O melhor negócio da semana (Portugal): Gudelj, ouro “chinês” é Leão

Francisco IsaacAgosto 23, 20183min0

O melhor negócio da semana (Portugal): Gudelj, ouro “chinês” é Leão

Francisco IsaacAgosto 23, 20183min0
Novo reforço para o Sporting CP e agora é para o "miolo" defensivo do campo: Nemanja Gudelj! Quem é o sérvio que chega a Alvalade por empréstimo?

O Fair Play acompanha diariamente o mercado de transferências com seus artigos “ao minuto” e o sinalizar do melhor negócio a nível internacional e nacional aos fins-de-semana. Podes acompanhar todas as transacções no teu site de Desporto com Opinião!

NEMANJA GUDELJ (GZ EVERGRANDE -» SPORTING CP)

Idade: 26
Nacionalidade: Sérvia
Épocas na Europa: 7 épocas
Temporada 17/18: 18 jogos, 3 golos e 2 assistência
Valor de Mercado: 5M€
Valor de Transferência: Empréstimo (Sporting CP paga 1,3M€  pelo salário)

Reforço surpresa e, para alguns, bombástico para o Sporting Clube de Portugal com a chegada do trinco Nemanja Gudelj, internacional sérvio por 25 vezes, dotado de um pé direito ardiloso, uma técnica de recuperação de bola de ponta e uma inteligência felina na disputa pelo esférico. Chega para colmatar as falhas a nível de recuperação e transição de jogo, sendo uma contratação para entrar de caras no onze titular.

Porquê? Nemanja Gudelj foi daqueles atletas que optou pelos milhões apetecíveis chineses, quando em 2017 emigrou rumo ao TJ Teda da Chinese Super League, deixando para trás aquilo que podia ser uma boa carreira no VelhoContinente, depois de algumas épocas ao serviço do Ajax.

Aos 24/25 anos saiu para fora da Europa e convenceu em poucos meses o hiper campeão da CSL, GZ Evergrande a contratá-lo. Desconhecem-se os valores da transacção mas terá sido por números redondos, uma vez que o Teda sacrificou uma das suas melhores peças num par de meses.

Sempre titular, Gudelj operava com classe e manha no meio-campo dos Tigres ocupando bem os espaços, fechando os mesmos ao avanço dos seus adversários, saindo rápido com a bola nos pés, sem perde-la pelo caminho. Era e é um jogador fácil de ver a praticar futebol, tanto pela facilidade de movimentos que apresenta ou pela qualidade com que trata o esférico.

Porquê então saiu da China, apesar dos 19 jogos para o campeonato sempre como titular? Por mais estranho que pareça, decisão da direcção que ao trazer Talisca e Paulinho para o clube, prescindiu da inscrição de Gudelj na liga como estrangeiro.

Ou seja, cada clube da CSL pode ter um número limite de estrangeiros a jogar e uma vez transposto esse limite, o clube tem de escolher quem tem direito à licença. Alan e Ricardo Goulart são peças imprescindíveis até porque são jogadores para o ataque… Gudelj era um simples trinco que agora é facilmente substituído pelo internacional canarinho, Paulinho.

Posto isto, foi necessário recolocar o sérvio noutro clube e o Sporting CP de forma inteligente, lançou-se ao concurso do sérvio de 26 anos. Com o empréstimo confirmado como vai actuar no meio-campo verde-branco? Sendo um trinco de origem, vai forçar a saída de Battaglia do onze ou, pelo menos, levar ao avanço do argentino no terreno, talvez para a posição de nº8 onde estava até até à jornada passada Misic.

Entra assim um atleta rápido na recuperação, enérgico na cooperação com os laterais, um apoio de categoria para o meio-campo ofensivo, dotado de uma boa visão de jogo e um pé bem virado para as redes… em 273 jogos em toda a carreira já fez 35 golos, um bom registo quando se trata de um camisola 6. Se vai pegar ou não de estaca em Alvalade? Depende. Depende de como o sérvio agarrar a oportunidade e perceber o seu papel numa liga mais ágil, física e que requer um tempo de reacção maior. Mas é um reforço de qualidade para José Peseiro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS