Top3: os melhores estrangeiros no Brasileirão 2021
O futebol brasileiro tem por característica revelar grandes jogadores para o mercado mundial. Muitos bons nomes fizeram e ainda fazem sucesso fora do país de origem e fazem da Seleção Brasileira um conjunto de estrelas que são protagonistas em grandes centro europeus. Mas e ao contrário? Existem também estrangeiros que fazem sucesso em terras canarinhas? A resposta é claramente sim. Desde Rodolfo Rodríguez como guarda-redes santista, Darío Pereyra e outros uruguaios na história são-paulina (como Diego Lugano), Gamarra, paraguaio com longa passagem no Brasil, além de Arce, D’Alessandro, Seedorf, Petkovic, Sorín.
A lista de fato é longa. Mas pensando então em 2021, quais os nomes estrangeiros podemos colocar no topo de exibições nas equipas atuais? Que jogadores vieram de fora e estão marcando seu nome na cabeça dos adeptos devido a boas performances nesta época? O Fair Play separou três nomes para que fiquem de olho e analisem se estes poderão ou não aparecer no hall de melhores estrangeiros na história do Brasileirão. Apesar de financeiramente atrativo para jogadores sulamericanos, o futebol brasileiro também passa por momento financeiro delicado, então não há tantos nomes como antigamente, mas ainda existe qualidade estrangeira por aqui.
1. Giorgian De Arrascaeta (Flamengo)
O primeiro nome (e mais longínquo da lista) aparece por qualidade e por constância. O uruguaio, meio campista do Flamengo e frequentemente chamado para A Celeste uruguaia, chama a atenção do futebol brasileiro desde quando chegou, no Cruzeiro, em 2015. Com a Raposa, conquistou a Copa do Brasil em 2017 e 2018, além do Campeonato Mineiro de 2018. Sempre como protagonista da equipa, somente passou por momentos turbulentos ao forçar sua transferência para a equipa carioca. Lá, porém, as conquistas esportivas decolaram. Carioca em 19, 20 e 21, Brasileirão em 2019 e 2020, Libertadores em 2019, além da Supercopa do Brasil em 20 e 21 e Recopa Sulamericana em 2020.
Arrascaeta é um dos meio campistas mais versáteis no futebol brasileiro atualmente, com excelente aproximação da meta adversária. Mesmo que destro, tem por habilidade o passe e o chute com ambos os pés. É favorecido pelo grande plantel que o Flamengo montou desde os tempos de Jorge Jesus, porém mesmo individualmente já pode se colocar entre os nomes estrangeiros mais falados pelos adeptos flamenguistas, já próximo de Conca, Maldonado e Petkovic.
2. Nacho Fernández (Atlético Mineiro)
O Atlético Mineiro conta esta época com mais nomes estrangeiros de boa qualidade. Desde o defesa paraguaio Júnior Alonso, passando pelos médios Matías Zaracho e, obviamente, Ignácio Martín (Nacho) Fernández. Os meio campistas são as contratações mais caras do time mineiro, em valores estimados de 6 milhões de dólares (no caso de Nacho, por 70% de seus direitos federativos). Já virou peça fundamental na campanha para tentar o desejado título brasileiro, já que desde 71 a equipa não o conquista.
Nacho pode brigar com Arrascaeta no quesito técnico no meio campo. Também é um jogador de muita qualidade, mesmo que contribua menos com golos e assistências do que o primeiro nome. São as duas equipas com melhores plantéis em 2021, e para tanto Nacho conta com vasta contribuição no ataque, com Hulk, Diego Costa, Vargas e outros. De qualquer forma, ainda terá tempo para se mostrar apto a estar no hall de grandes nomes estrangeiros da equipa, como José Villalba (o primeiro estrangeiro, argentino), o italiano Benito Fantoni, Jesús Dátolo e outros.
Nacho Fernández é @GaloNaVeia! O meio-campista assinou contrato para vestir a camisa alvinegra por três temporadas: https://t.co/p2qvHFyXCg #NachoMineiro ?️??? pic.twitter.com/4gRe21QDo1
— Atlético ? (@Atletico) February 20, 2021
3. Emiliano Rigoni (São Paulo)
Em uma época de altos e baixos, Rigoni é o principal nome tricolor na campanha do Brasileirão. Tendo conquistado o Campeonato Paulista de 2021 e saído de uma fila de nove anos sem títulos, ainda sem o argentino, sua missão ao chegar no Brasil era manter o nível de performance para brigar pelo título nacional. Não foi o que ocorreu com a equipa de Crespo, que caiu vertiginosamente de produção e briga na parte de baixo da tabela. Mas Rigoni se salva por suas exibições individuais, de muita velocidade, cortes e chutes no alvo. Assim, é o vice artilheiro da equipa atrás de Pablo (que já está no clube desde 2019) e o que mais tem participações em golos na época.
Um dos únicos a quem os adeptos não criticam, devido ao péssimo Brasileirão tricolor, Rigoni tem até um meme para chamar de seu. Ao ser contratado, um tweet fez com que as expectativas sobre o jogador fossem baixas, porém a cada nova boa atuação, as palavras abaixo são ironicamente lembradas já que mostram o oposto do que se falou. Claro, virou brincadeira do Twitter, pois não podia se prever o que Rigoni faria no time, mas assim como Nacho, ao permanecer por mais tempo na equipa, Rigoni poderá voltar a dar alegrias aos adeptos são-paulinos como muitos outros estrangeiros deram.
Ruim com força. Rigoni é ODIADO pela torcida do Elche.
E pra ser reserva nesse time do Elche, tem que se esforçar… https://t.co/3z30vFP3li
— Edu ⚡️ (@goldorayo) May 21, 2021