Antevisão à 2ª Fase da Liga BPI

João NegreiraJaneiro 15, 20215min0

Antevisão à 2ª Fase da Liga BPI

João NegreiraJaneiro 15, 20215min0
A 2ª Fase da Liga BPI começa já amanhã! Quem vai ser consagrado campeão? Quem vai conseguir a manutenção e quem desce para a II Divisão?

A 1ª fase da Liga BPI já terminou e, apesar do confinamento nacional, há ordem para que o principal escalão do futebol feminino em Portugal mantenha-se ativo. Sporting CP, SL Benfica, Marítimo SC, SCU Torreense, Famalicão FC, SC Braga, Clube Albergaria e Clube Condeixa vão disputar o título de campeão nacional, garantiram a manutenção na Liga BPI e vão também disputar a Taça da Liga.

Por outro lado, a fase de Manutenção e Descida vai ser disputada por Valadares Gaia FC, AD Ovarense, Boavista FC, Fiães SC, Gil Vicente FC e UR Cadima a Norte, e GD Estoril Praia, SF Damaiense, Amora FC, CA Ouriense, CF Benfica e GDC A-dos-Francos a Sul.

Das 8 equipas que subiram à Liga BPI, 3 conseguiram fazer história e ficar nas 8 melhores equipas do país. Quais as perspetivas para o que resta desta temporada?

Apuramento de Campeão

Quem chegou até aqui já tem “meio caminho andado”. Para a grande maioria das 20 equipas, o objetivo principal era a manutenção e quem chegasse à fase de apuramento de campeão garantia desde logo esse feito. Como muitos treinadores já têm dito, Sporting, Benfica, Braga e Famalicão são os candidatos ao título e têm objetivos mais acima que os outros. Marítimo, Torreense, Albergaria e Condeixa já concretizaram o seu objetivo e só podem congratular-se por isso.

Esta fase será marcada por um claro domínio dos 4 clubes já acima referidos e dos outros 4 a quererem intrometer-se. O certo é que se Sporting, Benfica, Braga ou Famalicão perderem pontos com qualquer uma das outras 4 equipas vão ver a sua vida mais complicada na luta pelo título. Marítimo, Torreense, Albergaria e Condeixa podem ainda preparar a próxima época com outra tranquilidade.

De realçar que esta fase já será jogada a 2 voltas e terá 14 jornadas. Todas as classificações recomeçam do zero e é já no dia 16 que Sporting e Famalicão irão defrontar-se. Uma bela partida para iniciarmos esta Fase de Apuramento de Campeão. No dia seguinte, o Benfica recebe o Torreense e o Braga vai à Madeira. Na última jornada desta prova, a que pode decidir o campeão, o Famalicão recebe o Braga e o Benfica visita o Sporting.

Com a certeza de que todas as jornadas serão emocionantes, esperaremos sempre bons jogos, a valorizar as jogadoras e o futebol das mulheres e raparigas em Portugal.

(Foto: SPORTSM3DIA)

Manutenção / Descida

Esta fase é composta por 12 equipas divididas 2 séries, pelas equipas que não conseguiram chegar ao top-4. Também é jogada a 2 voltas e com metade dos pontos conquistados na 1ª Fase.

Os últimos 2 classificados de cada série são despromovidos à II Divisão. Os 2 primeiros de cada série garantem a manutenção e o 3º e 4º lugar de cada série vão ter que jogar entre si; destas 4 equipas, apenas 2 irão permanecer na Liga BPI e as outras 2 também serão despromovidas. Isto é, na próxima temporada iremos ter as 8 equipas do Apuramento de Campeão, as 4 equipas que ficaram em 1º e 2º lugar de cada série na Manutenção e Descida, as 2 equipas que venceram o play-off do 3º e 4º lugar e as 2 equipas promovidas da II Divisão. Em contas fáceis 6 equipas vão descer à II Divisão e 6 equipas vão manter-se na Liga BPI.

Em relação às equipas que não conseguiram chegar ao top-4 da sua série, vão ter que lutar pela manutenção durante o resto da temporada. A Norte, Valadares Gaia, Ovarense, Boavista, Fiães, Gil Vicente e Cadima lutam para não descerem.

A equipa de Gaia terminou com os mesmos pontos que o Albergaria e o Condeixa e estiveram bem perto de garantir logo a manutenção. A Ovarense também lutou até ao fim mas acabou por não conseguir concretizar o objetivo. Estas serão as 2 equipas favoritas a garantir o 2 primeiros lugares, começando já com 7 e 6 pontos respetivamente. Por outro lado, o Cadima, que começa com apenas 1 ponto, terá que lutar pela vida. Fiães e Gil Vicente começam ambas com 3 pontos e terão muito por escalar, já tendo demonstrado muitas dificuldades na 1ª fase.

A Sul, Estoril Praia, Damaiense, Amora, Ouriense, Futebol Benfica e A-dos-Francos disputam um lugar na próxima edição da Liga BPI. A equipa da Linha também esteve até à última jornada a lutar por um lugar no Apuramento de Campeão. Começam com 7 pontos, mas terão grande concorrência de Damaiense e Amora que já mostraram que podem ser adversários a ter em conta. O A-dos-Francos só fez 1 ponto e foi a equipa que mais golos sofreu; terão que mudar muita coisa para ficar no topo do futebol feminino português.

(Foto: Sports and Girls)

Com o comunicado lançado pela FPF veio a certeza de que teremos futebol feminino em Portugal até ao final do ano. A Liga BPI irá – ao que tudo indica – disputar-se até ao fim e quer se goste destes moldes ou não, a verdade é que a competitividade aumentou, o desequilíbrio diminuiu (já são raras as goleadas) e o futebol feminino em Portugal tem vindo a valorizar-se cada vez mais.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter