Ataque ao título na Liga BPI: Análise aos 4 candidatos

João NegreiraFevereiro 18, 20215min0

Ataque ao título na Liga BPI: Análise aos 4 candidatos

João NegreiraFevereiro 18, 20215min0
A luta pelo título na Liga BPI está ao rubro! Quais são as tuas apostas para ser o campeão nacional de futebol feminino?

A Fase de Apuramento de Campeão da Liga BPI já vai na 4ª jornada e a luta pelo título já começa a dar que falar! SL Benfica, Sporting CP, FC Famalicão, SC Braga discutem o título de campeão nacional no Feminino e garantem uma luta até ao final!

Os Candidatos da Liga BPI

SL Benfica

O atual detentor da Taça da Liga está em 1º lugar com 3 vitórias em 3 jogos. Até ao momento 12 golos marcados e 0 sofridos colocam a equipa comandada por Filipa Patão isolada no topo da tabela classificativa. As vitórias frente a SCU Torreense por 7-0, Clube Albergaria por 4-0 e Famalicão por 1-0 deixam as águias confortáveis na luta pelo troféu.

Com a saída de Luís Andrade, a treinadora de 31 anos assumiu o comando técnico da equipa da Luz, que diz ter sido o concretizar de um sonho. É alguém que conhece bem a casa (há 13 anos ligada ao clube) e que disse querer deixar marca no futebol feminino em Portugal. Neste mercado de inverno, para além da mudança no comando técnico, chegaram Marta Cintra (ex-Grémio), Lelê (ex-Corinthians) e Mariana Dantas (ex-Flamengo); todas elas chegadas do Brasil para reforçar e dar competitividade às encarnadas. Lúcia Alves regressou do Valadares Gaia e Carlota Cristo fez o caminho inverso.

Com a vitória na 4ª jornada frente ao Famalicão, as águias garantem já um resultado favorável no confronto direto frente a um dos rivais. Com a criatividade de Cloe Lacasse e Nycole e a experiência de Sílvia Rebelo e Carole Costa, vemos um Benfica cada vez mais bem armado para chegar ao título.

Na 1ª fase foi o Sporting que levou a melhor perante as águias, um resultado que acabou por ser irrelevante, já que todas as equipas chegam a esta fase com 0 pontos. Conseguirão as encarnadas levar a melhor perante os rivais e vencer o título?

Foto: Isabel Silva Fotografia

Sporting CP

As verde e brancas, atualmente, no 2º lugar, empataram a 2 bolas frente ao Famalicão e venceram 2-0 e 4-0 o Torreense e o Clube Albergaria. As comandadas por Susana Cova são igualmente candidatas ao título e as aspirações vão diretamente nesse sentido.

Com um plantel maioritariamente português (e com bastante presença na Seleção Nacional), o Sporting venceu o Benfica na 1ª fase e é uma das equipas sem derrotas até ao momento. Sem a chegada de qualquer reforço, as leoas têm uma aposta forte na formação. Com a liderança de Nevena e Ana Borges e a irreverência de Alícia Correia e Andreia Jacinto prometem fazer aquecer a luta pelo título na Liga BPI.

Apesar do empate frente ao Famalicão, isso não desanima a turma sportinguista que quer alcançar o 3º título de campeãs nacionais.

Foto: Isabel Silva Fotografia

FC Famalicão

O recém-promovido Famalicão apresenta-se como um claro candidato ao título, devido não só às contratações desde a temporada passada, mas como também à estrutura profissional que orienta, à semelhança dos outros candidatos. Com a presença de algumas internacionais (brasileiras e portuguesas) a somar a alguma juventude, as famalicenses orientadas por João Marques querem intrometer-se na luta dos “Grandes”.

A única equipa das 4, já com 4 partidas realizadas acaba por não ter qualquer resultado positivo com os seus adversários diretos. Começou com o empate frente ao Sporting e depois de vitórias por 3-1 e 3-0 frente a Marítimo e Condeixa perderam frente ao Benfica por 1-0. Também já tinham perdido nas meias-finais da Taça da Liga e ficam agora com a vida muito mais complicada, precisando de reverter estes resultados na 2ª volta.

Chegou apenas a lateral esquerdo, Mariana Campino e Vitória Almeida renovou contrato. O técnico João Marques também renovou e apesar da grande montanha que tem para escalar a confiança da direção famalicense mantem-se.

(Foto: ComUM)

SC Braga

Ainda mais a norte, estão as arsenalistas comandadas por Miguel Santos e atuais detentoras da Taça de Portugal. Ainda com apenas 2 partidas realizadas nesta fase de apuramento de campeão, mas com 2 vitórias incontestáveis por 2-0 frente ao Marítimo e por 7-0 frente ao Torreense, o Braga vai querer vingar-se depois de ter perdido a Taça da Liga para o Benfica.

Lideradas pela experiente Dolores Silva e com o engenho de Andreia Norton, Myra Delgadillo e Hannah Keane, prometem continuar a fazer história pela equipa de Braga.

As bracarenses não fizeram nenhuma contratação neste mercado de inverno, mas mostram-se confiantes e capazes de lutar pelo título e somar mais um troféu para o seu palmarés. Apesar da difícil concorrência, as Guerreiras do Minho apresentam-se com uma mistura de jogadoras nacionais e internacionais, sempre com um grande caudal ofensivo.

É apenas 1º lugar de campeão para as aspirações de 4 equipas. Algumas já com história, outras a querer escrevê-la, mas a verdade é que teremos uma luta interessantíssima pelo título da Liga BPI.

Foto: Isabel Silva Fotografia

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter