Série B empolga, Vasco ganha e Cruzeiro desponta

Marcial CortezJunho 13, 20226min0

Série B empolga, Vasco ganha e Cruzeiro desponta

Marcial CortezJunho 13, 20226min0
Vasco vence o líder Cruzeiro no Maracanã. Mesmo assim, mineiros continuam na liderança, a Série B embala e empolga o torcedor brasileiro. Acompanhe tudo o que rola na segunda divisão do país do desporto-rei.

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2022. Cláudio, nome fictício de um torcedor vascaíno, se prepara para um domingo. Mas não é um domingo qualquer. É um domingo de clássico interestadual no Maracanã. Claudio se levanta, toma seu café e já sonha com as jogadas geniais de Nenê e Gabriel Pec, a pensar na vitória e na conquista de mais três pontos. Por volta do meio dia, almoça rapidamente em casa e sai pra encontrar seus amigos, algo que os brasileiros chamam carinhosamente de “esquenta”.

O esquenta ocorre num bar próximo ao maior estádio do mundo. Claudio está lá, tomando cervejas com sua turma, todos devidamente uniformizados com a camisa do Gigante da Colina. Todos riem e jogam conversa fora na tarde ensolarada. Por volta das 15 horas, dirigem-se ao Maraca, para assistir ao confronto do Vasco com o Cruzeiro, líder absoluto da competição. O Cruzmaltino luta por uma das quatro vagas do topo da tabela.

Claudio era apenas mais um torcedor dentre os 63 mil fanáticos que lotaram o Maracanã na tarde do Dia dos Namorados no Brasil. Muitos casais apaixonados nas arquibancadas assistiram à vitória do Vasco por 1-0 sobre o líder e rival Cruzeiro. Voltaram para suas casas com sorrisos nos rostos e a confiança de que seu clube do coração finalmente encontrou um rumo.

O cenário mostrado acima teria tudo para descrever um domingo qualquer do Brasileirão 2022. Mas a diferença é que é um cenário da Serie B do Brasil, o certame da divisão inferior da elite do futebol brasileiro. A edição deste ano conta com nada mais nada menos do que seis equipas que já foram campeãs brasileiras da divisão principal e que já representaram o Brasil na Libertadores da América. Ao todo, estas seis equipas somam 14 títulos nacionais* da primeira divisão, além de 13 conquistas da Copa do Brasil.

Não por acaso, cinco destas seis equipas ocupam os primeiros lugares da tabela de classificação após 12 jornadas ainda incompletas (a finalização da 12a jornada ocorrerá após a publicação deste artigo). Vamos ver a situação destas equipas e fazer uma previsão do que pode ocorrer com cada uma delas.

Classificação do Brasileirão Série B 2022 após 12 jornadas incompletas. Dos 6 primeiros, temos cinco campeões brasieliros. Arte: UOL

Guarani

De todas as equipas que já foram campeãs brasileiras da Série A, o único que não está bem nesta época é o Guarani de Campinas. O Bugre luta pra permanecer na Série B e ocupa atualmente as últimas posições da tabela de classificação. A equipa de Campinas oscila demais a cada ano e quando consegue montar um bom esquadrão, logo o desfaz e volta a ser um time mediano, sem forças para brigar por sonhos maiores. Certamente o Guarani ficará na Série B, mas pode cair para a Série C se não melhorar seu desempenho.

Grêmio

O Grêmio é outro gigante do futebol brasileiro que está a disputar a Série B este ano. Dono de 2 Brasileirões e 5 Copas do Brasil, a equipa gaúcha está bem na competição, porém são muitos clubes para poucas vagas, e se o Tricolor não abrir olho, pode ficar mais uma vez de fora da festa em 2023. Este colunista que vos escreve costuma insistir em dizer que o desempenho de um clube começa na sala climatizada de sua diretoria e termina no relvado. As decisões do ar condicionado refletem diretamente no campo onde a bola rola. No Grêmio, essas decisões ainda precisam ser acertadas e o clube corre o risco de não conseguir subir, o que seria um motivo de festa para os rivais Colorados.

Adeptos do Grêmio lotam arena na vitória contra o Novorizontino. Foto Lucas Uebel Grêmio FBPA

Sport Recife

Um dos Campeões Brasileiros de 1987, a equipa do Sport é daquelas que chamamos de “times gangorra”, ou seja, oscilam época a época entre as Séries A e B. Pois bem, o Sport faz uma boa campanha, mas não empolga seus adeptos, que clamam por um ascenso e por regularidade na elite, algo que nunca aconteceu na história do clube. O Sport deve brigar ao lado do Grêmio por uma vaga para a Série A em 2023, pois ao que tudo indica, as três primeiras vagas já tem dono, a saber…

Vasco e Bahia

Estas duas equipas vão brigar cabeça a cabeça não pela classificação, mas pela segunda posição na tabela. O Vasco parece ter finalmente encontrado a paz com sua diretoria, apesar de no momento estar a buscar um técnico uma vez que o último, Zé Ricardo, pediu demissão no início de junho e foi trabalhar no Japão. Mesmo assim, a equipa dá mostras de que encaixou seu jogo e deve seguir forte na competição rumo à Divisão de Elite em 2023. Por sua vez, o Bahia segue o mesmo caminho e também aparece com muita força para seguir no topo da tabela até dezembro. O Tricolor de Aço conta com o técnico Guto Ferreira, que sempre deixa sua marca nos clubes por onde passa, e no Bahia não está a ser diferente. A equipa mostra um futebol consistente e muito acima dos demais competidores desta época.

Guto Ferreira, técnico do Bahia, rumo à elite novamente. Foto: Felipe Oliveira

Cruzeiro

O Cruzeiro finalmente parece ter encontrado o caminho de volta à elite. A Raposa caiu em 2019 e, ao contrário de todos os demais clubes grandes que já caíram, foi a única a permanecer na Série B por mais de uma época. O Cruzeiro em 2020 e 2021 sequer chegou a ocupar lugares no G4, além de no ano passado quase cair para a Série C, a escapar do descenso nas últimas jornadas. Mas aí chegou a figura do Ronaldo Fenômeno, que comprou parte do clube e organizou a casa (olha aí a decisão do ar condicionado a refletir no relvado novamente). Assim, a Raposa 2022 está a voar e tem tudo para subir esse ano. A equipa mineira lidera com sobras a tabela de classificação e mesmo com a derrota para o Vasco, no jogo em que nosso amigo Cláudio estava no Maracanã, não perdeu a primeira posição da tabela. Aqui, a previsão mais fácil de todas: o Cruzeiro estará na Série A em 2023.

 

Torcida do Cruzeiro ávida por voltar à elite. Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro

É por essas e outras que o Brasil, mesmo com todos os problemas financeiros e desorganização, continua a ser o país do desporto-rei. Aqui nas terras canarinhas, até a segunda divisão empolga e lota estádios com adeptos apaixonados em pleno dia dos namorados.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter