Moise Kean começa a mostrar aquilo que vale e a dar alegrias

Pedro CouñagoMarço 30, 20193min0

Moise Kean começa a mostrar aquilo que vale e a dar alegrias

Pedro CouñagoMarço 30, 20193min0

Já é sabido pelos adeptos mais atentos que Moise Kean é um jovem de muito talento que poderá dar numa estrela do futebol italiano e europeu. Os adeptos portugueses até se poderão lembrar da promessa depois do jogo que fez no Europeu sub-19 do passado ano, em que fez dois golos contra a seleção portuguesa e baralhou toda a defesa nacional.

Esta temporada tem dado a oportunidade de Kean fazer alguns jogos no ataque da Juventus e de se estrear no escalão principal de seleções, resultado do crescimento que o jovem tem vindo a fazer. Nas oportunidades que o jovem tem tido, não tem propriamente desiludido, correspondendo com golos e momentos de encher o olho. Oito jogos, cerca de 200 minutos em tempo de jogo pela Juventus e quatro golos. Registo bastante apreciável para um jogador que já nasceu neste milénio.

Não são todos os jogadores que têm a oportunidade de ser internacionais pela seleção principal aos 19 anos de idade, ainda por cima numa seleção conceituada como a italiana. É o reflexo dos tempos, uma era em que a seleção transalpina está à procura de uma renovação que a leve aos grandes palcos e às grandes decisões, algo que não tem acontecido nos últimos tempos.

As últimas semanas têm sido de glória para o jovem prodígio, sendo já aposta séria na Squadra Azzurra (Foto: Sapo Desporto)

Kean está no meio de consagrados

A verdade é que Moise Kean consegue, neste momento, ter talvez o melhor mentor possível para a sua posição nesta altura: Cristiano Ronaldo. Moise Kean é um atacante com boa capacidade física e alguma velocidade, tendo capacidade de remate fácil, algo que o torna muito perigoso para as defesas contrárias. Ronaldo pode mostrar a Kean o que melhor pode fazer com as suas faculdades, que o podem tornar num jogador a ter em atenção para a próxima década.

Será interessante perceber até que ponto a Juventus lhe dará o tempo de jogo que necessita para o seu crescimento. Estando o campeonato no bolso, podemos esperar alguma rotatividade, que permitirá ao jovem somar mais minutos, que bem precisa. Ronaldo precisa de ser gerido com pinças e Mandzukic também já não vai para novo, pelo que as perspetivas, para já, parecem boas para Kean.

Que seja uma relação para durar e que a aposta seja séria

No entanto, para o futuro, o jovem poderá não se contentar com o banco de suplentes, e será um erro tremendo por parte da Juventus se pensar em vendê-lo, como já fez com jovens como Kingsley Coman. O tradicional empréstimo também já foi solução e, neste momento, já não parece viável, pelo que o que se pretende é que a Juve ponha mesmo as fichas em Kean, que merece por aquilo que tem mostrado.

Por enquanto, o atacante está a mostrar que merece que confiem nele. Mais que isso, Kean traz à Juve imprevisibilidade e irreverência, traz diferentes soluções a um ataque com jogadores consagrados. É aquela injeção de juventude num plantel com muita experiência e uma constante necessidade de ganhar, com esta mentalidade a poder beneficiar muito o avançado no seu crescimento.

Esperemos que a Juventus aproveite da melhor forma a pérola que tem em casa por lapidar. Seria fantástico para o clube, para o jogador, para a seleção e para o futebol em geral, pois o jogador está num dos melhores clubes do mundo e é craque. 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS