Final da Taça de Portugal feminino: a Festa do Futebol Feminino

Margarida BartolomeuMaio 30, 20224min0

Final da Taça de Portugal feminino: a Festa do Futebol Feminino

Margarida BartolomeuMaio 30, 20224min0
O Sporting é o campeão da Taça de Portugal em futebol feminino sénior, e Margarida Bartolomeu conta o porquê da importância deste jogo

28/05/2022 – Para a grande maioria dos adeptos de Futebol, este foi o dia em que se realizou a Final da UEFA Champions League 2021/2022, entre o Real Madrid e o Liverpool. Para outros (uma percentagem bem inferior), este sábado foi o dia em que a equipa Feminina de Futebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, frente ao FC Famalicão, a sua 3ª Taça de Portugal, em pleno Estádio do Jamor. No entanto, este dia tem um significado muito maior do que podemos imaginar.

Após 2 anos de interregno, devido à pandemia causada pela Covid-19, o dia 28 de maio de 2022 marcou o regresso da Festa do Futebol Feminino à Cidade do Futebol (anteriormente realizada no complexo desportivo do Jamor). E o que é a Festa do Futebol Feminino? É simplesmente o dia em que centenas (perto de milhares) de jovens jogadoras de futebol têm a oportunidade de competir entre si, num torneio exclusivamente dedicado ao Futebol Feminino, onde todas as atenções se centram em si, e em lhes proporcionar as melhores condições para que façam aquilo de que mais gostam – jogar futebol.

Na Festa do Futebol Feminino participam as equipas apuradas a nível distrital, através dos torneios que decorrem nas diversas Associações de Futebol existentes no país (continente e ilhas), sendo formados grupos entre as representantes das várias associações, por escalão etário. As equipas podem ser formadas em clubes, e participar em representação dos mesmos, ou através do desporto escolar. Este evento é da total responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol, e tem mais de 10 anos de existência, sendo um dos seus principais objetivos a promoção da modalidade, a nível nacional, proporcionando um momento competitivo diferente, de aprendizagem e diversão, que muitas nunca tiveram a oportunidade de vivenciar.

Neste dia, as jovens atletas, com idades sub-13 e sub-15, podem usufruir das excelentes condições da Cidade do Futebol, e dos campos aí existentes, competindo entre si, num torneio onde está sempre presente a essência do desporto – a diversão, o fairplay, o companheirismo e pelo amor por uma modalidade que, neste caso, é o futebol!

Neste espaço saudável e feliz, têm a oportunidade de fazer novas amizades, conhecer novas realidades, de sair da sua pequena “caixa” e tomar consciência de tudo o que as rodeia e, acima de tudo, de serem felizes! Praticam o desporto que tanto adoram, têm a oportunidade de conhecer diversas jogadoras nacionais, como foi o caso de Carolina Mendes, Jéssica Silva e Vanessa Marques, que se encontravam no local e demonstraram toda a disponibilidade para acorrer aos vários pedidos das jovens jogadoras.

No final do dia, todas as jovens participantes, vencedoras ou não, levam consigo uma experiência única, sentimentos intensos e a certeza de que o Futebol Feminino existe e importa! Nos seus corações levam uma grande vontade de regressar no ano seguinte, e de poder vivenciar tudo novamente! Após terminado o torneio, as jovens atletas foram encaminhadas para o Estádio do Jamor, onde puderam assistir à Final da Taça de Portugal Feminina de Futebol, e onde deram continuidade à grande festa e ao grande ambiente que existia no torneio.

Com eventos deste tipo, ganham as jovens participantes, ganham os treinadores, o staff, os pais, os clubes, as escolas, a Federação. Ganham todos! É continuar a incentivar estas meninas a praticar o desporto que tanto as faz felizes, fazendo-as acreditar que um dia poderão, também elas, disputar uma final da Taça no mítico Estádio do Jamor!

Se precisarem de provas de que o Futebol Feminino importa, convido-vos a olhar para as fotografias do torneio, e ver o brilho nos olhos das jovens participantes, os seus sorrisos, a sua felicidade no estado mais puro! Não é por isto que lutamos todos os dias?!

Se neste ano conseguimos reunir cerca de 800 jovens, para o ano conseguiremos reunir muitas mais! Basta lutar com elas, não as deixar desistir, continuar a mostrar-lhes que tudo é possível!

“O Sonho Comanda a Vida”


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter