Diário Meneses – Manuel Sérgio e as Ciências Humanas no Futebol

Fair PlayMaio 6, 20196min0

Diário Meneses – Manuel Sérgio e as Ciências Humanas no Futebol

Fair PlayMaio 6, 20196min0
Paulo Meneses apresenta as ideias de Manuel Sérgio, Professor Doutor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Técnica de Lisboa! Lê tudo aqui!

Manuel Sérgio Professor Doutor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Técnica de Lisboa, Licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi director durante muitos anos do CF Belenenses.
A sua tese de doutorado na Faculdade de Motricidade Humana foi um impacto tremendo em 1980 dentro do mundo da Educação Física, porque criou um corte Epistemológico com o que se acreditava até esse momento, pois Manuel Sérgio defende que estávamos perante uma nova ciência no mundo do desporto – A Ciência Humana. O Professor Manuel Sérgio “não explica como fazer um passe, ou como fazer um remate”, mas sim explica e ensina “o porque” de fazer o passe ou o remate daquela maneira!”

O Professor Manuel Sérgio não falava de sistemas tácticos como o 1-4-4-2 ou o 1-4-3-3!

Falava sim, dos Princípios onde isso se deve basear…e fala onde o comportamento dos jogadores deve basear-se. Portanto Manuel Sérgio afirma “A parte científica do treino / do Futebol deve ser o Ser Humano, e não somente a componente Fisiológica.”, “O Futebol / Treino não é somente Fisiologia, não é somente Cientifico, o futebol é intuição e é sentimentos.” “As pessoas também são físico, mas não somente físico.” Então, Manuel Sérgio afirma categoricamente “O Profissional do Desporto deverá ser um Metodólogo do Treino Especialista na Ciência Humana e não um Preparador Físico.”

Manuel Sérgio, seguindo esta lógica explica que “No futebol não há remates, mas sim pessoas que rematam, não há passes, mas sim pessoas que passam a bola, não há saltos mas sim pessoas que saltam (…), então o objecto de estudo é o Ser Humano, as pessoas, então o Método deverá ser focar-se no Ser Humano.” O conceito “Motricidade Humana” foi criado por Manuel Sérgio há quase 40 anos. Foi um conceito revolucionário na década de 80, sendo hoje uma pedra basilar nas formas de olhar para os atletas e para o Treino. Trata-se de um conceito que confrontou o “biologismo” dominante. O que leva José Mourinho afirmar “O conceito de Motricidade Humana, que ele começou teorizando há 36 anos, confirma-se inteiramente nos dias de hoje.”

(Foto: Getty Images)

Também um outro importante Treinador afirmou em algum momento sobre Manuel Sérgio: “É um profeta! Mais tarde mais cedo o Desporto vai seguir o rumo que ele anuncia.” José Maria Pedroto (Ex Treinador do FC Porto). “Depois da eliminação europeia, frente ao Bayern Munique nas meias finais da Champions, ontem o Barcelona teve um dia de descanso. No entanto, um dos jogadores não quis descansar e foi treinar na Cidade Desportiva do Barcelona – Lionel Messi. Messi não jogou contra a equipa Alemã, por lesão, e decidiu que deveria ir trabalhar nas instalações do clube, mesmo sem os seus companheiros de equipa” (A Bola, 2013/5/3).

Deveremos retirar deste exemplo uma coisa muito simples mas não menos importante, as grandes equipas nascem assim como defende Manuel Sérgio: “A transcendência não se resume ao EU mais o OUTRO, mas sim ao EU para o OUTRO.” Falando de transcendência (também para recuperar de lesão o mais rápido possível para ajudar a equipa – EU para o OUTRO), é importante lembrar a força mental de Cristiano Ronaldo que nasce de um sentimento de superação diário. Aurélio Pereira (Coordenador da Academia do Sporting Clube de Portugal) afirma sobre Cristiano Ronaldo “Não tem quebras psicológicas, pensa sempre positivo. Nos momentos menos bons, ou nas lesões, responde-me com uma mensagem dizendo: Vou estar no meu máximo.”

Ser Treinador: Diego Simeone, José Mourinho, Guardiola, Vicente Del Bosque, Jorge Jesus ou Villas Boas

“É o homem que se é que triunfa no Treinador que se pode ser”. Manuel Sérgio. Para dar-mos um sentido prático a esta última frase e entendermos a visão e o entendimento da teoria do Professor Manuel Sérgio, também poderemos falar um pouco dos valores que o Professor define como fundamentais num Treinador, destacando e analisando alguns valores humanos em Treinadores como Vicente Del Bosque:

“Homem calmo, discreto, austero, fraterno, organizado e organizado. E de uma ética irrepreensível. Os Jogadores confiam nele abertamente sentem-se bem com a sua tranquilidade e com a lucidez que cria ao seu redor.” Por outro lado, define Diego Simeone como sendo “pessoa com paixão, extrovertida, romântica, irónica e sentimental. Um tem a mentalidade de um pai, de um conselheiro e o outro de um chefe militar como se estivesse num quartel militar ou numa batalha.”

E depois termina a definição dos Treinadores dizendo: “Ambos são grandes Treinadores de Futebol, cada um à sua maneira, cada um com a sua Inteligência Emocional e a sua personalidade.” Tal como faz com Vicente Del Bosque, o Professor Manuel Sérgio também destaca o comportamento exemplar de Rui Vitória (Ex-Treinador do SL Benfica). Rui Vitória foi outro aluno do Professor que tem êxito como Treinador, pondo em prática muitos dos seus ensinamentos.

(Foto: SAPO)

O Professor Manuel Sérgio afirma que Rui Vitória é um Treinador que tem um respeito pelo próximo, com uma noção de valores como a educação e a humildade que sempre estão presentes. Também diz que Rui Vitória é uma pessoa de valores como a Ética, que a põe em pratica dentro da sua liderança. Desta forma, o Treinador deve pensar ante tudo, que ao liderar uma equipa está a liderar Seres Humanos, pessoas únicas, com características diferentes umas das outras.

Em relação ao ex-Treinador do SL Benfica, nos deixa esta frase que faz parte do Ser Humano que é Rui Vitória: “Os Valores mais importantes que devem estar na base da Carreira de um Treinador, são mais que tudo, os Valores Humanos!” Manuel Sérgio estáde acordo com Rui Vitória, afirmando que: “a táctica não é tudo, nem é o mais importante” e continua “E porquê? Por esta razão muito simples: “Não há jogos, mas sim há pessoas que jogam.” E explica a razão “Ou seja, o Ser Humano está antes dos jogos e o seu fundamento!

Quem joga um jogo é uma pessoa. Quem não treina a pessoa, não treina a táctica. Há 40 anos que estou a dizer e a defender essa teoria.”


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter