três golos, sendo uma peça fundamental para a sobrevivência do emblema de Moreira de Cónegos na Liga NOS. É um box-to-box moderno, aparecendo bem no “miolo” do jogo para fazer as transições certas e lutar pela melhor execução no ataque. Desenha bem as linhas de ataque, abre bem o jogo, o passe é de fino recorte e gosta de tentar armar remates fora da área.

Fez uma época absolutamente soberba pelo Moreirense e foi sem dúvida alguma um dos fantasistas que melhor actuou no campeonato Nacional. O Boavista viu no brasileiro uma solução ideal para o “xadrez” de Jorge Simão, que assim tem um atleta que pode definitivamente abanar com o elenco do Bessa. Dentro do esquema desenvolvido pelo treinador português será interessante perceber se vai jogar mais à direita, ao lado de Fábio Espinho, ou se vai fugir para a zona interior.

O Boavista é uma equipa que gosta de apostar no contra-ataque sem abdicar da posse de bola por completo, de rápidas transições pelas alas e de passes em profundidade nessa zona, com Rafael Costa a ser o jogador ideal para desenvolver um ataque mais rápido e mortífero. Para além disso, os remates de longe e as bolas pingadas podem ser antídotos para mexer por completo com os jogos mais monótonos e monocórdicos.

Não há valores divulgados da transferência em questão, mas é possível que tenha assinado a custo-zero. O contrato do brasileiro com o Boavista vai até 2022.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter