‘O bombardeiro’ de origem Ledman: Carlos Vinícius

Daniel CarvalhoNovembro 11, 20184min0

‘O bombardeiro’ de origem Ledman: Carlos Vinícius

Daniel CarvalhoNovembro 11, 20184min0
Carlos Vinícius, 23 anos, é atualmente um dos melhores avançados a atuar em Portugal. Ao serviço do Rio Ave, a época de estreia na Liga NOS tem sido simplesmente fabulosa!

O brasileiro de 23 anos, jogador do Nápoles ao serviço do Rio Ave, é atualmente o jogador que precisa de menos minutos para marcar na Liga NOS. Tem já 5 golos apontados em 6 jogos para o campeonato, tendo sido titular em todos eles. Ao todo, tem 8 golos em 9 partidas e os elogios não param de chegar ao novo ‘bombardeiro’ do futebol português. Mas quem é Carlos Vinícius?

É uma cara bem conhecida dos seguidores do segundo escalão do futebol português, se bem se recordam. Na temporada passada destacou-se ao serviço do Real SC, após ter terminado a temporada como melhor marcador da competição, com 20 golos em 39 jogos. Mérito acrescido para o ponta de lança brasileiro, tendo em conta a época realizada pela formação de Massamá: último classificado, poucos golos marcados e, consequente, descida de divisão.

Para quem acompanhou de perto este craque percebeu que estaria perante um diamante em bruto, disponível para ser lapidado caso fosse parar às ‘mãos certas´. Neste caso foi Carlo Ancelotti o primeiro a chegar-se à frente pela contratação do jovem avançado. O Nápoles de Itália demonstrou seguir bem de perto a Ledman Liga Pro e logo em janeiro, no mercado de inverno, avançou para a contratação do melhor marcador da competição na altura. O negócio realizou-se por 4 milhões de euros, com a particularidade de Vinícius apenas rumar a Itália no final da temporada.

A partir daqui, a maturidade do brasileiro ficou enfatizada em função de tudo o resto. Com a descida praticamente garantida e a promoção para um dos melhores clubes europeus dada como certa, Vinícius podia facilmente ter abrandado o ritmo ao serviço do Real SC, algo que não aconteceu. Através do seu faro para golo distinto tentou até ao fim ajudar a formação de Sintra a manter-se na Ledman na sua época de estreia. A verdade é que os seus 20 golos não foram suficientes para tal se concretizar, mas para a história fica o registo notável de um menino de 22 anos na sua primeira época em Portugal.

CAPÍTULO RIO AVE

Até agosto deste ano pairava a dúvida se Carlos Vinícius tinha qualidade suficiente para disputar, já na presente temporada, um lugar no plantel dos Napolitanos. A concorrência falou por si (Dries Mertens e Insigne) e Carlo Ancelotti acabou por devolver o brasileiro a terras lusitanas, na perspetiva de continuar o legado começado na época de 2017/2018. Assim sendo, na semana que dava inicio à edição de 2018/2019 da Liga NOS, o Rio Ave apresentou Carlos Vinícius como reforço de peso para a presente temporada.

Após o acordo de empréstimo com o Rio Ave, nada faria esperar o fantástico arranque do jovem brasileiro, até o próprio já admitiu estar surpreendido com o seu bom futebol. Ao Jornal Record, Vinícius afirmou:

“Este início de época está a ser muito bom, até acima do que eu esperava. As coisas estão a sair bem ao coletivo e quando assim é o individual sobressai. Tem sido um grande arranque, meu e de toda a equipa. Temos de manter os pés no chão. Entrámos na história do clube, mas queremos conquistas maiores. Há que manter a humildade, porque sabemos que no futebol tão depressa estamos em cima como em baixo.”

O bom arranque de época dos Vila dos Condenses (5º lugar) a muito se deve à eficácia ofensiva do seu novo atacante, inclusive o seu treinador já se viu obrigado a vir a público tecer rasgos elogios ao ‘novo Gabriel Jesus’ (estilo de jogo muito semelhante ao do craque da seleção brasileira), afirmando que não está surpreendido com as performances do seu atacante, apenas está a cumprir com as expetativas criadas em torno de si.

ABRE-SE NOVO CAPÍTULO NO NORTE: FC PORTO?

A imprensa nacional e italiana veiculou esta semana que Carlos Vinícius poderia estar perto de reforçar o ataque do FC Porto, tendo em conta a lesão grave de Aboubakar, a qual o deixará de fora dos relvados durante toda a temporada. A ideia passará por garantir o empréstimo do ‘bombardeiro’ com opção de compra no final desta época. Ao que parece a rapidez aliada à forte capacidade física agrada e muito a Sérgio Conceição.

Concretizando-se ou não a transferência em janeiro, o certo é que já ninguém tira o mérito a Carlos Vinícius que em pouco mais de um ano, passa do Grémio Anápolis para as bocas do mundo. Passando o futuro pelo Rio Ave, Nápoles ou até mesmo FC Porto uma coisa é certa: o futuro adivinha-se brilhante.

Carlos Vinícius, do Real SC ao Nápoles de Itália em meia temporada

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter