O que esperar da 2º volta da Luta pelo Campeão da Liga BPI?
Já todos sabíamos, desde o início da temporada, que a luta pelo título da Liga BPI iria ser a 4. SL Benfica, Sporting CP, SC Braga e FC Famalicão apresentam-se como as únicas equipas profissionais e, portanto, aquelas com as qualidades para lutarem pela grande consagração. Todas chegaram com relativa facilidade à fase de apuramento de campeão, mas esta era a fase difícil. Iriam encontrar-se por 2 vezes num campeonato com apenas 8 equipas, onde qualquer deslize é capital para os seus objetivos.
E bom, apuraram-se para a Fase de Apuramento de Campeão as 4 equipas já mencionadas, juntamente com Marítimo, Torreense, Albergaria e Condeixa. Ficaram pelo caminho e ainda a lutar pela manutenção outras 12 equipas. Estavam, então, definidas as 8 melhores equipas do País e aquelas que iriam lutar pelo título de campeão nacional, com a já declarada e assumida vantagem dos “4 Profissionais”.
Assim, os “Outros 4” limitar-se-iam a dar o seu melhor e honrar o seu clube, já que o seu objetivo principal estava garantido. Estes, apesar de ficarem desde logo fora das contas do título (equipas amadoras e sem condições para se baterem com os profissionais) podem ter influência na discussão desta luta, podendo, num dia bom, tirar pontos a algum dos favoritos e complicar as contas para o Apuramento do Campeão.
Mas vamos rever aquilo que aconteceu na 1ª volta (à data da publicação deste artigo a 1ª jornada da 2ª volta já se jogou). O que ainda falta jogar, quem está mais próximo do título, quem dos favoritos está mais longe e quem tem ficado aquém das expectativas.
Começando por baixo, pelos “Outros 4”, estão a lutar entre si para decidir o 5º lugar, ficando com a imagem de 5ª melhor equipa portuguesa, algo muito difícil tendo em conta a competitividade existente. Nesse capítulo o Clube Albergaria vai se destacando sem grande luta. Perdeu os 4 encontros frente aos profissionais, mas venceu os seus adversários diretos e em 8 jogos soma 12 pontos. A equipa de Paula Pinho, uma equipa já histórica no Futebol Feminino em Portugal, vai-se encaminhando a passos largos ficando bem perto do 4º classificado.
O Marítimo, o Clube Condeixa e o Torreense acabam por ter somado poucos pontos. As 2 últimas apenas empataram entre si e as madeirense apenas venceram a equipa de Nuno Cristóvão. Principalmente a equipa azul-grená que tem tido um registo defensivo nada favorável, sofrendo 39 golos em 8 jogos. Estas 3 equipas têm agora a 2ª volta para se redimirem e mostrarem porque chegaram a esta fase e estão nas 8 melhores equipas em Portugal.
Foto: Isabel Silva Fotografia
Voltando aos “4 Profissionais” é importante referir que todos venceram todos os encontros frente aos “Outros 4” e foram apenas perder pontos nos seus confrontos diretos.
Ora na 1ª jornada tivemos um Sporting x Famalicão que terminou empatado a 2 bolas. Logo aqui, ambas as equipas perderam algum terreno para as outras 2. À 3ª jornada iríamos ter um Benfica x Braga que acabou por ser adiado, deixando a decisão para dia 21 de abril. Na 4ª jornada, o Benfica foi a Vila Nova de Famalicão vencer por 1-0 e atrasar as comandadas de João Marques na luta pelo título. À 6ª jornada o Sporting recebeu e venceu o Braga. E na última jornada da 1ª volta tivemos 2 confrontos de titãs. O Sporting bateu o Benfica e o Famalicão venceu o Braga. E com 4 equipas candidatas ao título, os deslizes calharam a todas, mas há quem esteja isolado e quem esteja (quase) arrumado.
Ainda na 1ª jornada da 2ª volta (8ª jornada) o Sporting venceu o Famalicão e consolidou a liderança isolada com 19 pontos, somando 6 vitórias e 1 empate.
Portanto, as comandadas de Susana Cova seguem isoladas na frente, com o Benfica de Filipa Patão logo atrás (que só perdeu com os eternos rivais e ainda tem que receber o Braga) e o recém-promovido Famalicão a espreitar uma surpresa. As bracarenses de Miguel Santos ainda têm um jogo em atraso, mas já perderam frente a Sporting e Famalicão, estando em 4º lugar com 15 pontos.
Ainda temos 6 jornadas (e 3 jogos em atraso) pela frente com duelos que se avizinham muito interessantes, com cada uma destas 4 equipas a não querer deixar fugir o título de campeão nacional. Quem conseguirá superar-se a todos os outros? O que esperar desta 2ª volta?
E assim, são as leoas que seguem na frente da Longa Linha de Comboio que apenas tem paragem marcada na estação do Campeão.
Foto: Isabel Silva Fotografia