Sporting: Que jovens irão despontar na próxima temporada?

José Nuno QueirósMarço 30, 20214min0

Sporting: Que jovens irão despontar na próxima temporada?

José Nuno QueirósMarço 30, 20214min0
Depois do sucesso desta temporada, quem serão os próximos atletas de Alcochete a brilhar no Sporting este ano? Apresentamos aqui 3 nomes!

Independentemente da classificação final do clube de Alvalade, é inegável que a aposta em jovens da academia de Alcochete foi uma aposta ganha por parte de Rúben Amorim e da estrutura leonina, com Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Matheus Nunes, Eduardo Quaresma, Tiago Tomás e Daniel Bragança a serem apostas para formar o plantel da temporada 2020/21 do Sporting e a renderem quando são chamados.

Como é natural nesta alturas em que tudo parece correr bem, já se apontam novos nomes para poderem ascender e continuar a alimentar a principal equipa de novos e bons talentos.

Convém, no entanto, salientar que a academia não é uma caixa mágica, onde todos os atletas saem com a qualidade necessária para se assumirem como titulares da equipa do Sporting, da mesma forma que nem todos os atletas estão preparados para assumirem esse papel aos 18 anos de idade, pelo que é preciso ter paciência e perceber que cada ano é diferente dos anteriores.

Joelson Fernandes- Sporting Sub-23

O extremo leonino apareceu e desapareceu quase que ao mesmo tempo das escolhas de Rúben Amorim. Depois de ter sido falado, logo aos 16 anos, quando Marcel Keizer o levou para o estágio de pré-temporada, o extremo chegou mesmo a estrear-se na equipa principal com Rúben Amorim, mas esta temporada o melhor que conseguiu foi ,mesmo, idas ao banco de suplentes da equipa.

Esta ausência nesta temporada já era previsível, não só por se perceber que o jogador ainda não estava maturado para a exigência, como também as contratações de Nuno Santos e Pedro Gonçalves acabaram por precipitar a sua queda juntamente com a de Gonzalo Plata.

Tem evoluido maioritariamente nos sub-23, mas nunca deixou de ser um atelta que agrada a Rúben Amorim pelo seu drible, velocidade e execução das bolas paradas lateralizadas.

Com 18 anos, parece mais preparado para a exigência ao alto nível e pode muito bem começar a ser uma presença mais habitual na próxima temporada, principalmente numa altura em que são muitas as dúvidas em relação ao futuro de Jovane Cabral.

Joelson já sabe o que é jogar na principal equipa do Sporting (Fonte: TSF)

Flávio Nazinho – Sporting Sub-23

Mais um jovem de 17 anos para ser aposta na lateral esquerda leonina, atulamente ocupada por Nuno Mendes e Antunes, se considerarmos Matheus Reis como alternativa a Feddal.

Tanto Nuno Mendes como Antunes podem sair a curto prazo do Sporting. Antunes não deverá passar do final de 2022, ano do término do seu contrato, mas a sua saída no final desta temporada não está, de todo, descartada.

Já Nuno Mendes parece ter o seu futuro a curto prazo longe de Alvalade, mas por outras razões, nomeadamente a sua enorme qualidade que pode significar a chegada de enormes propostas aos cofres do Sporting.

Caso não seja já na próxima temporada, parece já uma certeza que eventualmente, a ideia do técnico passa por contar com Nazinho no plantel para o lugar de ala esquerdo da equipa, um jogador que têm características muito semelhantes às do atual titular, sendo isso uma mais valia.

Nazinho quer seguir as pisadas de Nuno Mendes (Fonte: Sporting)

Dário Essugo – Juvenis

O mais jovem de sempre a estrear-se na Liga Portuguesa, será seguramente o futuro médio defensivo dos leões, resta saber é quando?

Para já parece certa a sua continuidade a treinar com os seniores, sendo também certo que na próxima temporada será aposta na equipa B ou sub-23 leoninos apesar dos seus 17 anos.

Substituito natural de João Palhinha, Essugo parece ter dado a Amorim as características que ele não encontrou em mais nenhum atleta para desempenhar a posição de médio que destroí jogo.

Muito forte fisicamente e com um bom desarme e posicionamento, nas camadas jovens Essugo também se destacou pela sua qualidade na primeira fase de construção, algo que poderá ser um enorme bónus para ele.

Se Palhinha se mantiver na próxima temporada, não me parece provável uma aposta constante na equipa do Sporting, mas treinará sempre com o plantel e em 2/3 anos será uma aposta segura do mesmo.

Dário Essugo -Sporting
A já conhecida imagem do final da partida, na qual Essugo bateu o record de mais jovem da Liga. (Fonte: A Bola)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter